Escova Progressiva

Como saber qual o meu tipo de cabelo?

como saber qual o meu tipo de cabelo 2

Se você é minimamente antenada ao segmento da beleza, com certeza já ouviu as siglas 1A, 2B, 3C ou 4A alguma vez na sua vida. Mesmo que no início essas abreviações possam parecer confusas, são elas as representantes de cada tipo de cabelo, tornando a organização do universo capilar muito mais eficiente. 

E se engana quem pensa que não precisa saber o significado dessas siglas! Todos que são interessados por beleza e saúde capilar devem ter conhecimento desse tema para acertarem nos tratamentos de sua agenda de cuidados. Afinal, hoje o mercado disponibiliza produtos específicos para cada tipo de cabelo, reforçando o entendimento sobre esse assunto. 

Mas como eu posso saber qual é o meu tipo de cabelo? Deixa que a gente te ajuda! Abaixo, separamos todas as informações sobre as categorias e subcategorias do universo capilar e contamos quais são as principais necessidades de cada uma delas. 

Por isso, se você quer entender mais sobre o seu cabelo e potencializar sua rotina de haircare, fique de olho no que vem a seguir! 

Categorias e Subcategorias

Os tipos de fio de cabelo se dividem em dois grupos. As categorias, que são representadas por um número entre 1 e 4, e subcategorias, simbolizadas por uma letra entre A e C. 

As categorias nada mais são do que as nomenclaturas que já estamos acostumados a ouvir. Elas são resumidas em Tipo 1 (lisos), Tipo 2 (ondulados), Tipo 3 (cacheados) e Tipo 4 (crespos). 

Já as subcategorias são as características secundárias de cada tipo de fio. Essas características estão ligadas ao grau de porosidade e curvatura do cabelo. Abaixo, você confere um pouco mais sobre essas particularidades e, assim, fica mais fácil reconhecer o seu tipo de fio. Dá uma olhada!

Características de cada fio de cabelo

A sigla 1A representa o marco zero do universo capilar. Um cabelo com características 1A é um cabelo liso, fino e sem nenhuma curvatura. Já o fio 1B simboliza um liso um pouquinho mais volumoso e fácil de modelar. Por fim, o 1C, configura um liso grosso, volumoso e difícil de modelar. 

Partindo para a categoria Tipo 2, que é constituída por fios ondulados, temos o fio 2A, que tem uma leve curvatura em sua estrutura e se assemelha bastante a letra “S”. Na sequência temos o 2B, um tipo de fio que forma um “S” perfeito e tem uma pequena tendência a sofrer com o frizz. E, por último, o 2C, um ondulado grosso que remete a um cacho. 

O nível de curvatura muda bastante na categoria Tipo 3, que é retratada por fios cacheados. O 3A simboliza um cacho mais soltinho e redondo, o 3B um cacho estreito e bem definido em seu comprimento e o 3C um cacho fechado e definido desde a raiz. 

Fechando as categorias temos os fios de Tipo 4, popularmente conhecidos como crespos. Um cabelo 4A é um cacho pequeno, pouco definido e muito semelhante a uma mola. Já o 4B é um cacho fechado, ainda menos definido que o 4A e que tende a formar um “Z”. E, por último, o 4C é o outro extremo do universo capilar, formando um fio bastante fechado e que se assemelha perfeitamente à letra “Z”. 

Cuidados necessários para cada tipo de fio

Agora que você já sabe mais sobre cada categoria e já conseguiu identificar o seu tipo de fio, chegou o momento de entender as necessidades que cada cabelo apresenta. Assim, fica muito mais fácil escolher um tratamento que atenda aos pedidos do seu fio! 

As madeixas lisas (Tipo 1) tendem a ser mais finas e oleosas, já que a oleosidade do couro cabeludo consegue percorrer todo o comprimento dos fios. Para tratá-los de forma correta, é ideal que as lavagens ocorram com mais frequência e apostar em leave-ins e finalizadores que diminuam o frizz e evitem a formação de nós

Os cabelos ondulados (Tipo 2) têm um formato muito semelhante a um “S” e, devido a isso, representam um meio termo entre os lisos e cacheados, podendo assumir ambas as formas de acordo com a finalização. Portanto, o tratamento mais bacana para esse tipo de fio estão nos finalizadores e ativadores que beneficiam a sua estrutura. 

Os cabelos cacheados (Tipo 3), por sua vez, apresentam uma curvatura um pouco mais evidente, sendo naturalmente mais sequinhos, já que a oleosidade não consegue percorrer toda a sua extensão. Por isso, para acertar em sua rotina de haircare, são indicadas máscaras, leave-ins e óleos focados na hidratação e na nutrição da fibra capilar.  

Leia também: 5 truques para potencializar a máscara de hidratação

Já os cabelos crespos (Tipo 4) são ainda mais ressecados do que os cabelos cacheados e, por isso, representam os fios de cabelo mais frágeis do universo capilar. Para esses fios, as lavagens devem ser muito pontuais e os tratamentos de hidratação precisam ocorrer semanalmente. Além disso, também é bacana apostar em finalizadores e aplicá-los tanto na hora do banho, quanto ao longo do dia. 

Agora conta pra gente, leitora! A partir dessas informações, você conseguiu identificar o seu tipo de cabelo? Deixe nos comentários para sabermos! 🙂 

Sair da versão mobile