De uns anos para cá, os cabelos cacheados e crespos ganharam força entre as amantes de haircare e roubaram os holofotes no universo capilar.
Esse “boom” veio como uma forma de empoderamento, no qual muitas meninas aderiram às suas madeixas naturais para se desprender das amarras sociais onde só o liso é visto como um cabelo bonito.
Esse desprendimento da química formou uma nova legião de cacheadas e crespas, que hoje exibem suas madeixas com muito orgulho.
Porém, para quem ainda está no processo de transição capilar, é bastante comum ficar com a cabeça cheia de dúvidas. Especialmente quando o assunto é “tipo de cacho”.
Para sanar essa possível questão, elaboramos neste post uma forma simples de você descobrir o seu tipo de cacho e, de quebra, pegar algumas dicas de cuidados! Se interessou? Então se liga no que preparamos a seguir!
Tipos de cachos e como decifrá-los!
Primeiramente, é necessário entender que cada tipo de cabelo tem suas peculiaridades, que são ligadas, principalmente, ao formato dos fios.
A classificação dos cabelos se dá através de uma tabela de curvatura, que começa pelos fios lisos e termina nos fios crespos. Portanto, antes de entender sobre os cabelos cacheados, é necessário conhecer as características dos outros tipos de fio, ok?
Os cabelos lisos fazem parte da categoria tipo 1. Se um cabelo não possui ondulações e os fios são finos, a curvatura correspondente é a 1A. Se a fibra engrossar e pesar um pouco mais, é 1B e se as ondulações começarem a ficar evidentes, seu cabelo é 1C.
Seguindo para o restante da tabela, os cabelos “tipo 2” correspondem aos ondulados. O fio 2A possui pouca definição, 2B uma ondulação mais aberta e em 2C os cachos já são visíveis, onde o fio tem formato de “S”.
Iniciando a classificação dos cabelos cacheados, o 3A representa um cacho definido e levemente volumoso, o 3B tem aquele formato “S” um pouco mais fechado e no 3C, o fio se torna ainda mais fechado, se aproximando do formato de um “Z”.
Finalizando com a categoria das crespas, o primeiro tipo de fio é o 4A, que são fechados, mas que ao ficarem molhados, perdem um pouquinho da definição. O 4B refere-se àquele fio denso e um pouco frágil, em formato de molinha. Por último, o 4C é o próprio significado de crespo, sendo bem denso, super fechado e estreito.
Dicas para um cabelo cacheado de sucesso!
Agora que vocês já conhecem a tabela dos tipos de cachos, está na hora de entender os devidos cuidados que os cabelos cacheados e crespos precisam. Abaixo separamos algumas dicas de ouro quando o assunto é haircare para fios enroladinhos:
Primeiro de tudo: não lave seus cabelos todos os dias. O recomendado é levar, em média, 3 vezes na semana. A dica é focar na higienização do couro cabeludo, que costuma ser mais oleoso em cabelos muito cacheados/crespos. É imprescindível adquirir uma linha de shampoo e condicionador específica para esse tipo de fio.
Os cachos são naturalmente mais secos nas pontas, portanto, é imprescindível incluir um tratamento de hidratação em seu cronograma capilar. Cachos hidratados são mais fáceis de serem modelados quando estão macios e com brilho.
Além da hidratação, também é importante nutrir/umectar as madeixas. A nutrição será responsável por devolver a oleosidade natural do cabelo cacheado se ele estiver com aspecto seco, áspero, sem definição e sem brilho.
Caso necessário, a reconstrução também é bem-vinda, especialmente se você for adepta a procedimentos químicos capilares, uma vez que essas técnicas estimulam a perda de proteínas e aminoácidos essenciais para o desenvolvimento do fio.
Invista em produtos modeladores, ativadores de cachos ou cremes para pentear. A finalização do cacho faz toda a diferença para o look. Com os cabelos ainda molhados, passe um pouco do produto por toda extremidade do cacho e, com o auxílio dos dedos, amasse a mecha de baixo para cima algumas vezes. Sem segredo, né?
Quanto à secagem, nada de secador comum, a menos que você tenha um difusor. A secagem natural é a mais recomendada. Tire o excesso de umidade com uma toalha de algodão e deixe as madeixas secarem naturalmente.
Agora que você já conhece os tipos de cachos, fica muito mais fácil organizar um cronograma capilar que atenda às necessidades do fio! Para mais dicas relacionadas ao universo capilar, acesse a página inicial do nosso blog. Estamos te esperando!