Então o momento finalmente chegou: você está cogitando passar pela transição capilar. Depois de muitos anos vivendo numa sociedade que sempre esteve presa a padrões estéticos, surge uma esperança e a palavra empoderamento ganha força.
A cada ano que passa, mais espaço tem sido aberto para quem não se identifica com esses modelos de beleza e, consequentemente, mais pessoas autênticas têm surgido no cotidiano.
E é claro que os cabelos não poderiam estar fora dessa. Afinal, cachos e até mesmo ondas têm sido ofuscados por fios lisos há anos. Porém, com uma legião de mulheres se libertando das químicas e assumindo suas madeixas naturais, fica difícil não se juntar a elas, certo? É nesse instante que você se pergunta: estou pronta para a transição capilar?
Se esse pensamento chegou em sua mente, acredite, isso já é meio caminho andado. Estamos aqui para te apoiar e ajudar nessa jornada. Por isso, separamos nesse texto algumas informações e dicas essenciais para quem está cogitando passar por esse processo de mudança. Abra sua mente, seu bloquinho de notas e boa leitura!
Como é o cabelo em transição?
Os fios em transição tendem a ter uma característica peculiar comparado aos demais. O que é necessário ter em mente é que, em algum momento, eles apresentarão uma dupla texturização. Mas o que isso quer dizer?
A dupla textura é quando parte do fio está em sua forma natural e parte ainda está com química. Ou seja, o cabelo como um todo ficará mais volumoso na raiz, já que é o ponto de partida do crescimento, e com as pontas com o que restou de química.
Normalmente, esse momento representa a fase mais difícil de toda a transição, já que essa condição dos fios interfere bastante na harmonia do cabelo e mexe com a autoestima de quem está transicionando. Mas fique calma! Lidar com duas texturas diferentes pode ser mais fácil do que imagina.
A primeira coisa que deve ser feita nesse cenário é identificar qual é o seu tipo de fio natural. Uma vez que você descobrir o seu tipo de fio, será muito mais descomplicado procurar por produtos que atendam às suas necessidades. Afinal, seu cabelo é ondulado, cacheado ou crespo? E em qual classificação ele se encontra? Essas são as perguntas que você precisa responder.
O Big Chop
Uma vez que você sabe sobre a dupla texturização, é preciso entender o conceito de big chop pois eles normalmente caminham juntos.
O grande corte nada mais é do que cortar a parte alisada do seu cabelo em transição. Para algumas meninas essa pode ser uma decisão radical, para outras faz parte do processo. Quem decide a hora certa para fazê-lo é você mesma.
O que não dá para ignorar é que em algum momento esse corte vai ter que acontecer. Não é algo que dá para fugir por muito tempo. Por isso, tire um momento para você conhecer o seu cabelo e se conectar com ele. Aprenda novos penteados, faça trancinhas, aposte em acessórios e comece a idealizar um cabelo mais curtinho.
Paciência, foco no objetivo e investimento pessoal são pontos que precisam estar sempre presentes na sua trajetória para saber se está pronta para a transição capilar. Acredite, vai dar tudo certo!
Sem novidades: dê espaço ao cronograma capilar!
O cronograma mais uma vez aparece nas discussões sobre saúde capilar. É imprescindível seguir com uma rotina de cuidados quando a transição iniciar. Lembra-se no primeiro tópico, quando falamos sobre conhecer os seus fios? Pois bem, esse é o ponto de partida para começar a organizar sua agenda e ir atrás dos produtos necessários.
Hidratar, nutrir e reconstruir os cabelos vão ajudar a manter a fibra capilar equilibrada e saudável em todos os momentos da mudança. Inclusive, a hidratação possui um papel especial em meio a tudo disso, já que as pontas provavelmente ficarão ressecadas por conta do resto de química. Além do mais, linhas destinadas para cacheadas e crespas serão uma mão na roda para quando a raiz natural começar a crescer.
Sabemos que é um caminho difícil a ser percorrido, mas procure ao máximo resistir às tentações e manter seu objetivo sempre à vista. No final, quando tudo tiver acabado, você vai poder olhar para trás e ver como valeu a pena.
Mais uma vez: muita paciência e força! Quando menos perceber, estará desfilando por aí com suas madeixas naturais.
E você, leitora? Está pronta para a transição capilar? Conta pra gente nos comentários! <3