Umectação

A umectação é uma técnica que tem sido falada há um tempo, mas que vem ganhando cada vez mais forças. O tratamento consiste em recuperar e nutrir o fio, contribuindo para o fortalecimento e um crescimento saudável das madeixas.

Todo o tratamento é feito apenas com óleo vegetal, sem a necessidade de mistura-lo em algum creme ou máscara. O óleo, quando aplicado sozinho, combate o ressecamento do fio de maneira mais eficaz, devolve a oleosidade natural do cabelo e o deixa menos propenso à quebra.

Normalmente, a umectação capilar é inserida dentro de um cronograma capilar. Para ajudar vocês, leitoras, explicamos neste post como é o passo a passo para umectar os fios e os benefícios que esse tratamento proporciona. Se interessou? Então aproveite a leitura!

Passo a passo

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher qual óleo vegetal você usará na sua umectação capilar. As opções são inúmeras, portanto, separamos algumas que são bem-queridas pelas brasileiras. Dê uma olhada:

Óleo de Coco: rico em vitamina K, vitamina E, ácidos graxos e ferro, a umectação capilar com óleo de coco consegue penetrar mais afundo na fibra capilar, proporcionando uma hidratação poderosa e retendo a umidade natural dentro das estruturas do fio.

Óleo de Rícino: rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e 9, o óleo de rícino é um excelente ingrediente para quem deseja hidratar e recuperar cabelos danificados com a umectação capilar.

Azeite de Oliva (extravirgem): conhecido por conter propriedades antioxidantes, o azeite de oliva age profundamente nos fios, conferindo um brilho saudável às madeixas.

Óleo de Abacate: rico em vitamina E e propriedades calmantes, o óleo de abacate ajuda a combater o ressecamento dos fios, repõe as proteínas perdidas e auxilia no tratamento de caspas e dermatites.

Sem mais delongas, agora que você já conhece alguns óleos vegetais, o passo a passo para uma umectação de sucesso ocorre da seguinte maneira:

1. Com o cabelo seco, separe-o em mechas e aplique o óleo da raiz às pontas.

2. Massageie o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea e permitir que os fios cresçam de maneira saudável.

3. Deixe o óleo agir de 30 minutos a 2 horas no cabelo. Esse é o tempo ideal para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes contidos no óleo de sua escolha.

4. Após o tempo de ação, vá para o chuveiro e lave os cabelos com um shampoo específico para os seus fios. É importante que o óleo seja retirado para evitar que os cabelos fiquem pesados e/ou produzam uma oleosidade desnecessária.

5. Finalize o cabelo retirando o excesso de umidade e aplique um leave-in para dar um toque final em suas madeixas.

Benefícios da Umectação

A pergunta que fica nesse momento é: por que fazer a umectação capilar nas minhas madeixas?

Um tratamento umectante confere inúmeros benefícios para o cabelo. Abaixo, listamos alguns desses benefícios, que vão te fazer ter vontade de, pelo menos, experimentar a técnica.

·     Garante hidratação e nutrição 100% vegetal aos fios;

·     Maciez e brilho de cabelos saudáveis;

·     Regula e estimula a oleosidade natural do couro cabeludo;

·     Fortalece as madeixas, evitando a quebra e queda;

·     Controla a caspa e ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;

·     Com o fortalecimento dos fios, a propensão à calvície diminui;

·     Estimula o ciclo capilar e o crescimento do fio.

Quem pode ou não fazer a umectação nos fios

A umectação capilar é um queridinho das cacheadas e crespas. A curvatura acentuada do fio cacheado dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas, que naturalmente já são ressecadas. A umectação entra para driblar o ressecamento e garantir maciez para todo o cabelo.

O ato de umectar é indicado para todos os fios, com exceção das pessoas que sofrem com a oleosidade capilar. Por ter o óleo como principal recurso, o uso da técnica em fios oleosos pode intensificar o problema. 

Para essas pessoas, existem tratamentos que garantem alguns dos benefícios que a umectação capilar promete. Basta conversar com um profissional para que ele indique os produtos necessários.

Gostou de saber mais sobre essa técnica? Caso você já tenha realizado um tratamento umectante, conte pra gente como foi a sua experiência! Estamos ansiosos para saber!

Comments ( 2 )

  • Ionara

    Posso fazer progressiva depois da umectação de óleo de coco?

    • Escova Progressiva

      Oi Ionara, tudo bem?
      Pode seguir com o processo do cronograma capilar normalmente!

Coloque seu comentário aqui...