Tonalizar ou pintar o cabelo, qual é o mais indicado?

tonalizar-ou-pintar

Quando se trata de mudanças no visual ligadas ao cabelo, o cenário se torna o que conhecemos por 8 ou 80. Afinal, uma escolha errada pode afetar todo o resultado do procedimento que você escolheu fazer. Principalmente se esse procedimento envolver alterações na coloração dos fios como tonalizar ou pintar o cabelo. 

Chegar na tonalidade dos sonhos é o desejo de todas as pessoas que submetem os cabelos a um método de coloração. Porém, para alcançar o resultado esperado, é necessário saber o máximo possível sobre o que você deseja com essa coloração e até onde quer chegar. O ideal é idealizar o cabelo perfeito e, a partir daí, buscar a “matéria prima” que vai te ajudar nessa jornada. 

Essa “matéria prima” nada mais é do que o produto responsável por garantir a tonalidade dos sonhos. Popularmente conhecemos esses produtos pelo nome de tinta e tonalizante.

Mas, entre tonalizar ou pintar o cabelo, qual é o mais indicado?

A resposta para essa pergunta depende de até onde você quer chegar com a coloração. Se você ainda é nova nesse universo e não sabe muito bem sobre métodos colorantes, fique tranquila! Estamos aqui para te ajudar a entender tudo sobre essa técnica e seus dois produtinhos chave. Abra seu bloco de notas e anote nossas dicas! 

Tinta Permanente

A tinta permanente, como o próprio nome já diz, é uma coloração que tem o tempo de vida muito maior comparado a outras tinturas. Isso acontece devido a amônia presente em sua formulação, que age diretamente na camada interna dos fios, substituindo a cor do cabelo natural pela cor escolhida para o procedimento. 

Esse processo de substituição de cor compromete a estrutura original do cabelo pois, para que a nova tonalidade fixe nos fios, a amônia e outros oxidantes precisam se infiltrar na cutícula para retirar todo o pigmento natural e substituir por outro com a cor desejada.  

Devido a essa agressividade da química, os cabelos precisarão de uma agenda de tratamentos para não correrem o risco de ficarem com aspecto ressecado e toque áspero. Além disso, a tinta pode não ser compatível com outras químicas, portanto deve-se tomar bastante cuidado com combinações e sempre realizar o teste de mecha. 

Quanto ao poder de coloração, a tinta cobre 100% dos fios brancos, abre até 2 tons do cabelo natural e pode tanto clarear quanto escurecer as madeixas. 

Tonalizante ou Banho de Brilho

Em contrapartida, o tonalizante – popularmente conhecido como banho de brilho – é uma coloração semi permanente que promete um efeito de maquiagem nos fios. Ou seja, sua função é colorir a parte externa do cabelo, sem penetrar nas camadas internas e provocar grandes alterações. 

O tonalizante é menos agressivo por não conter amônia, mas, por conta disso, possui um tempo de vida muito menor nos fios, perdendo sua pigmentação no decorrer das lavagens. É indicado para quem quer realçar a cor natural e dar mais brilho às madeixas. Por ter uma composição mais suave, cobre apenas 70% dos fios brancos e não clareia os fios. 

Leia também: Saiba como funciona o tonalizante para cabelos e como usar

Vantagens e Desvantagens de cada produto

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada produto, é necessário saber suas vantagens e desvantagens e, com isso, entender qual deles atende melhor às suas expectativas

Começando pela tinta permanente, suas principais vantagens são: cor intensa e uniforme; cobre 100% dos fios brancos; tem ação duradoura; abre até 2 tons do cabelo natural; consegue tanto clarear quanto escurecer. 

Desvantagens: é incompatível com outras químicas, podendo causar reações adversas; é um produto agressivo por conter amônia e oxidantes; pode ressecar e danificar a estrutura capilar; é necessário retoque de raiz após 20 ou 30 dias.

Quanto ao tonalizante, suas principais vantagens são: tons mais suaves, sendo ótimo para quem não deseja grandes mudanças; fórmula livre de químicas agressivas; é compatível com outras químicas; fornece brilho e não resseca os fios; duração de 20 a 25 lavagens.

Desvantagens: tempo de vida curto, sendo necessário um retoque constante; cobre parcialmente os fios; não clareia e não escurece os cabelos. 

Agora é com você, leitora! Com base no que falamos acima, qual método de coloração é mais indicado para o seu cabelo? Deixe sua resposta nos comentários! 🙂

Coloque seu comentário aqui...