Considerada uma das melhores alternativas para conter a proliferação da epidemia do novo coronavírus, a utilização das máscaras de proteção facial ganharam um espaço especial na rotina das pessoas ao redor do mundo.
Responsável por proteger tanto a si mesmo, quanto as outras pessoas, o utensílio bloqueia a passagem do vírus para as vias aéreas, que são as principais portas de entrada para que a infecção se instale.
Porém, apesar de ser uma aliada no combate à doença, quando utilizada da forma incorreta, por longos períodos de tempo, a máscara de proteção pode causar algumas irregularidades à saúde da pele, favorecendo dermatites, acne e até mesmo feridas na superfície da cútis.
Pensando em maneiras de auxiliar a todos nesse momento tão desafiador, separamos nesse post algumas dicas de cuidados com o rosto ao utilizar a máscara de proteção facial. Assim, você protege a saúde do seu organismo e da sua pele. Confira!
Opte por máscaras de proteção facial de tecido natural!
Você sabia que o tecido da sua máscara pode contribuir para o surgimento de alergias e irritações? Quando entram em contato com a cútis, as máscaras confeccionadas com tecido sintético podem desencadear dermatites, propiciando quadros alérgicos nas peles mais sensíveis.
Nesses casos, para evitar irregularidades, é recomendado por profissionais investir em máscaras desenvolvidas com fibras naturais, como o algodão, por exemplo, que é mais levinho e deixa a pele “respirar” no decorrer do dia.
Rotinas de skincare combatem a famosa “maskne”!
Desde que foi decretado pelo governo a utilização obrigatória da máscara de proteção facial, foram descobertas algumas irregularidades ocasionadas pelo instrumento de proteção. A famosa maske é um ótimo exemplo do que estamos falando. Maskne é a fusão de mask (em português, máscara) e acne.
Devido a oclusão causada pelo uso da máscara, a pele tende a ficar ainda mais úmida, favorecendo a evolução dos quadros de oleosidade excessiva, a obstrução dos poros e, consequentemente, o aparecimento exacerbado de cravos e espinhas.
A melhor forma para evitar esse tipo de irregularidade, é potencializando as rotinas de skincare. É necessário que a pele seja higienizada com um sabonete facial antes e depois do uso da máscara e hidratada com algum produto que atenda às suas necessidades.
Assim, os poros ficam desobstruídos e a umidade da cútis é devidamente controlada.
Leia também: Pele oleosa: como adotar uma rotina de cuidados
Ajuste a máscara de proteção de acordo com o seu tipo de rosto!
Outra instabilidade causada pelo uso prolongado das máscaras é a ocorrência de vermelhidão, fissuras e edemas. Devido à pressão que o item proporciona sob o rosto, é comum que o rosto fique “marcado” após longos períodos de utilização.
Nesses casos, a solução é bastante simples. Basta ajustar as alças ou elásticos da máscara de forma que eles conversem com a estrutura do seu tipo de rosto. Dessa forma, não só o rosto é poupado, como também as orelhas e a nuca. Só lembre-se de cobrir bem o nariz e a boca, ok?
Não se esqueça do protetor solar!
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de aplicar o protetor solar toda vez que precisar sair de casa! Apesar do rosto estar parcialmente coberto pela máscara, ainda assim se torna imprescindível a utilização do filtro solar.
Afinal, o pescoço, as orelhas, o colo e as partes do rosto que estão descobertas ainda podem sofrer com os danos causados pela radiação UV. Portanto, invista em um protetor que atenda às necessidades do seu tipo de pele e aplique-o sempre que se expor ao Sol.
Leia também: Protetor solar: dicas para escolher o certo
Higienize as mãos antes de tocar na máscara de proteção facial
É de suma importância estar com as mãos limpas antes e depois de tocar na superfície da máscara de proteção. Quando precisar colocá-la ou retirá-la, pegue a máscara pelas suas alças e elásticos. Assim, você evita o contato direto com as áreas mais expostas.
E, ah! Higienize a máscara de proteção frequentemente! Soluções desinfetantes são as melhores alternativas para remover os resíduos de sujeira e as micropartículas do vírus que tenham ficado presas no item.
Gostou de saber sobre esses cuidados com o rosto, leitora? Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados você já executava ao utilizar a máscara de proteção facial!