selagem capilar

Quem é adepta a químicas capilares sabe muito bem sobre os danos que o cabelo pode sofrer depois de um procedimento. Alisamentos e tinturas, por exemplo, são técnicas muito comuns e que, de fato, oferecem resultados incríveis quando concluídos, mas, em longo prazo, podem danificar os fios por conta da agressividade dos componentes e da abertura das cutículas

Uma cutícula aberta é sinônimo de perda. Isso inclui a perda de água, nutrientes e até mesmo da própria química que foi aplicada nas madeixas. Todo esse prejuízo traz consequências como desidratação, enfraquecimento e queda, ou seja, tudo que não queremos que aconteça com o nosso cabelo. Para que as cutículas sejam devidamente fechadas e o fio fique saudável por mais tempo foi criado o procedimento chamado Selagem Capilar

É sobre esse tratamento que falaremos nesse post! Se você é fã de cuidados capilares e deseja sempre estar com a saúde e a beleza das madeixas em dia, esse post é para você. Abra seu bloco de notas e não deixe passar nada sobre esse tratamento que promete revigorar os fios que sofrem com a química! 

O que é Selagem Capilar?

A Selagem Capilar é um tratamento à base de queratina que tem a função de fechar as cutículas do fio, ou seja, selar toda a sua estrutura. A proteína usada é capaz de envelopar o fio, trazendo brilho, maciez e um tratamento altamente reconstrutor. 

A técnica é indicada principalmente às pessoas que passaram por algum procedimento químico e está com as madeixas danificadas e precisando de uma reposição de nutrientes. Sua frequência vai depender bastante do estado atual do seu cabelo, por isso o mais indicado é conversar com um profissional capilar para que seja feita uma avaliação. De maneira geral, ela pode ser feita de 2 a 3 meses. 

Benefícios do tratamento

Os benefícios da Selagem Capilar são bastante parecidos com os oferecidos por uma Escova Progressiva. Essa semelhança gera muita confusão no momento de se submeter a um processo, mas não podemos esquecer que a Selagem é um tratamento e não uma química, portanto, seu objetivo original é cuidar dos fios, não alisar. 

Explicado isso, vamos aos benefícios! Por apresentar queratina em sua composição, a técnica é capaz de oferecer um tratamento intenso e reconstrutor aos fios. O fechamento das cutículas garantirá que o cabelo seja menos poroso e tenha sua fibra realinhada. 

Além disso, o tratamento também confere hidratação, já que os fios tendem a ficarem ressecados quando estão danificados, e nutrição para reequilibrar a oleosidade natural e devolver os nutrientes perdidos enquanto as cutículas estavam abertas. 

O resultado é um cabelo alinhado, sem frizz e volume excessivos, com brilho e maciez espetaculares! 

Como funciona a Selagem Capilar?

A Selagem é um tratamento simples, podendo ser feito em casa, desde que seja orientado por um profissional de beleza especializado. Os produtos usados se resumem a um Shampoo de Limpeza Profunda, Condicionador e Máscara ou Ampolas de Queratina

O cabelo deve ser lavado com o Shampoo para que todos os resíduos sejam removidos e as cutículas estejam, inicialmente, bem abertas. Logo em seguida vem o condicionador, que irá moldar os cabelos de uma maneira mais eficaz. 

Por fim, é aplicada a queratina nos fios. Por ser ativada através do calor, é necessário o uso de uma prancha para que o produto, de fato, feche a cutícula e cumpra com o seu papel. O ideal é passar a prancha algumas vezes na mesma mecha, garantindo a eficiência do tratamento. 

Lembre-se!

Antes de realizar qualquer tratamento, certifique-se da situação atual do seu cabelo com um profissional capilar de confiança. A Selagem é indicada para todos os fios, mas tudo dependerá do estado de saúde que eles se encontram!

Agora nos conte, leitora! Você já experimentou o tratamento de Selagem? Conta pra gente nos comentários! 

Coloque seu comentário aqui...