Escova Progressiva

Saiba como funciona o tonalizante para cabelo e quando usar

Como usar tonalizante para o cabelo

Só quem já submeteu os fios a uma tintura sabe que essa técnica é poderosa. E não estamos falando só da grande mudança visual que ocorre nos cabelos. É importante lembrar que a mudança na coloração se trata de uma química e, por isso, pode causar alguns danos à saúde capilar.

Esses motivos somados à complexidade de realizar uma tintura podem se tornar obstáculos para quem pensa em mudar o visual. 

Porém, nada de desistir! Existe um produto que confere uma mudança na coloração das madeixas de forma mais suave e é menos agressivo, tanto na composição, quanto no processo. Estamos falando do tonalizante

Mas afinal, qual é a diferença desse produto para uma tinta convencional? Quando eu devo usar o tonalizante? 

Essas e outras perguntas fazem parte da vida de quem ainda é novata no assunto coloração. Por isso, elaboramos esse texto contando tudo que você precisa saber sobre tonalizantes e tinturas. Fique atenta ao que vem a seguir! 

Sobre o Tonalizante para cabelo

O tonalizante para cabelo é um tipo de tintura menos agressiva e que confere mais naturalidade aos fios. Popularmente conhecido como “banho de brilho”, o produto faz jus ao nome e, de fato, traz mais luminosidade aos cabelos e confere uma nova nuance dentro da cor original

Em outras palavras, o tonalizante atua para combater o efeito desbotado de alguma cor, para tirar o amarelado de madeixas loiras ou disfarçar os fios brancos. Num resumo, ele serve para mudar o tom, dar cor e conferir brilho. 

Por não possuir amônia e ter baixíssima concentração de água oxigenada, o produto não consegue penetrar nas partes mais profundas da fibra capilar e, por isso, traz efeitos temporários ao cabelo. 

Tonalizante vs Tinta

Uma das dúvidas mais comuns para quem ainda é novato no assunto coloração é a respeito de qual produto escolher: tinta ou tonalizante para cabelo? 

Achar que os dois são a mesma coisa e cumprem o mesmo papel é bastante normal, visto que até as embalagens, na maioria dos casos, são bem parecidas. Mas antes de escolher, é necessário entender que os produtos possuem finalidades diferentes

As máscaras tonalizantes clareiam de 1 a 2 tons, conseguem cobrir 70% dos fios brancos, são compatíveis com a maioria das químicas e representam uma coloração temporária, sendo assim, semi-permanentes. 

Já a tinta clareia de 3 a 4 tons dos cabelos, consegue cobrir 100% dos fios brancos e não sai nas lavagens, durando muito mais tempo nas madeixas. Um ponto que se deve ter atenção ao usar tinta permanente é ao combiná-la com outras químicas. Por ser mais agressiva, é ideal realizar o teste de mecha.  

Como escolher o melhor tonalizante para cabelo

Então você pensou, refletiu e decidiu que o tonalizante para cabelo é a melhor opção para você. Maravilha! Agora, como escolher? Quais critérios são necessários para essa decisão? 

É ideal ter algumas coisinhas em mente no momento da escolha. A primeira é sobre a cor que você deseja para os seus fios. Quando se trata de tonalizantes, existe uma vasta opção de nuances disponíveis. Basta analisar o seu estilo e escolher uma que combine com o seu visual!

Uma dica para quem quer intensificar a cor já existente, é adquirir um tom semelhante ao da última tintura aplicada no cabelo ou um tom mais claro. Já para quem é loira e quer tirar o aspecto amarelado, invista em tonalizantes com pigmentos acinzentados ou prata! 

Agora, se você deseja apenas manter a cor já depositada sobre os fios, os shampoos tonalizantes são as melhores opções! No mercado existem produtos para todos os tipos de fio. Basta escolher a cor correspondente ao seu cabelo e conferir os benefícios deste aliado à coloração!

Depois de decidir a cor, é importante conferir os benefícios que a fórmula oferece. O bacana do tonalizante é o fato de ele ser um produto menos agressivo e que pode, inclusive, tratar as madeixas. Portanto use isso a seu favor e opte por um que ofereça aspecto natural e tenha propriedades nutritivas

No final das contas, a decisão está em suas mãos. Tudo depende da sua concepção de mudança de visual e do estado atual do seu cabelo. Quer algo suave apenas para mudar um pouquinho ou quer se arriscar e experimentar algo novo?

E você, leitora? Já usou o tonalizante para cabelo? Conta a sua experiência para a gente nos comentários! Para mais dicas relacionadas ao universo da beleza, acesse a página inicial do nosso blog! Te esperamos!

Sair da versão mobile