Assim como preparamos a pele antes de algum procedimento ou maquiagem, também precisamos preparar os cabelos ao realizar uma química ou tratamento. Essa preparação é importante porque ajuda a preservar a saúde dos fios e melhora o resultado do que será feito posteriormente.
Um dos produtos essenciais quando se trata de preparação é o Shampoo Anti Resíduo ou de Limpeza Profunda. Apesar de parecer simples comparado a outros cosméticos capilares, o produto desempenha um papel significativo no momento de higienizar as madeixas e, por isso, não deve ser substituído ou deixado de lado.
Portanto, se você não abre mão de uma boa máscara ou procedimento capilar, indicamos a leitura desse texto. Entenda de uma vez por todas a importância do Shampoo Anti Resíduo e não deixe de anotar nossas dicas! Boa leitura!
O diferencial do Shampoo Anti Resíduo
O shampoo anti resíduo se difere dos shampoos tradicionais por conta de sua performance em cima dos fios. Enquanto o shampoo neutro convencional retira a camada de sujeira superficial, o anti resíduo garante uma higienização profunda dos cabelos e do couro cabeludo.
Sua fórmula é responsável por retirar toda a sujeira, oleosidade e qualquer resíduo que tenha se acumulado entre os fios ao longo do tempo. Isso acontece porque o produto é mais alcalino do que outros shampoos, portanto, consegue forçar a abertura das cutículas e deixar a fibra capilar limpa por completo.
Preparação do cabelo
Se você reparar bem, vai ver que o shampoo anti resíduo faz parte da maioria dos kits de tratamento, coloração e alisamento. Isso acontece não só pela limpeza profunda que o produto garante, como também pela maximização de resultados de qualquer um desses métodos capilares.
Essa potencialização só ocorre por conta da abertura das cutículas. Quanto mais estiverem abertas, melhor será a absorção da máscara, tintura ou alisante aplicado nas madeixas.
Assim sendo, se num cenário hipotético você optar por fazer um alisamento e, antes disso, lavar os cabelos com um shampoo anti resíduo, é muito provável que seus fios alcancem um nível de liso e de saúde muito mais eficaz do que se tivessem sido preparados com um shampoo convencional.
Leia também: Como fazer a progressiva durar mais
Cuidados e frequência da utilização
Apesar de garantir ótimos resultados, é necessário ter cuidado quanto a utilização do shampoo anti resíduo. Diferente dos shampoos convencionais, o de limpeza profunda não é um produto que deve ser usado diariamente ou com bastante frequência.
Lembram-se que ele também é responsável por retirar toda a oleosidade do couro cabeludo? Pois bem, se o óleo for constantemente retirado, os cabelos podem sofrer com ressecamento e, em casos mais graves, podem enfraquecer demais e virem a quebrar e cair.
E não é só a oleosidade que pode ser retirada com o uso deste shampoo. Químicas capilares também são alvos fáceis do shampoo de limpeza profunda. Portanto, se suas madeixas forem coloridas e/ou alisadas, é melhor evitar o uso pois o produto tem o poder de desbotar a cor e remover o alisante. Use-o apenas para preparar o cabelo antes desses procedimentos, não após.
A frequência correta para sua utilização é uma vez por semana para quem sofre com oleosidade excessiva e a cada 15 dias para quem possui cabelos normais. E, é claro, antes de todo tratamento (máscara ou ampola) e procedimento químico.
Conseguiu entender a importância do shampoo anti resíduo, leitora? Comente embaixo se esse produto faz parte da sua rotina de haircare! 🙂