Escova Progressiva

Veja como identificar e cuidar de cabelos queimados

Cabelos queimados

Não dá para negar que as ferramentas de calor são grandes aliadas na vida de quem possui uma rotina agitada. Quem nunca recorreu ao secador naquela manhã em que o despertador não foi o suficiente para te acordar, mas que mesmo assim você precisou lavar os cabelo às pressas? Ou então quando você resolveu caprichar na finalização e usou prancha para alinhar e embelezar os fios? 

Apesar de aparecerem frequentemente na vida de quem ama haircare, essas ferramentas podem deixar de ser aliadas e se tornarem inimigas, caso não sejam usadas com precaução. Se esse cenário se tornar real, seus fios poderão enfrentar um dos problemas mais comuns que envolvem calor, a queimadura da fibra capilar.  

O dano pode soar forte e preocupante, mas como pontuamos, essa situação é mais comum do que parece. Muitas vezes não nos atentamos à temperatura dessas ferramentas e tudo bem! Basta saber identificar o que aconteceu e como tratar as madeixas a partir daí. 

Quer aprender a descobrir a identificar cabelos queimados e como cuidar dele após isso? Então continue a leitura e aproveite as dicas! 

Como identificar cabelos queimados

A principal característica de um cabelo queimado está em sua textura. Se você passar a mão nos seus fios e sentir que eles estão ásperos e a olho nu notar uma opacidade, muito provável que seja o que estamos discutindo aqui. 

Outro jeito de descobrir uma queimadura é no ato de alinhar e desembaraçar os fios. Se eles estão cheios de nós, enroscando com mais facilidade ou quebrando no ato de pentear, pode apostar que sofreram uma queimadura por ferramentas de calor. 

O que fazer para recuperar os fios queimados

As queimaduras capilares são danos extremamente delicados, que, se não foram identificados e tratados com rapidez, podem se tornar um caso sem solução. 

Se você identificou a queimadura e seus cabelos se encontram ressecados e porosos, o indicado é investir numa agenda de cuidados repleta de hidratações e reconstruções. Enquanto o primeiro tratamento cuidará da reposição de água, o segundo terá o papel de repor a massa que foi danificada por conta da alta temperatura. 

Agora, se o seu cabelo não progredir mesmo com todos os tratamentos e cuidados do cronograma capilar, é provável que essa seja uma situação mais delicada que o comum. Nesses casos, é interessante conversar com um profissional capilar para entender o que pode ser feito. 

Se nenhum tratamento surtir efeitos, a única saída é, infelizmente, cortar o cabelo para se livrar das partes que forem queimadas. Dessa forma, os fios crescerão novinhos em folha e devidamente saudáveis. 

Como fugir desse tipo de situação

A melhor maneira de evitar as queimaduras capilares é reduzindo o uso contínuo das ferramentas de calor. Sendo assim, se você tem o costume de usar diariamente, comece a alternando para um dia sim e outro não. 

Se você não vive sem secador, saiba como usá-lo da forma correta! Sempre deixe-o numa distância de 10 a 15 centímetros. Assim, o jato de ar não estará tão próximo ao seu couro cabeludo e as chances de sofrer uma queimadura são reduzidas. 

Além disso, o protetor térmico é seu melhor amigo quando você resolver ligar uma ferramenta de calor. Além de envolver e proteger a fibra capilar contra os danos provenientes das altas temperaturas, o produto também auxilia na finalização, dando um semblante hidratado e brilhante às madeixas. 

Produtos salva-vidas

Para dar um norte ainda melhor às nossas leitoras, listamos abaixo 3 produtos que são referência quando o assunto é reposição de massa e restauração capilar. Vale a pena o investimento! 

Agora conta pra gente, leitora! Você já sofreu com cabelos queimados? O que fez para contornar a situação?

Leia também: 5 produtos de hidratação para cabelos com progressiva

Sair da versão mobile