Escova Progressiva

Saiba como utilizar o óleo de rícino nos cabelos

Se você está sempre ligado nos temas que rodeiam o universo da beleza, você com certeza já ouviu falar sobre o Óleo de Rícino. De origem 100% natural, o ingrediente é riquíssimo em ômega 3, ômega 9, vitamina E e uma série de sais minerais, que, juntos, atuam como um boost nutritivo e reparador à saúde dos cabelos. 

Multifuncional, o óleo é oferecido tanto em sua forma natural, sem intervenções químicas, quanto misturado com outros ingredientes durante a formulação de cosméticos capilares. Essa multifuncionalidade também aparece em sua utilização, que varia de acordo com as necessidades do seu fio de cabelo. 

Nesse post, te contamos um pouco mais sobre os benefícios que esse ingrediente promete à saúde capilar e ensinamos a como utilizar o Óleo de Rícino no tratamento dos cabelos. Dá só uma olhada! 

Faça uma Umectação com o Óleo de Rícino!

A Umectação com Óleo de Rícino é uma das alternativas mais utilizadas quando se pensa em inserir o ingrediente nas rotinas de haircare. Além de hidratar profundamente e recuperar os nutrientes perdidos pela fibra capilar, o óleo também auxilia no fechamento das cutículas, favorecendo a reversão dos quadros de ressecamento excessivo. 

Para esse tratamento, basta massagear o couro cabeludo com um pouquinho do óleo e depois aplicar o ingrediente por todo o comprimento dos cabelos. Passado o tempo de ação de 2 horas, é só finalizar a Umectação com uma lavagem composta por Shampoo e Condicionador. 

Leia também: Umectação para cabelos: perguntas respondidas

Use-o para potencializar o crescimento capilar!

Graças ao ômega 6 e 9 presentes no Óleo de Rícino, o ingrediente é considerado um poderoso aliado no fortalecimento e crescimento capilar. Esses dois nutrientes são responsáveis por aprimorar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo, por dar mais volume aos cabelos e por estimular o desenvolvimento dos folículos pilosos – local onde os fios nascem. 

A utilização do ingrediente com essa finalidade é super simples e prática. Basta misturar duas colheres de sopa de Óleo de Rícino com duas gotas de Óleo Essencial de Alecrim. Feito isso, é só mergulhar a ponta dos dedos nessa mistura e massagear suavemente o couro cabeludo. 

Além dessa alternativa convencional, também é possível encontrar o Óleo de Rícino em alguns tônicos e produtos de fortalecimento capilar, como é o caso da Linha Force Hair, da Prohall Cosmetic, que utiliza o ingrediente como um de seus pilares principais. Vale a pena conferir! 

Finalize os fios com o ingrediente!

Assim como a maioria dos óleos vegetais, o Óleo de Rícino pode e deve ser utilizado como finalizador capilar. O ingrediente é capaz de intensificar a hidratação da fibra capilar, auxiliar na selagem das cutículas e promover mais maciez e brilho às madeixas. 

Além disso, o Óleo de Rícino também consegue atuar como protetor térmico. Suas propriedades são responsáveis por construir uma película protetora em volta do fio, evitando que o cabelo se danifique ou perca umidade quando for submetido a uma ferramenta de calor

Basta pingar algumas gotinhas do óleo na palma das mãos e aplicar por todo o comprimento e pontas dos fios. 

Utilize o Óleo de Rícino no combate à caspa!

Por fim, o ingrediente também consegue ser utilizado no tratamento da caspa. Devido às suas propriedades anti inflamatórias e antifúngicas, o Óleo de Rícino auxilia no combate aos microorganismos causadores da dermatite seborreica, que, além de causar a descamação do couro cabeludo, também provoca coceira e vermelhidão da região. 

A utilização do ingrediente com esse propósito é bastante parecida com o passo a passo de uma Umectação. Basta aquecer o óleo através de uma massagem suave no couro cabeludo, aguardar em média 20 minutos e enxaguar os fios com uma lavagem convencional. 

Leia também: Dermatite no couro cabeludo: como cuidar

Viu só como é fácil utilizar o Óleo de Rícino nos cabelos? Deixa aí nos comentários quais dessas técnicas você já usou em seus rituais de haircare! 😉