Independente se o cabelo for virgem ou quimicamente tratado, uma coisa é certa: o fio sempre estará propenso a perder nutrientes no decorrer do seu desenvolvimento.
Seja por meio da realização de procedimentos químicos ou pelo contato com agentes externos, esse é um quadro natural em seu ciclo.
Responsável por recuperar os nutrientes perdidos pelos cabelos, a nutrição é capaz de potencializar os resultados da hidratação e antecede a etapa de reconstrução capilar, sendo considerada como um dos passos mais importantes da agenda de tratamentos.
Neste post, contamos tudo sobre a nutrição capilar e apresentamos seus principais benefícios. Por isso, se você tem curiosidade de saber como o tratamento atua sobre os fios, fique de olho no que preparamos a seguir!
O que é a Nutrição Capilar e para que ela serve?
A nutrição capilar tem o intuito de repor os nutrientes que foram perdidos ao longo do tempo ou devido à ação de substâncias químicas e radicais livres.
Responsável por potencializar os resultados da hidratação e reter a umidade na fibra capilar, a nutrição reduz os quadros de ressecamento, evitando que o fio sofra com os sinais de frizz, opacidade e aspereza.
Além disso, o tratamento também torna os cabelos mais resistentes, uma vez que protege a estrutura capilar e auxilia na regeneração das áreas altamente fragilizadas.
O segredo para uma nutrição eficaz está na fórmula dos produtos de tratamento. A dica é investir em cosméticos enriquecidos com cerâmicas, óleos vegetais e manteigas, que são ricos em lipídios e intensificam os cuidados da técnica.
Quais são os benefícios garantidos pelo tratamento?
Os benefícios promovidos pela nutrição capilar giram em torno da reposição hidrolipídica. Em outras palavras, as vantagens são apenas uma resposta da recuperação dos nutrientes perdidos pelo cabelo.
Por serem ricas com propriedades umectantes, as nutrições têm o poder de reforçar a barreira de proteção oferecida pela oleosidade natural. Essa ação é responsável tanto por proteger os fios contra agressores externos, quanto por fechar as cutículas e reduzir a porosidade capilar.
Além disso, a nutrição também tem o potencial de proporcionar um tratamento antioxidante aos cabelos. À técnica reverte os danos causados por agentes externos e repara os sinais de envelhecimento precoce, conferindo muito mais maciez, brilho e jovialidade às madeixas.
Como fazer a Nutrição Capilar?
A nutrição capilar pode ser feita uma vez por semana ou de acordo com as necessidades apresentadas pelo seu fio de cabelo. O ideal é conversar com um profissional de confiança e decidir, junto a ele, uma frequência assertiva para realizar o tratamento.
De modo geral, a nutrição consegue ser feita de duas formas principais: pela aplicação de uma Máscara ou Ampola de Nutrição ou através da técnica de Umectação Capilar.
Optando pela primeira opção, basta investir em uma boa máscara de nutrição e seguir as recomendações de uso indicadas pelo fabricante. O tratamento pode ser feito no decorrer do banho!
Com os fios limpos, aplique o produto do comprimento às pontas, aguarde o tempo de ação necessário e enxágue os cabelos com água fria.
Já se você escolher pela Umectação Capilar, a dica é investir em um óleo vegetal que atenda às necessidades do seu fio. O segredo é aplicar o óleo por toda a extensão do fio, de forma que o ingrediente enluve as mechas. Feito isso, basta aguardar o tempo de ação de 40 min a 2h e enxaguar os cabelos abundantemente.
Gostou de saber mais sobre a nutrição capilar? Para ter acesso a mais conteúdos relacionados ao universo da beleza, visite a página inicial do nosso blog! Estamos esperando por você!