Se você está sentindo seus cabelos ressecados, opacos e quebradiços, mesmo após realizar uma série de tratamentos, isso pode ser sinal de porosidade capilar. Mas como identificar o nível de porosidade dos fios?
Dizer que um fio está poroso significa que o cabelo não consegue mais absorver com eficácia os tratamentos submetidos a ele. Normalmente, um fio poroso é um fio que, anteriormente, sofreu uma série de agressões e ficou com a fibra capilar danificada, incapaz de funcionar corretamente.
A parte boa de tudo isso, é que a porosidade pode ser resolvida rapidamente com o auxílio de algum tratamento. Basta saber o nível de porosidade dos fios e escolher o cuidado que atenda às suas necessidades.
Pensando em ensinar vocês, amantes de haircare, a como identificar o nível de porosidade dos fios, separamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o quadro. Confira!
O que é Porosidade Capilar?
Resumidamente, a Porosidade Capilar é a capacidade que o fio possui em absorver umidade e nutrientes. Ao contrário do que muitos acreditam, nem sempre a porosidade está ligada a algo negativo, uma vez que o conceito apresenta três níveis de intensidade: baixa, média e alta.
Enquanto a porosidade baixa e a porosidade alta indicam que o fio está passando por alguma irregularidade – seja ressecamento, opacidade, aspereza ou elasticidade -, a porosidade média, por sua vez, traduz que o cabelo está saudável e equilibrado, colocando de lado a necessidade de algum tratamento especial.
Normalmente, é fácil descobrir se um cabelo está poroso ou não. Um fio que possui porosidade baixa ou alta é um fio de cabelo que continua fraco mesmo após receber uma série de tratamentos. Afinal, se os cuidados não estão surtindo efeito, é muito provável que suas ferramentas de absorção não estão funcionando.
Porém, para certificar que o cabelo realmente está passando por um quadro de porosidade, foi criado um teste específico para esse quadro. Abaixo você confere um pouco mais sobre ele!
Como identificar o nível de porosidade dos fios?
O teste de porosidade pode até parecer algo peculiar de primeiro momento, mas pode ter certeza de que ele funciona! Tudo que você vai precisar fazer é colocar um fio do seu cabelo em um recipiente com água e esperar cerca de 10 minutinhos.
Se, após esse tempo, o fio de cabelo boiar na água, isso quer dizer que a porosidade do seu cabelo está baixa, ou seja, as cutículas do fio estão tão fechadas que não conseguem absorver nem água, nem outros tratamentos.
Agora, se o fio afundar até o meio do recipiente, isso quer dizer que a porosidade está no nível médio e as cutículas estão “meio abertas”, permitindo que a fibra capilar consiga absorver água e nutrientes na medida certa. Nesse caso, o fio está saudável e equilibrado.
Por fim, se o fio afundar até o fundo do recipiente, significa que a porosidade capilar está alta, ou seja, as cutículas estão tão abertas que o fio de cabelo absorve água e nutrientes, mas os perde rapidamente devido aos danos intensos sofridos por ele.
O que fazer quando o cabelo está poroso?
Após descobrir o nível de porosidade do seu fio, é recomendado investir em algum tratamento que supra as necessidades que a fibra capilar apresentou. Independente do resultado do teste, a busca por um cuidado especial é imprescindível para reequilibrar a saúde dos fios.
Para tratar a porosidade baixa são indicados tratamentos voltados para hidratação capilar. Como as cutículas estão muito fechadas e os fios estão bastante ressecados, eles não conseguirão absorver umidade ou outros tratamentos, por isso, o ideal é começar com uma boa hidratação.
Nesse caso, é indicado utilizar um Shampoo de Limpeza Profunda, que consegue abrir as escamas, e após a lavagem, aplicar uma Máscara de Hidratação poderosa nas madeixas.
Os fios que apresentarem uma porosidade média só precisam de cuidados para manter o seu equilíbrio. Uma dica é caprichar nas Umectações e Nutrições, que recuperam os lipídios perdidos, prolongam a durabilidade dos outros tratamentos e conferem mais brilho aos cabelos.
Por fim, os fios que manifestarem um nível alto de porosidade devem ser submetidos a tratamentos de reconstrução. Por estarem muito abertas, as cutículas necessitam de uma reposição de massa, que é alcançada através das Máscaras e Ampolas Reconstrutoras.
Além disso, também é indicado seguir com alguns cuidados que auxiliam em seu fechamento, como enxaguar os fios com água fria e evitar o uso de shampoos que contenham sulfato na composição.
Cuide dos cabelos porosos com a Equalize Mask!
Desenvolvida pela Prohall Cosmetic, a Máscara de Tratamento Equalize Mask representa a solução para os cabelos porosos!
Desenvolvida com Óleo de Patauá, D-Pantenol e Queratina Vegetal, a máscara conta com uma ação acidificante responsável por equalizar o pH do fio e reparar as cutículas danificadas, proporcionando muito mais força e firmeza aos fios de cabelo.
Agora que você já sabe como identificar o nível de porosidade dos fios, faça um diagnóstico das suas madeixas e, caso necessário, acesse o site da Prohall para adicionar a Equalize Mask em seu kit de beleza.