Cabelo e maquiagem caminham lado a lado no universo da beleza. Normalmente, quem se preocupa em estar com o cabelo impecável, também se importa em estar com a make no ponto. Um complementa o outro para que o look final seja impactante e bonito.
Com a grande popularidade que a maquiagem ganhou nos últimos anos, o mercado da beleza impulsionou o segmento, fazendo com que todos os meses, novidades de produtos e acessórios sejam lançados para atingir qualquer tipo de público.
Antes, maquiagem era algo desafiador e só alguns se arriscavam a fazer um olho esfumado ou uma boca vermelha, mas com esse “incentivo” do mercado, todas as pessoas conseguiram ter acesso e executam uma make sem tanto receio. Esse cenário também se tornou possível devido aos acessórios que foram lançados junto com os produtos.
Quando se fala em acessórios de maquiagem, estamos nos referindo aos itens que auxiliam na aplicação correta dos produtos. Isso envolve principalmente pincéis, mas também fazem parte as esponjas, plaquetas, escovas e uma infinidade de itens de silicone. Apesar do tema ter se tornado mais acessível, essa infinidade de pincéis e outros itens pode se tornar confusa para quem está começando.
Pensando nisso, elaboramos um guia básico de pincéis de maquiagem para orientar de maneira mais eficaz as pessoas que estão começando a se aventurar nesse universo. Com esses itens, você poderá executar o look que quiser! Veja a seguir e aproveite a leitura!
Leia também: Skincare passo a passo: veja como fazer
Pincel de Base
A ordem de aplicação dos produtos vai de pessoa para pessoa. Tem que goste de começar pelos olhos e outros pela pele. Para seguir o modelo universal de etapas, abriremos nosso kit de pincéis pensando na preparação de pele, que se resume na aplicação do primer e uniformização da base.
A aplicação correta da base é feita com o auxílio de três pincéis. Não, você não precisa ter os três. Basta decidir qual cobertura você quer dar à sua pele e escolher um. Em outras palavras, você precisa decidir se quer a pele natural ou bem coberta e carregada.
Para uma pele mais leve, indicamos o Pincel Duo Fiber, que através de suas cerdas finas e duplas, dão um acabamento homogêneo e natural. Inclusive, esse modelo pode ser trabalhado com todo tipo de textura, desde as mais cremosas até em pó.
Agora, se você quer esconder suas imperfeições e dar uma super cobertura à sua pele, invista no Pincel Língua de Gato ou no Kabuki. O primeiro possui cerdas firmes e é ótimo para espalhar a base no rosto, já o segundo tem as cerdas achatadas, fazendo com que o acabamento fique refinado e polido. Ambos conseguem trabalhar com bases líquidas ou cremosas.
Pincel de Corretivo
Com o tom de pele uniformizado por conta da base, seguiremos o ritual falando do corretivo, que tem a finalidade de cobrir aquilo que a base não foi capaz. Para aplicá-lo, deve-se usar uma versão pequena, achatada e magrinha do Pincel Língua de Gato.
Essa versão “mini” é clássica e perfeita para disfarçar manchinhas e atuar na cobertura das olheiras, já que o corretivo é normalmente utilizado na região dos olhos. O pincel trabalha melhor com texturas líquidas e cremosas e é muito eficaz no momento de depositar o produto.
Para esfumar e refinar o acabamento do corretivo, é indicado usar a ponta dos dedos ou uma esponja facial, dando leves batidinhas.
Pincel de Pó
Para selar todos os produtos líquidos e/ou cremosos que foram aplicados no rosto, é necessário o uso do pó (compacto ou solto). A aplicação do pó é feita com um pincel grande, fofo, redondo e bem cheio.
Esse combo de características vão permitir um melhor polimento para o rosto. Se as cerdas forem rígidas demais, sua pele pode ser “arranhada” e, com isso, todo o trabalho feito nela até então pode ir por água abaixo.
Aplique o pó dando batidinhas para o produto assentar no rosto e depois faça movimentos leves e circulares para retirar o excesso.
Pincéis de Sombra
É primordial ter duas palavras em mente quando pensamos num olho esfumado bem feito: depositar e esfumar. São essas duas ações que garantirão um resultado bonito e refinado. Para isso, é necessário dois pincéis, um para cada ação.
O pincel de depositar deve ser achatado e com as cerdas bem firmes para cumprir o papel de assentar a sombra ou pigmento na pálpebra. Já o de esfumar, precisa ser fofo e arredondado, pois isso ajudará a marcar o côncavo e suavizar a sombra.
Pincel para Blush, Bronzer e Iluminador
As últimas etapas de uma maquiagem completa são os passos de finalização, ou seja, a aplicação de bronzer, blush e iluminador. O primeiro tem o papel de dar dimensão ao rosto, o segundo de corar e dar aquele rubor saudável e o último tem a função de trazer luminosidade.
Todos esses produtos podem ser aplicados com um só pincel, que é popularmente conhecido como Pincel de Blush. Semelhante ao pincel de pó, mas um pouco menor e com as cerdas menos densas e cortadas na diagonal, o item encaixa perfeitamente na região da mandíbula/maçã.
A delicadeza das cerdas é o diferencial do pincel. É a partir delas que a finalização será suave, equilibrada e bem esfumada.
Lembre-se!
Os pincéis devem ser higienizados regularmente para que não acumulem sujeira e resíduos de maquiagem. Para isso, utilize um higienizador de pincéis em spray ou lave com shampoo neutro uma vez ao mês!
Quais desses pincéis já fazer parte do seu kit de maquiagem? Conta pra gente nos comentários! 🙂
Conheci hoje seu site e gostei bastante do que encontrei. Espero que prossiga
com seu trabalho porque é bastante legal.
Que bom que gostou, continue acompanhando o blog para mais novidades!