Limpar a pele todos os dias com sabonete facial é importante para remover o excesso de óleo produzido naturalmente pelo rosto e para retirar as impurezas depositadas por agentes externos e radicais livres. Mas será que só a limpeza realizada com sabonete é o suficiente para higienizar o rosto por completo?
A resposta para essa pergunta é um grande e poderoso não. A higienização feita diariamente com o sabonete auxilia bastante na remoção de impurezas, mas, pelo menos uma ou duas vezes por semana, é necessária uma limpeza um pouco mais intensa, capaz de remover as sujeiras que estão impregnadas nos poros.
Essa limpeza profunda é realizada através da esfoliação e é justamente sobre ela que falaremos nesse post. Portanto, se você deseja saber todos os benefícios dessa técnica, que tem a função de potencializar o ritual de skincare, fique de olho no que vem a seguir e aprenda a fazer uma esfoliação facial caseira!
Tudo sobre a técnica de Esfoliação Facial
A Esfoliação Facial nada mais é do que uma limpeza profunda responsável pela renovação celular e realizada com dermocosméticos enriquecidos com micropartículas esfoliantes – grânulos microscópicos que auxiliam na remoção das impurezas impregnadas na pele.
Por gerar um certo atrito sob a pele, alguns produtos esfoliantes utilizam ácidos descamativos no lugar dessas micropartículas como uma forma de preservar ainda mais a saúde da cútis e não irritar as peles sensíveis.
A técnica apresenta inúmeros benefícios à pele, que vão muito além da limpeza. A Esfoliação é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo do rosto e remover não só as células mortas da cútis, como também a camada córnea, deixando a pele muito mais macia, lisa e uniforme. Inclusive, essa melhora na textura permite que os poros absorvam com muito mais eficácia os cremes, óleos e séruns de tratamento.
Além disso, uma boa Esfoliação também é capaz de reduzir a oleosidade produzida pelo rosto e atenuar as rugas e linhas de expressão, uma vez que favorece a produção de colágeno e, assim, recupera a firmeza da pele.
Indicações e frequência
O método de Esfoliação Facial é indicado para todos os tipos de pele, independente se ela é seca, oleosa, mista, normal ou sensível. O que vai mudar é apenas o produto usado e a frequência de esfoliações semanais.
A sensação de pele macia e lisinha pode ser bastante perigosa aos que almejam uma cútis saudável e cheia de vida. Com a textura lisa e uniforme, a pele fica visivelmente mais bonita e tanto os dermocosméticos, quanto a maquiagem aderem muito melhor ao rosto.
Porém, apesar de promover maravilhas à cútis, é estritamente proibido realizar a Esfoliação diariamente. O método deve ocorrer de 2 a 3 vezes na semana em peles oleosas e apenas uma vez na semana em peles secas e sensíveis.
Essa recomendação é feita porque, quando realizado frequentemente, o método pode comprometer a camada hidrolipídica da pele, deixando a epiderme mais exposta aos radicais livres e favorecendo o ressecamento. Além disso, o atrito constante das micropartículas presentes nos esfoliantes pode provocar pequenos cortes no rosto, deixando a pele suscetível a infecções. Por isso, vá com calma!
Como fazer uma Esfoliação Facial Caseira
Independente dessas recomendações, a Esfoliação Facial é um tratamento 100% seguro e que pode ser feito em casa, na tranquilidade do seu banheiro. Inclusive, é super possível criar o seu próprio esfoliante facial, usando ingredientes não convencionais, encontrados na cozinha.
A mistura de uma colher de mel com uma colher de açúcar é tiro e queda às peles oleosas, já que o açúcar remove as células mortas e o mel auxilia na remoção de resíduos mais profundos. Já a mistura de uma colher de mel com uma colher de aveia é perfeita às peles secas, uma vez que a aveia favorece a produção de colágeno e retém a hidratação na pele. Demais, não é mesmo?
A aplicação do esfoliante também não tem muito segredo. Basta aplicar o produto sob a pele seca ou levemente úmida e, com o auxílio dos dedos, fazer movimentos suaves e circulares durante 2 minutos. Em seguida, é só enxaguar bem o rosto com água corrente e usar um hidratante para evitar o ressecamento. Caso o processo seja feito durante o dia, não esqueça do protetor solar, ok?
Leia também: Máscaras faciais para testar hoje mesmo
Viu só como é fácil fazer uma Esfoliação Facial Caseira, leitora? Deixe aqui embaixo, nos comentários, se essa técnica já faz parte dos seus rituais de skincare! Estamos doidos para saber! 🙂