Escova Progressiva

Tricologista: entenda tudo sobre o profissional de saúde capilar

tricologista-oque-e

Você sabe o que é um tricologista? O médico especializado em tricologia é o grande responsável pela saúde dos cabelos e do couro cabeludo

Simbolizando uma ramificação da medicina dermatológica, a tricologia é a ciência responsável por estudar, analisar e diagnosticar possíveis patologias que possam afetar o perímetro capilar. 

Neste post, compartilhamos as principais informações sobre o tema para que você identifique qual é o momento certo para procurar um tricologista e entenda tudo sobre esse profissional da saúde capilar. Confira! 

O que é e o que faz um tricologista?

De modo geral, o tricologista é o profissional responsável pelo couro cabeludo e por todos os pêlos encontrados no organismo humano.

A tricologia é uma extensão da medicina dermatológica dedicada a analisar a estrutura do fio, identificar possíveis irregularidades e, a partir desse diagnóstico, indicar o melhor tratamento para suprir as necessidades apresentadas pelo cabelo. 

Dentre as inúmeras irregularidades que afetam essa região do organismo, a queda de cabelo, o envelhecimento do fio, a foliculite e a caspa representam as principais queixas tratadas por um tricologista. 

Porém, apesar de serem as doenças mais comuns, é importante reforçar que o médico tricologista é capaz de atender qualquer outra alergia ou inflamação que interfira no equilíbrio dos cabelos e do couro cabeludo. 

Qual a diferença entre tricologista e dermatologista?

Afinal, quais são as diferenças entre um dermatologista e um tricologista? O dermatologista também não é capaz de cuidar da saúde do couro cabeludo? 

É extremamente comum confundir o trabalho de um dermatologista com o de um tricologista. Apesar dessas duas ocupações estarem na “mesma área” da medicina, ainda assim existe uma diferença entre esses dois profissionais. 

Sim, o dermatologista pode analisar e indicar os melhores tratamentos ao couro cabeludo, afinal, essa estrutura faz parte do tecido cutâneo, que é justamente a região estudada pela área da dermatologia. 

Porém, apesar do médico dermatologista ter um conhecimento básico para tratar a região, ele não tem uma especialização que o permita cuidar de todas as questões apresentadas pelo perímetro capilar.

O único profissional capaz de fazer um 360° por toda a estrutura dos cabelos e do couro cabeludo é o médico tricologista. Aí está a diferença entre os dois profissionais. 

Qual é o momento certo de procurar um tricologista?

Assim como qualquer especialidade da medicina, a tricologia só deve ser procurada quando o paciente desejar fazer exames de rotina ou quando o mesmo observar qualquer alteração na saúde capilar. 

O médico tricologista também pode ser procurado no caso de qualquer histórico familiar de doenças capilares – como a queda de cabelo, por exemplo. Dessa forma, é possível analisar a necessidade de qualquer tratamento preventivo. 

As principais causas de patologias capsulares estão relacionadas à hereditariedade, falta de nutrientes, medicamentosos, estresse, inflamações, alergias e doenças metabólicas, oncológicas e autoimunes. 

Veja abaixo as patologias mais comuns apresentadas pelos cabelos e pelo couro cabeludo

– Alopecia (perda ou queda de cabelo);

– Tricorrexis nodosa (quebra incentivada por fatores genéticos ou uso excessivo de ferramentas de calor);

– Dermatite seborreica e caspa (descamação do couro cabeludo);

– Foliculite (inflamação nos folículos pilosos);

– Envelhecimento capilar.

Agora que você já sabe tudo sobre o profissional que cuida da saúde capilar, basta avaliar as características apresentadas pelo seu fio e analisar a necessidade de um diagnóstico aprofundado. 

Quer ter acesso a mais dicas relacionadas à saúde capilar? Visite a página inicial do nosso blog e confira os conteúdos que preparamos para você! Esperamos sua visita!

Sair da versão mobile