pontas duplas

Se tem um “perrengue capilar” que toda amante de haircare já passou, esse perrengue são as pontas duplas.

Seja em cabelos longos ou curtinhos, as pontas duplas tendem a aparecer em algum momento da vida. O fenômeno é algo totalmente natural e depende única e exclusivamente de você para regredir. 

Porém, todo mundo sabe que nem sempre o natural é sinônimo de simplicidade. Mesmo que o quadro seja comum, as pontas duplas podem ser bastante insistentes se não forem tratadas da forma correta.

Alguns hábitos rotineiros auxiliam bastante para o surgimento do quadro, fazendo com que ele seja ainda mais difícil de ser controlado. 

Neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre o tema e compartilhamos algumas dicas mais do que especiais para tratar e evitar o cabelo com pontas duplas.

Por isso, se você quer saber como se livrar desse problema, fique atento ao conteúdo que preparamos a seguir!

Afinal, o que causa as pontas duplas?

O ressecamento é o principal motivador das pontas duplas. Basta analisar a estrutura capilar danificada para comprovar esse fato.

Normalmente, quando as pontas assumem essa condição, o restante da estrutura capilar também tende a estar enfrentando algumas irregularidades, como aspereza, opacidade e frizz excessivo

Esse gap em água e nutrientes pode ocorrer devido a uma série de fatores! A falta de cuidados básicos e a utilização de ferramentas de calor são os principais.

Ambos são capazes de favorecer a perda de substâncias e estimular os quadros de ressecamento, fazendo com que o cabelo fique mais propenso a desenvolver esse tipo de condição. 

Além disso, também existem os fatores naturais, como ocorre com os fios cacheados e crespos, por exemplo. A umidade natural produzida pelo couro cabeludo dos cabelos cacheados e crespos não consegue percorrer toda a estrutura capilar, uma vez que o seu grau de curvatura é muito elevado e dificulta esse transporte. 

Essa característica faz com que os cachos sejam naturalmente mais ressecados que o normal, portanto, os sinais de pontas duplas tendem a ser mais evidentes. 

Quais são os cuidados necessários para reverter esse quadro?

A melhor forma de tratar as pontas duplas, assim como qualquer outro quadro de ressecamento, é apostando nas hidratações capilares!

No mercado da beleza, existem linhas completas destinadas a esse tipo de tratamento. Basta investir naquela que mais atende às necessidades do seu tipo de fio e iniciar a sua rotina de autocuidado!

O ideal é que, pelo menos uma vez na semana, seja aplicada uma Máscara ou Ampola de Tratamento, do comprimento às pontas, para recuperar os nutrientes perdidos pelo fio de cabelo ao longo do tempo. É possível enxergar os resultados a partir da primeira aplicação! 

Outro cuidado que pode auxiliar bastante na recuperação das pontas duplas é a finalização capilar. Especialmente se você não abre mão de utilizar ferramentas de calor diariamente! 

Aposte em Leave-Ins, Cremes de Pentear e finalizadores enriquecidos com Ceramidas, Silicone e Glicerina, que são altamente emolientes e conseguem reter a umidade dentro da fibra capilar. 

Além desses cuidados básicos, também existe a Cauterização Capilar, um tratamento considerado como o “salvador” dos cabelos ressecados e danificados.

Enriquecido com Queratina Líquida, o procedimento é responsável por reparar as áreas danificadas do fio e auxiliar na reposição de nutrientes, tornando os cabelos muito mais fortes e saudáveis. 

Considere fazer um corte reparador!

Mesmo que o corte reparador seja temido por uma série de beauty lovers que desejam preservar o comprimento de suas madeixas, é importante reforçar que esse recurso pode ser uma das melhores escolhas que você pode fazer pelo seu fio. 

Afinal, ao remover as áreas danificadas, você permite que o cabelo cresça com mais força, equilíbrio e saúde. Consulte um profissional de confiança e converse com ele a respeito dessa possibilidade.

Agora que você já sabe o que causa e como tratar as pontas duplas, fica muito mais fácil alcançar cabelos saudáveis e cheios de vida!

Conta pra gente nos comentários quais dos tratamentos citados acima já fazem parte da sua rotina de cuidados! Estamos curiosos para saber!

Coloque seu comentário aqui...