Também conhecido como “banho de vela”, a velaterapia é um tratamento capilar que surgiu no Brasil em meados dos anos 80 e que visa remover as pontas duplas e fios espigados utilizando a chama de uma vela.
Embora pareça um procedimento extremamente suspeito, o tratamento apresenta resultados consideráveis e simboliza uma ótima alternativa para fortalecer os fios e promover um crescimento mais saudável.
Neste post, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a velaterapia, abordando seu modo de execução, benefícios e desvantagens. Confira!
Afinal, o que é velaterapia?
A velaterapia, como o próprio nome sugere, é um tratamento capilar que consiste em utilizar a chama de uma vela para eliminar as pontas duplas e fios que estão espigados ou desalinhados.
O procedimento consiste em dividir os cabelos em mechas, identificar os fios desalinhados e colocá-los próximos à chama da vela para que as pontas sejam queimadas.
Justamente por conferir esses benefícios, a velaterapia é uma ótima alternativa para quem deseja remover as áreas danificadas e permitir um crescimento mais saudável e homogêneo.
Vale pontuar que, apesar de apresentar algumas vantagens, a velaterapia não é indicada para todas as pessoas. O tratamento é recomendado somente para quem sofre com cabelos quebradiços, fracos, opacos e propensos a formar pontas duplas.
Como a velaterapia é feita?
Nos salões de beleza, o processo de velaterapia tem um passo a passo bastante detalhado e pode durar cerca de uma hora e meia.
Em resumo, o cabeleireiro começa separando o cabelo em pequenas mechas e vai torcendo-as para que os fios irregulares fiquem em evidência. Identificadas as áreas que estão fora do lugar, o profissional aproxima a chama da vela para dar início ao clímax do procedimento.
Ao entrar em contato com as madeixas, o fogo da vela queima o cabelo até que ele fique na mesma “altura” dos outros fios, fazendo com que o comprimento do cabelo seja alinhado em questão de minutos.
Por fim, os fios são aparados por meio de uma técnica chamada corte bordado. Neste modelo de corte, as pontas duplas são removidas uma a uma com uma tesoura especial, que sela as cutículas do cabelo e deixa os fios mais alinhados.
O tratamento pode ser finalizado com uma máscara de hidratação ou nutrição e tem como principais resultados fios macios, livres de pontas duplas, com volume controlado e aparência mais saudável.
Quais são os benefícios da velaterapia?
Como citamos anteriormente, o principal benefício da velaterapia é remover os fios espigados e, dessa forma, proporcionar cabelos muito mais alinhados, com volume controlado e fáceis de finalizar.
É um tratamento rápido, que traz resultados imediatos, podendo durar cerca de 2 meses consecutivos sem precisar refazer o procedimento.
E o melhor de tudo: não interfere no comprimento dos cabelos, representando uma ótima técnica para quem apresenta um crescimento capilar lento ou está passando pelo clássico projeto rapunzel.
Quais são os riscos da velaterapia?
Apesar da velaterapia ser um procedimento rápido e com um passo a passo simples, ela não deve ser realizada em casa ou sem o acompanhamento de um profissional especializado.
Justamente por utilizar a chama de uma vela, o procedimento apresenta um altíssimo risco de queimaduras no cabelo, no couro cabeludo e até mesmo no corpo — tanto para quem recebe o procedimento quanto para quem faz.
Além disso, se o procedimento não for realizado corretamente, também existe o risco da sua duração ser reduzida, fazendo com que o efeito passe logo nas primeiras lavagens, dando lugar a fios extremamente danificados.
Isso ocorre porque a haste capilar pode sofrer queimaduras severas e favorecer danos irreversíveis, causando inclusive a quebra do fio do cabelo. Portanto, se a ideia for realizar a velaterapia, não deixe de realizar o procedimento com um profissional capacitado.
Confira mais conteúdos em nosso Blog!
Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a velaterapia? Acessando a página inicial do nosso Blog, é possível conferir outros conteúdos e dicas sobre beleza. Venha nos visitar!