Escova Progressiva

Progressiva faz cair o cabelo?

Progressiva faz cair o cabelo?

A Escova Progressiva é um procedimento químico capaz de alterar a estrutura natural do cabelo. Se feito com cautela, utilizando produtos de qualidade, o alisamento proporcionará um ótimo resultado e tende a entregar um aspecto de fio saudável e bem cuidado.

Justamente por alterar a estrutura molecular das madeixas, fica claro que esse tipo de técnica é um pouco agressiva à fibra capilar. Portanto, é de suma importância que os cuidados pós-progressiva sejam levados em consideração no momento de alisar os fios. 

Um dos problemas mais recorrentes quando se trata de químicas capilares é o enfraquecimento do fio seguido de queda. Sim, a progressiva é capaz de fazer o cabelo cair. 

Neste post, comentamos sobre o motivo que leva a essa queda capilar e mostramos quais são os cuidados que devem ser realizados para contornar esse quadro.

Quer saber mais informações sobre o tema? Então continue a leitura e veja o que preparamos para você!

Por que a progressiva pode fazer o cabelo cair?

Basicamente, a queda capilar pela escova progressiva acontece por conta dos aldeídos, como o formol e ácido glioxílico. 

Os aldeídos simbolizam os principais componentes da fórmula de uma escova progressiva. São eles quem garantem o efeito liso chapado, mas também são eles os responsáveis pelo enfraquecimento do fio.

Contudo, por conta dos riscos que esse componente oferece à saúde do organismo e ao bem-estar capilar, a Anvisa determinou que o limite máximo de formol permitido nas fórmulas dos cosméticos capilares seja de apenas 0,2%

Uma elevação nesse número é capaz de acarretar o enfraquecimento do cabelo, queda, descamação do couro cabeludo, irritações e problemas respiratórios. Fique atenta! 

Cuidados antes, durante e depois da escova progressiva

A queda capilar pode ser evitada e contornada. Porém, é importante reforçar que o beauty lover deverá ter muita seriedade e atenção quanto à sua saúde capilar.

Abaixo, compartilhamos alguns pontos que devem ser levados em consideração para driblar a queda por progressiva:

·         Primeiramente, é importante que suas madeixas já estejam fortes e aptas para receber as propriedades alisantes. Se os seus fios estão hidratados, nutridos e resistentes antes desse procedimento químico, pode ter certeza que você já está bem direcionada. 

·         Mesmo que os seus fios estejam firmes e fortes, é imprescindível passar pelo teste de mecha antes de realizar o procedimento. É a partir dele que você terá a confirmação de que os seus cabelos realmente estão aptos a receber a química. 

·         Tenha bastante atenção ao nível de formol presente na fórmula da progressiva. Se o produto marcar mais de 0,2% de formol, reconsidere. Como pontuamos acima, o formol é capaz de favorecer a queda capilar. Tenha cautela no momento de escolher o alisante. 

·         Pense em métodos mais seguros! Além da escova progressiva, existem outros procedimentos que dão o mesmo resultado e são mais seguros à saúde como um todo. São eles: Escova Orgânica, Escova Óleo de Argan, Selagem Capilar e Blindagem.

·         Os tratamentos reconstrutores são responsáveis por recuperar a força e a firmeza dos fios. Portanto, eles são mais do que bem-vindos após a progressiva. Converse com um profissional capilar e defina com ele a frequência desse tratamento. 

·         Por último, mas não menos importante, aposte em um cronograma capilar que evite a queda de cabelo e deixe o cabelo ainda mais forte. Lembre-se: uma agenda de tratamento deve ser composta por hidratações, nutrições e reconstruções

Como acabar com a queda de cabelo?

Independente de ter realizado alguma Escova Progresiva ou não, a queda capilar pode ser evidenciada por alguns hábitos comuns em nosso dia a dia e só cabe a nós saber driblar esse tipo de problema.

Ferramentas de calor, por exemplo, devem ser evitadas por quem está passando por esse probleminha. Pranchas, modeladores, secadores de cabelo e até mesmo a água quente do chuveiro podem favorecer a queda dos fios. 

Outro fator importante é se atentar a força em que se prende o cabelo. Tranças ou rabos de cavalo presos muito fortes podem provocar pressão sobre a raiz e, consequentemente, enfraquecer os fios.

Ademais, se você tiver um histórico de queda capilar, seja por questões hormonais ou hereditárias, evite realizar procedimentos químicos. Reconheça a sua beleza natural e cuide bem das suas madeixas.

É muito importante reforçar que cabelos bem cuidados, são cabelos extremamente bonitos!

Confira mais dicas sobre cabelo em nosso Blog!

Gostou das nossas dicas? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir mais conteúdos acerca do universo capilar! Estamos esperando por vocês!

Sair da versão mobile