Escova Progressiva

A importância do teste de mecha

a importancia do teste de mecha

Alisar as madeixas, mudar a coloração dos fios ou clarear algumas mechas são ótimas maneiras de mudar o visual e dar um up na autoestima. As químicas são as principais responsáveis por essas transformações justamente por alterar a estrutura original dos fios e mostrar um novo lado dos seus cabelos. 

No entanto, essa alteração na estrutura capilar pode ser um pouco agressiva à saúde dos fios, principalmente se eles já estiverem danificados. Se a química for muito pesada e o cabelo não estiver preparado, o risco do fio quebrar ou cair é muito grande, sendo necessário um tratamento posterior intenso. 

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, existe o teste de mecha, que já é bastante famoso entre os profissionais de beleza e, resumidamente, tem a função de medir se o seu cabelo está apto ou não para o procedimento escolhido. 

Nesse texto falaremos sobre a importância do teste de mecha e tudo que você precisa saber sobre essa etapa tão necessária quando falamos de procedimentos químicos. Anote nossas dicas e tenha uma boa leitura! 

Tudo sobre o Teste de Mecha

Antes de qualquer coisa, é importantíssimo reforçar que, apesar das químicas promoverem maravilhas visuais aos cabelos, seus ativos são os principais responsáveis por retirar água, vitaminas e nutrientes essenciais à fibra capilar. Essa ação pode deixar o cabelo extremamente fraco e quebradiço, portanto, independente do teste de mecha, é fundamental preparar os fios antes de qualquer mudança no visual, ok? 

O teste foi criado justamente para evitar que o cabelo como um todo fique danificado devido à química. A técnica consiste em aplicar o produto ou a mistura responsável pela transformação em apenas uma mecha com o intuito de avaliar como o seu fio vai reagir a essa aplicação. 

Se após o teste, a mecha responder positivamente à aplicação e os fios continuarem firmes e fortes, isso quer dizer que o restante do cabelo está apto para receber a química. Do contrário, se a mecha ficar muito elástica, quebradiça ou até mesmo cair, o seu cabelo não está preparado para a transformação e a fibra capilar deve receber um tratamento profundo para recuperar seu equilíbrio. 

Além de prevenir que o cabelo como um todo fique fragilizado e sofra um possível corte químico, o teste de mecha também serve para te dar uma prévia de como as madeixas vão ficar após a coloração ou alisamento. Dessa forma, é possível evitar um resultado indesejado e você ganha uma segunda oportunidade para deixar os fios do jeitinho que sonhou. 

O que fazer se o cabelo for reprovado no teste de mecha?

Caso as madeixas sejam reprovadas no teste de mecha, não se desanime quanto à mudança no visual! Apostar em um novo corte ou aparar as pontas é uma ótima pedida para esse tipo de situação, visto que o cabelo danificado possui as pontas um pouco mais ressecadas comparadas às demais áreas do cabelo. 

Aplicar um tonalizante ou banho de brilho para realçar a cor natural dos cabelos também pode ser uma ótima opção para uma mudança momentânea. Esse tipo de produto possui uma fórmula mais suave do que as tinturas convencionais e, normalmente, conta com propriedades nutritivas que auxiliam no tratamento dos fios. 

Independente do rumo que você escolher às suas madeixas após a reprovação no teste, é de suma importância montar uma rotina de cuidados para os seus fios para que eles fiquem saudáveis novamente e aptos para transformações futuras. 

Os tratamentos de reconstrução são ótimas pedidas para os cabelos que reprovaram no teste, uma vez que eles servem para reparar os danos extremos, recuperar a força perdida pelos fios e repor as proteínas essenciais à fibra capilar.

Leia também: Tonalizar ou pintar o cabelo, qual é o mais indicado?

Lembre-se!

É imprescindível seguir com um cronograma capilar antes e depois de realizar qualquer método químico nos cabelos. Dessa forma, os fios estarão preparados para enfrentar o procedimento e conseguirão manter sua saúde e beleza após a mudança no visual. 

Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários se você já sabia a importância do teste de mecha! Estamos ansiosos para saber! 🙂

Sair da versão mobile