A queda de cabelo ou a redução do volume capilar são fatores que podem afetar significativamente a autoestima e a confiança de uma mulher, fazendo com que muitas delas passem a recorrer a alternativas medicamentosas para driblar a condição.
Entre os diversos tratamentos para queda de cabelo existentes no mercado, o minoxidil se destaca como uma das opções mais eficazes, uma vez que sua ação ocorre exatamente em cima do bulbo capilar.
Neste post, compartilhamos as principais informações sobre o uso do minoxidil para tratar a queda de cabelo em mulheres, mostrando como utilizá-lo corretamente e quais são os seus possíveis efeitos colaterais. Confira!
O que é o minoxidil?
O minoxidil é um medicamento tópico vasodilatador que atua dilatando os vasos sanguíneos do couro cabeludo a fim de estimular o crescimento do fio.
Ao estimular a circulação da região, o minoxidil consegue melhorar o transporte de nutrientes até o folículo piloso e, dessa forma, deixar os fios mais fortes e resistentes à queda.
Além disso, vale dizer que o minoxidil tem o potencial de prolongar a fase de crescimento do cabelo, o que resulta em fios muito mais grossos e saudáveis.
Como usar o minoxidil?
O uso do minoxidil deve vir através de uma recomendação médica. Apesar de não ser agressivo, o produto continua sendo um medicamento e, por conta disso, deve ser receitado por um profissional de confiança.
Antes de começar a usar o minoxidil, é importante compreender que o produto precisa ser aplicado corretamente para surtir os efeitos esperados e evitar possíveis resultados indesejados.
E isso se torna ainda mais imprescindível quando estamos falando do uso do minoxidil no público feminino.
Se o produto for aplicado muito próximo à pele do rosto ou escorrer pela face, existe o risco dele estimular o crescimento de pêlos faciais ou causar irritações, visto que a pele do rosto costuma ser mais sensível. Portanto, todo cuidado é pouco!
Abaixo, compartilhamos quais são as etapas para aplicar o minoxidil corretamente. Veja:
- Lave e seque bem o couro cabeludo.
- Aplique o minoxidil apenas na área afetada do couro cabeludo. O minoxidil é aplicado topicamente, o que significa que é aplicado diretamente na pele.
- Use o aplicador que vem com o produto para aplicar o minoxidil. Se você usar suas mãos, lave-as imediatamente após a aplicação.
- Massageie suavemente o minoxidil no couro cabeludo para garantir que ele seja absorvido completamente.
- Não lave o cabelo por pelo menos quatro horas após a aplicação. Isso permite que o minoxidil seja completamente absorvido.
- Use o minoxidil duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite.
Atenção!
É importante usar o minoxidil regularmente para obter os melhores resultados. Se você parar de usá-lo, seu cabelo pode voltar a cair.
Também é importante lembrar que pode levar vários meses antes de ver os resultados do minoxidil. Portanto, tenha paciência e continue usando-o conforme as instruções.
Efeitos colaterais do minoxidil
Embora o minoxidil seja geralmente seguro, existem alguns efeitos colaterais que podem ocorrer com o seu uso.
A irritação no couro cabeludo é o principal deles. Ela é percebida como vermelhidão, coceira, descamação, sensibilidade ou dermatites.
Em geral, esse quadro irritativo é causado pelas substâncias inseridas no minoxidil, como o propilenoglicol, que, a longo prazo, pode estimular o surgimento de dermatites.
Além da irritação no couro cabeludo, existem outros efeitos colaterais que, apesar de serem raros, podem vir a aparecer com o uso do minoxidil. Abaixo, citamos cada um deles:
- Crescimento de pêlos indesejados no rosto ou corpo;
- Inchaço das mãos ou pés;
- Dor no peito;
- Palpitações;
- Dor de cabeça;
- Dor no estômago;
- Tontura, desmaio;
- Ganho de peso repentino.
Vale reforçar que, no aparecimento de qualquer um desses sintomas, é indicado interromper o uso do medicamento e procurar um médico.
Confira mais conteúdos em nosso Blog!
Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais conteúdos relacionados ao mundo da beleza e bem-estar. Venha nos visitar!