Se tem um item de beleza capaz de reequilibrar a saúde dos cabelos, esse item é a máscara capilar! Desenvolvidas com ingredientes altamente tecnológicos, as máscaras vêm com o intuito de proporcionar um aspecto mais saudável aos fios, sendo indicadas tanto para os cabelos danificados, quanto para aqueles que já estão saudáveis.
Porém, diferente do que muitos acreditam, as máscaras capilares nem sempre são capazes de tratar o cabelo. Além das Máscaras de Tratamento, também existem as Máscaras de Manutenção, que, por incrível que pareça, possuem tecnologias e finalidades totalmente diferentes.
Neste post, contamos qual tipo de máscara é mais indicada para as necessidades do seu cabelo e mostramos qual é a grande diferença entre a Máscara de Manutenção e a de Tratamento. Confira!
Primeiramente, o que é a Máscara de Manutenção?
As máscaras de manutenção, como o próprio nome já diz, são aquelas máscaras desenvolvidas apenas para preservar o aspecto saudável dos cabelos. Indicadas para um uso constante, essas máscaras contam com uma fórmula mais leve e, por isso, não são capazes de recuperar um cabelo totalmente danificado.
De modo geral, as máscaras de manutenção são mais conhecidas pelo seu potencial estético, do que de tratamento. Mesmo que elas sejam enriquecidas com ótimos ativos, o seu foco é apenas manter o equilíbrio já alcançado pelos cabelos, prolongando a durabilidade daquele aspecto de cabelo saudável e bem cuidado.
Além disso, esse tipo de produto costuma agir na camada externa do fio, portanto, é interessante que o seu uso seja intercalado com outros produtos voltados ao tratamento da fibra capilar.
E a Máscara de Tratamento? Para que ela serve?
Em contrapartida, as Máscaras de Tratamento são desenvolvidas com a finalidade de recuperar os danos severos e proporcionar um tratamento intenso à fibra capilar.
Suas fórmulas ricas em princípios ativos – como vitaminas, aminoácidos, queratina e ceramidas – são responsáveis por regenerar as áreas danificadas e proporcionar um aspecto mais saudável às madeixas.
Justamente por contarem com uma altíssima tecnologia especializada na saúde capilar, esse tipo de máscara não deve ser utilizada com tanta frequência.
Mesmo porque, seu custo pode ser um pouquinho elevado se comparado às Máscaras de Manutenção, que, por serem usadas com certa constância, apresentam um preço mais acessível.
Como o próprio nome já sugere, as Máscaras de Tratamento são indicadas para o tratamento dos cabelos danificados, podendo ser usadas pelos fios quimicamente tratados ou por aqueles que apresentam necessidades especiais.
Seu poder de eficácia, permite que a pessoa enxergue os resultados desde o primeiro uso.
Qual é a diferença entre elas e qual é a mais indicada para o meu cabelo?
A grande diferença entre as duas máscaras está em seu poder de ação. Resumidamente, a Máscara de Manutenção vem para preservar e prolongar os resultados obtidos a partir da Máscara de Tratamento.
Uma complementa a outra, sendo necessária a aplicação de ambas para alcançar resultados mais satisfatórios.
A dica é conversar com um profissional de confiança e, junto com ele, montar um cronograma capilar que contemple esses dois tipos de cuidado.
E, ah! Não se esqueça: é fundamental investir em máscaras que sejam destinadas para o seu tipo de fio. Assim, torna-se muito mais fácil conquistar bons resultados em um curto período de tempo.
Agora conta para a gente, leitora! Você já conhecia as diferenças entre as Máscaras de Manutenção e as Máscaras de Tratamento? Deixe abaixo nos comentários, qual desses itens já faz parte da sua rotina de cuidados!