Escova Progressiva

Cuidados com o cabelo no Outono

cuidados com o cabelo no outono

Clima mais ameno, folhas secas, pôr do sol mega alaranjado e dias quentes seguidos de noites super geladas. Sim, o Outono já chegou nas terras tupiniquins e veio para realizar a transição entre duas estações completamente opostas, o Verão e o Inverno. 

Apesar de ser considerada por muitas pessoas como a estação mais agradável e equilibrada do ano, o Outono, na verdade, é um período bem delicado quando pensamos em saúde capilar

Devido a essa forte variação climática, a temporada pode comprometer o bem-estar dos cabelos, sendo necessário inserir alguns cuidados especiais na rotina de tratamento. 

Pensando em atualizar vocês, amantes de haircare, a respeito desse zelo com a saúde dos fios, separamos nesse post quais são os principais cuidados que é preciso ter com o cabelo no Outono. Confira! 

Fuja das altas temperaturas!

No Outono, as noites costumam ter um clima bem mais ameno se comparadas ao período diurno, fazendo com que aqueles banhos de água quente sejam mais do que bem-vindos. Porém, é preciso ter cuidado! A água, quando está em altas temperaturas, pode sensibilizar os fios, dilatar as cutículas e favorecer o ressecamento capilar

O ideal para esse período é apostar mais nos banhos de água morna ou fria do que nas duchas super quentes. Uma dica para quem não quer abrir mão desse conforto, é lavar apenas o corpo com água quente e deixar para lavar só a cabeça com água morna ou fria. Acredite, esse cuidado faz a diferença!

Leia também: Veja como identificar e cuidar de cabelos queimados

Invista em um Shampoo de Limpeza Profunda!

O clima mais seco da estação é capaz de favorecer um aumento considerável na poluição do ar, especialmente para quem vive nas grandes metrópoles, tornando os cabelos muito mais propensos à opacidade, à aspereza e às demais agressões externas

Uma ótima alternativa para revitalizar os fios e deixá-los mais resistentes a esses agentes externos, é investir em um bom Shampoo de Limpeza Profunda, que, como o próprio nome já diz, oferece uma higienização mais completa ao perímetro capilar. Só manere na utilização! Esse tipo de produto pode ressecar o fio se for usado com frequência. 

O ideal é que ele apareça uma vez por semana na rotina de cuidados com os fios oleosos e quinzenalmente na agenda de quem tem fios normais ou secos. 

Dê uma folga para as ferramentas de calor!

Assim como os banhos de água quente, a utilização de ferramentas de calor também contribui – e muito – para o desequilíbrio da umidade capilar. É importante reforçar que o Outono é a estação mais seca do ano, por isso, todo cuidado é pouco no momento de preservar o bem-estar das madeixas. 

Para evitar que os cabelos sofram com a perda de umidade e com o ressecamento, o ideal é evitar ao máximo o uso de secadores, pranchas e modeladores. Porém, se a utilização dessas fontes for indispensável, então que seja feita apenas em dias alternados e acompanhadas de um poderoso protetor térmico

Use e abuse das máscaras e leave-ins!

Em uma temporada em que o clima é mais seco do que o comum e a poluição é bem mais presente na atmosfera, o uso de máscaras de tratamento se torna indispensável para recuperar o semblante saudável dos fios e repor todos os nutrientes perdidos pela fibra capilar. 

As hidratações representam o tratamento perfeito para enfrentar a estação. Porém, as nutrições e reconstruções também são mais do que bem vindas nesse período. Enquanto a primeira retém a umidade na fibra, a segunda regenera os danos ocasionados pelos agentes externos, tornando os fios fortes novamente. 

Além disso, outra dica bacana é inserir os leave-ins de finalização nas rotinas de cuidados capilares. Sua ação consiste em fechar as cutículas da fibra capilar e dar ainda mais brilho às madeixas, deixando os fios alinhados, macios, livres do frizz e cheios de movimento. 

Leia também: Hidratação capilar: para que serve e como fazer em casa

Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários quais são os cuidados com o cabelo que você não abre mão no Outono! Estamos curiosos para saber! 🙂

Sair da versão mobile