Se engana quem pensa que os cachos são naturalmente definidos e não precisam de cuidados especiais para alcançar aquele caimento incrível.
Para potencializar a definição dos cabelos e conquistar um aspecto disciplinado, as pessoas cacheadas e crespas precisam recorrer a algumas técnicas de finalização, como a fitagem, que molda bem os fios.
Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre a técnica de fitagem e mostramos porque ela é tão amada pelas pessoas que querem cachos definidos. Quer saber mais? Então dá uma lida!
O que é e para que serve a fitagem?
A fitagem é uma técnica de finalização responsável pela texturização dos fios, bastante utilizadas pelas cacheadas e crespas que desejam definir os cachos.
A técnica consiste em separar os cabelos em fitas – daí o nome “fitagem” – e pressionar as mechas de cima para baixo, estimulando a memória do cacho.
Esse processo pode ser feito tanto após a lavagem dos cabelos, quanto no day after – para revitalizar os cachos. Para reproduzir a fitagem, tudo o que você vai precisar é dos seus dedos e de um bom finalizador (um creme de pentear, um ativador de cachos ou uma gelatina capilar).
Os resultados englobam cachos muito mais macios e definidos por até três dias. Sim! Você entendeu certo. A melhor parte da fitagem é que ela é uma técnica de finalização que dura muito!
Fitagem x Transição Capilar
Uma curiosidade do processo de fitar o cabelo que merece ser ressaltada é que ele representa uma ótima finalização para as pessoas que estão em transição capilar e não veem a hora de ter seus fios originais em destaque.
Justamente por texturizar o fio e estimular a memória do cacho, a fitagem ajuda a definir as áreas do cabelo que ainda estão com resquícios de química, proporcionando uma definição homogênea. Vale a pena experimentar!
Quais são os benefícios da fitagem?
Como citado anteriormente, o principal benefício da fitagem é que ela simboliza uma finalização simples capaz de garantir uma definição duradoura para os cabelos cacheados e crespos. Porém, esse não é o único benefício promovido pela técnica.
A fitagem também tem o potencial de controlar um dos quadros mais temidos entre as pessoas que cuidam da aparência dos cabelos: o frizz.
Como a técnica utiliza cremes de finalização e vêm para deixar os cachos mais disciplinados, a fitagem acaba reduzindo os sinais de ressecamento e controlando aqueles fiozinhos arrepiados.
Outro benefício que está diretamente ligado ao controle do frizz é a suavização do volume excessivo. Apesar de deixar os cachos mais definidos, a fitagem é capaz de diminuir o volume, reforçando o aspecto disciplinado oferecido pela finalização.
Como fazer corretamente?
A fitagem é uma técnica descomplicada que pode ser feita rapidamente com o auxílio de finalizadores específicos para cabelos cacheados e crespos.
Abaixo, mostramos o passo a passo da fitagem ideal. Dá uma olhada:
1. Com os cabelos limpos, condicionados e úmidos, separe os cachos em algumas seções, utilizando prendedores para facilitar a aplicação. Lembre-se: quanto mais fina a mecha, mais definido será o cacho.
2. Pegue uma quantidade generosa de finalizador e comece a pentear os cabelos com os dedos – como se o que tivesse entre eles fossem fitas.
3. Feita a divisão das fitas, amasse-as com as mãos até a raiz de forma que elas assumam o formato de um cacho. Esse processo deve ser feito de baixo para cima
4. Repita o processo em todo o cabelo e deixe os fios secarem naturalmente.
5. Para restaurar o efeito no day after, é interessante recorrer a um umidificador de cachos, repetindo o movimento de amassar os fios em direção à raiz.
Confira mais dicas sobre cabelo!
Gostou de adquirir mais informações sobre a técnica de fitagem? Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais dicas sobre cabelo! Venha nos visitar!