Escova Progressiva

Hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos

habitos que prejudicam a saude dos cabelos

Organizar um cronograma capilar repleto de tratamentos que beneficiam os fios é uma ótima maneira de equilibrar a fibra capilar e reverter os danos sofridos pelo cabelo. Mas você sabia que alguns dos maiores inimigos das madeixas estão presentes em hábitos do nosso dia a dia?

Não adianta nada investir em bons produtos e realizar os melhores tratamentos se, frequentemente, são praticados alguns hábitos que danificam os fios e contribuem para a sua desestabilização. Para garantir que os fios vão permanecer saudáveis, é necessário ter muita disciplina e abrir mão de alguns costumes rotineiros. 

Abaixo, separamos quais são os hábitos que prejudicam a saúde dos cabelos para que você, amante de haircare, consiga potencializar os cuidados diários com as madeixas. Por isso, se você não abre mão do seu bem-estar capilar, fique de olho no que vem a seguir! 

Lavar os cabelos diariamente

O ato de lavar os cabelos todos os dias pode ressecar os fios e desregular a oleosidade do couro cabeludo. Devido ao sulfato, substância presente na maioria dos shampoos, a higienização frequente do perímetro capilar pode fazer com que as madeixas assumam uma textura mais áspera, colocando em xeque a maciez e a sedosidade dos cabelos.

O sulfato também tem o poder de retirar toda a camada de gordura do couro cabeludo, deixando as glândulas sebáceas desestabilizadas e potencializando a produção de óleo para compensar o que foi retirado. O certo é lavar os fios em dias alternados! Assim, os cabelos não correm o risco de ficarem ressecados e as glândulas entendem que a oleosidade produzida está sendo o suficiente para o couro cabeludo. 

Usar a toalha para secar os fios

Outro hábito bastante comum e que é extremamente maléfico para a saúde capilar é usar a toalha para secar os cabelos. O ato de esfregar a toalha nos fios pode causar um atrito muito forte e contribuir tanto para o aparecimento de frizz, quanto para os quadros de quebra. 

O ideal é utilizar a toalha enrolada na cabeça, apenas para retirar o excesso de umidade das madeixas. Para secar de fato, são indicadas toalhas especiais, confeccionadas com microfibras, ou recorrer ao uso do secador de cabelo. Apesar dessas duas alternativas, a secagem natural continua sendo a mais saudável para os fios. 

Contato com o calor excessivo

Falando em secador de cabelo, o contato frequente com ferramentas de calor representa mais um hábito capaz de prejudicar a saúde dos fios. Todo mundo sabe que o calor excessivo é o inimigo número um dos cabelos e isso não muda quando falamos de secadores, pranchas e modeladores. 

Utilizar essas ferramentas com bastante frequência e sem a aplicação de um protetor térmico pode favorecer o surgimento do frizz, da aspereza e de outros sinais de ressecamento. A recomendação é que elas sejam utilizadas eventualmente, em uma temperatura média e estejam sempre acompanhadas por algum leave-in que ofereça proteção térmica.

Leia também: Veja como identificar e cuidar de cabelos queimados 

Pentear os fios de forma grosseira

Essa é dedicada especialmente às donas de fios lisos e ondulados! Pentear as madeixas de forma grosseira e sem o mínimo de delicadeza é um erro clássico entre as meninas que têm esse tipo de cabelo. Afinal, quando os fios estão úmidos, eles ficam muito mais frágeis do que o costume, tornando os quadros de queda e quebra muito mais favoráveis. 

Para evitar esses danos e conseguir desembaraçar os fios corretamente, é necessário ter muita paciência e zelo. Nesse momento, os leave-ins e cremes de pentear são seus maiores aliados. Os produtos deixam os fios mais “escorregadios”, facilitando na remoção dos nós. Além disso, sempre comece de baixo para cima! Nunca passe o pente da raiz até as pontas, ok?

Ausência de cuidado com o couro cabeludo

O couro cabeludo merece tanta atenção quanto os fios de cabelo! Como a maioria dos tratamentos são focados na saúde das madeixas, muita gente acaba esquecendo de dar a devida relevância a essa região, fazendo com que a saúde do couro cabeludo vá por água abaixo. 

Além dos cuidados básicos como fugir dos banhos de água quente e evitar o contato de máscaras e cremes com a sua superfície, existem outros tratamentos que o couro cabeludo precisa para se manter saudável.

A higienização profunda é um ótimo exemplo disso! É recomendado lavar o couro cabeludo com um Shampoo de Limpeza Profunda pelo menos a cada quinze dias para evitar o acúmulo de resíduos e outras impurezas.  

Além disso, também é indicado estimular a raiz dos fios com massagens suaves realizadas com o auxílio de óleos vegetais. O tratamento promete um crescimento capilar mais saudável e a dessensibilização da região. 

Leia também: Umectação para cabelos: perguntas respondidas

Gostou do conteúdo, leitora? Ter conhecimento desses hábitos é o primeiro passo para conseguir preservar com mais eficácia a saúde dos seus cabelos! Conta pra gente nos comentários o que mais você costuma fazer para prolongar o equilíbrio dos seus fios! <3

Sair da versão mobile