O cabelo loiro ainda conquista o coração de mulheres e homens ao redor do mundo por apresentar um tom clássico e atemporal. Sem contar, é claro, do impacto visual que ocorre ao clarear os fios, já que “ficar loira” é uma tremenda transformação. Porém, as madeixas mais claras exigem alguns cuidados especiais se comparados a outros fios
O intenso – e duradouro – processo de descoloração capilar é um pouco agressivo à saúde dos cabelos, uma vez que a química consegue retirar água, nutrientes e vitaminas essenciais ao núcleo dos fios. Esse mix de prejuízos não é tão levado a sério por alguns, mas pode deixar os cabelos ressecados e fracos, sendo necessário um tratamento preparatório e subsequente.
Por isso, se você já faz parte desse time ou está pensando na possibilidade de ter o cabelo loiro, é necessário saber os cuidados essenciais para mantê-lo sempre saudável e bonito. Para isso, separamos nesse texto as principais responsabilidades que você precisa cumprir uma vez que for dona de cabelos claros.
Abra seu bloco de notas, registre nossas dicas e tenha uma boa leitura!
Fuja dos banhos de água quente!
Banhos de água quente são mais do que bem vindos naqueles dias agitados e cansativos do nosso dia a dia. Porém, já não é mais novidade para ninguém que a água em altas temperaturas é uma inimiga à saúde dos fios, principalmente se eles forem loiros.
O motivo disso é porque o calor de forma geral é responsável por roubar a umidade presente nos cabelos, intensificar o frizz e desregular a oleosidade natural do couro cabeludo, fazendo ele produzir ainda mais óleo e, consequentemente, deixar a estrutura capilar desequilibrada.
Sem contar que, durante o processo de descoloração dos fios, muita umidade é retirada da fibra capilar. Portanto, para evitar ainda mais ressecamento e driblar os demais problemas citados, a primeira dica é lavar os fios com água morna ou fria e fugir ao máximo de banhos muito quentes.
Capriche nas hidratações!
Hidratar os cabelos por si só já é um cuidado extremamente importante. Nas madeixas loiras esse tratamento tem que ser redobrado, visto que um dos pontos negativos ocasionado pelos processos químicos é o ressecamento e enfraquecimento capilar.
Esses danos, quando unidos a falta de nutrientes essenciais à fibra, pode acarretar não só na desidratação, como também na opacidade e porosidade da estrutura dos fios. Em casos mais extremos, quando o tratamento não é feito com frequência, o fio pode chegar a quebrar e até mesmo cair.
Portanto, se você tem cabelo loiro e descolorido, é imprescindível o investimento numa boa máscara ou ampola de hidratação e na organização de um cronograma capilar para que os tratamentos pós química sejam feitos periodicamente, pelo menos uma vez por semana.
Óleo capilar é a salvação das pontas danificadas
Apesar dos óleos capilares ainda não serem tão bem quistos pelos brasileiros devido ao medo da oleosidade, o produto conta com propriedades altamente nutritivas e reparadoras, sendo considerado a salvação das famosas pontas duplas.
A ação dos óleos reparadores é capaz de nutrir profundamente a estrutura capilar e concentra todo o seu poder de tratamento nas pontas, que costumam ser mais secas e danificadas. Os resultados já são visíveis logo após a primeira aplicação, onde os fios assumem um semblante disciplinado, ficam livres de pontas duplas e com o frizz reduzido.
Inclusive, a aplicação do produto é bastante rápida e simples. Basta pingar algumas gotinhas do óleo na palma das mãos e aplicar suavemente na extensão dos fios secos ou úmidos, evitando a raiz e o couro cabeludo.
Leia também: Umectação para cabelos: perguntas respondidas
Invista numa linha de tratamento pós química
A aquisição de uma linha completa de cuidados pós química é essencial para quem deseja manter os fios loiros sempre saudáveis, bonitos e cheios de vitalidade.
É indicado investir em linhas de tratamento com shampoos, condicionadores e máscaras que promovam a cicatrização capilar. Produtos com propriedades cicatrizantes são responsáveis por reparar os principais danos causados pela coloração e driblar problemas como opacidade, ressecamento e quebra.
Portanto, converse com um profissional de confiança e avalie junto com ele qual linha apresentará os melhores resultados às necessidades do seu cabelo.
Gostou das nossas dicas, leitora? Conta pra gente nos comentários como você faz para ter um cabelo loiro saudável! Estamos animados para saber! 🙂