É impossível dizer o contrário! A escova progressiva representa uma das técnicas de embelezamento mais famosas do mundo e é uma das primeiras técnicas a serem escolhidas pelas pessoas que buscam por fios lisos, sedosos e alinhados.
Apesar de serem realizadas, majoritariamente, nos salões de beleza, as escovas progressivas também podem ser feitas em casa. Basta respeitar as instruções indicadas pela marca do produto alisante e seguir o passo a passo com bastante cuidado e paciência.
Neste post, falamos quais são os resultados proporcionados pela técnica e apresentamos um passo a passo para realizar a escova progressiva em casa.
Por isso, se você está afim de alisar os cabelos, separe uns minutinhos da sua atenção e se liga no conteúdo que preparamos a seguir!
Afinal, o que é Escova Progressiva?
Antes de sair colocando a mão na massa, é interessante entender primeiro como funciona a ação da escova progressiva.
Afinal, ela está enquadrada na categoria de embelezamento capilar, portanto, seus resultados podem alterar significativamente a estrutura do fio.
Sem mais delongas, a escova progressiva é uma técnica indicada para quem deseja deixar os fios mais lisos e alinhados. Além de reduzir o volume excessivo e reduzir os sinais de ressecamento, a progressiva também proporciona muito mais brilho e maciez às madeixas.
Sua tecnologia é capaz de alterar a estrutura do fio, atuando progressivamente no decorrer das aplicações. Ou seja, a cada retoque realizado, os efeitos conferidos tendem a se intensificar, deixando o fio mais e mais liso ao longo do tempo.
A escova progressiva pode ou não ter química e apresenta diferentes variações. Cada uma tem a sua própria especificidade e trabalha de forma a atender às necessidades transmitidas pelo fio de cabelo.
Quais são os tipos de progressiva disponíveis no mercado?
No mercado, existem diferentes tipos de escova progressiva. Para escolher o melhor método, é necessário entender os objetivos de quem deseja deixar os cabelos lisos e quais são as características e necessidades apresentadas por esse cabelo.
Em geral, existem três métodos de progressiva que acumulam um maior destaque na indústria. São eles: a Escova Progressiva Tradicional, a Escova Orgânica e a Escova Definitiva.
A Escova Progressiva Tradicional é a pioneira das progressivas disponíveis no mercado. Sua fórmula costuma ser enriquecida com queratina, proteínas, minerais e óxido de acetamide e vem para proporcionar um efeito liso e sem volume excessivo por cerca de 3 meses.
Já a Escova Orgânica, como o próprio nome já diz, é formulada apenas com ingredientes de origem natural. Ou seja, é livre de químicas.
Além de alisar os cabelos, essa técnica também atua no tratamento da fibra capilar, potencializando o condicionamento e auxiliando na reparação dos danos sofridos pelo fio.
Por fim, a Escova Definitiva é para quem procura por um liso permanente a partir da primeira aplicação. Desenvolvida com substâncias potentes, a Escova Definitiva é capaz de alterar permanentemente a estrutura dos cabelos, oferecendo um efeito liso e sem volume excessivo por um longo período de tempo.
Como fazer a progressiva em casa?
Apesar de ser um método capaz de alterar a estrutura dos fios de cabelo, se for feita da maneira correta e com produtos de qualidade, a Escova Progressiva consegue entregar ótimos resultados para quem optar por realizar a técnica em casa.
Abaixo, mostramos um passo a passo genérico de como fazer a Escova Progressiva Tradicional, que tem um processo muito semelhante aos demais tipos de progressiva. Confira:
1. Antes de tudo, faça um teste de mecha para confirmar se o seu cabelo está forte o suficiente para passar pelo procedimento. As instruções do teste costumam estar anexadas na caixa do produto.
2. Higienize os cabelos com um Shampoo de Limpeza Profunda. O produto vai estimular a abertura das cutículas e facilitará a absorção das propriedades alisantes.
3. Enxágue, penteie e seque bem o cabelo, deixando-o livre de umidade.
4. Separe o cabelo em quatro seções e aplique o produto, mecha por mecha, com o auxílio de um pincel. Deixe o produto agir por 30 minutos ou pelo tempo indicado no rótulo do alisante.
5. Enxague o cabelo, removendo boa parte do produto aplicado.
6. Escove o cabelo e aplique a prancha em cada uma das mechas, passando-a pelo menos 10 vezes para que o produto consiga penetrar na fibra capilar.
7. Nas progressivas tradicionais, é necessário ficar sem lavar o cabelo por 48 horas. Porém, dependendo da fórmula, é possível realizar a lavagem após meia hora da aplicação. Sempre consulte as instruções do fabricante.
Atenção aos cuidados pós progressiva!
Independente da técnica escolhida, os cuidados pós progressiva são essenciais para recuperar o cabelo dos possíveis danos sofridos em meio ao procedimento e para prolongar os resultados alcançados com a técnica.
Abaixo, listamos alguns cuidados que fazem a diferença no tratamento dos fios alisados:
- Evite lavar os cabelos todos os dias e opte por shampoos suaves, livres de sulfatos e substâncias pesadas.
- Aplique máscaras de hidratação regularmente a fim de potencializar o efeito liso e sedoso proporcionado pelo método.
- Sempre aplique um protetor térmico antes de utilizar pranchas, secadores e modeladores.
- Evite prender as madeixas nos primeiros dias após a realização do método, pois isso pode deixar o cabelo marcado.
- Faça o retoque da progressiva de 3 em 3 meses para reforçar a ação do produto alisante.
Adquira mais dicas sobre cabelo em nosso blog!
Quer ficar por dentro de tudo que está relacionado ao universo dos cabelos? Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas sobre embelezamento e bem-estar capilar. Venha nos fazer uma visita!