Você sabia que, assim como os fios de cabelo, a pele do rosto também precisa de um cronograma de cuidados para se manter equilibrada? Além dos clássicos rituais de skincare, que devem ocorrer diariamente, também são recomendados alguns tratamentos complementares ao longo do mês.
Mesmo que a pele receba um cuidado diário – como a limpeza, a hidratação e a proteção solar -, ela ainda assim precisa de alguns cuidados secundários para que as suas estruturas consigam absorver os produtos de rotina e, dessa forma, ter uma boa resposta do tratamento investido.
Nesse post, compartilhamos todas as informações que você precisa saber para fazer um cronograma facial em casa. A fim de facilitar a compreensão do tema, dividimos essa agenda de tratamento em cuidados diários, semanais e mensais.
Ficou curiosa para saber mais sobre o assunto? Então dá uma olhada no que preparamos a seguir!
Cuidados diários: manutenção!
Cuidar da pele é sinônimo de dedicação. Por isso, não se engane! É necessário ter muito empenho no momento de tratar a cútis. A fim de alcançar ótimos resultados com o seu cronograma facial, é necessário criar uma rotina de cuidados diários com a saúde da pele.
Basicamente, tudo o que você vai precisar fazer é dividir essa rotina em duas etapas: cuidados matutinos e cuidados noturnos. Para ambas as etapas, será fundamental a aplicação de alguns produtos destinados à manutenção da pele, ou seja, tratamentos que vão manter o equilíbrio desse tecido tão importante à saúde do organismo.
Nos cuidados matutinos, tudo o que você vai precisar fazer é limpar a sua pele com algum sabonete facial que atenda às necessidades do seu rosto, aplicar um hidratante que também converse com o seu tipo de pele e passar um protetor solar que garanta a proteção não só contra a luz do sol, como também contra a luz azul – que é emitida por lâmpadas de led, por notebooks e por celulares.
Já nos cuidados noturnos, é necessário limpar a pele novamente com o sabonete facial e complementar essa limpeza com um demaquilante ou água micelar – caso esteja utilizando maquiagem. Assim como nos cuidados matutinos, a hidratação também se repete, podendo aparecer tanto no rosto, quanto na área dos olhos.
Para finalizar, basta aplicar uma Vitamina C ou algum outro produto revitalizante que favoreça a produção de colágeno e reduza os sinais do envelhecimento precoce.
Cuidados semanais: aperfeiçoamento!
Se por um lado os cuidados diários prometem a manutenção da saúde cutânea, os cuidados semanais, por outro lado, promovem o aperfeiçoamento desse aspecto saudável.
Realizados de uma a duas vezes na semana, esses tratamentos serão introduzidos como uma forma de potencializar os resultados do cronograma facial.
De modo geral, os cuidados semanais se resumem na aplicação de produtos esfoliantes, máscaras de tratamento e peelings revitalizantes. Cada um deles atuará em algum foco específico da pele.
Enquanto os esfoliantes vão remover as impurezas que o sabonete não conseguiu retirar sozinho, as máscaras e peelings são responsáveis por complementar os outros tratamentos, podendo atuar na hidratação, na nutrição, no controle de poros e até mesmo no rejuvenescimento da pele.
Os esfoliantes podem ser utilizados uma vez por semana pelas pessoas que apresentam peles normais e secas e duas vezes na semana por aquelas que possuem peles mistas e oleosas.
A mesma frequência deve ser aplicada às máscaras de tecido e de argila. Já os clareadores de manchas e os ácidos destinados ao tratamento de rugas e linhas finas devem aparecer uma vez na semana ou a cada quinze dias – tudo vai depender da orientação do seu dermatologista.
Cuidados mensais: tratamento!
Em contrapartida, os cuidados mensais vêm com a proposta de trabalhar sobre os desequilíbrios naturais correspondentes ao seu tipo de pele. Em outras palavras, esses tratamentos vão atuar em cima das necessidades da cútis, como a redução da acne presente nas peles oleosas ou o ressecamento excessivo das peles que são naturalmente secas.
Devido ao seu altíssimo poder de revitalização, esses cuidados devem ser realizados apenas uma vez ao mês. Dentre eles, podemos citar as limpezas de pele, as máscaras de mentol, os peelings com ácido retinóico e até mesmo a depilação com pinças e aparelhos elétricos.
É importante reforçar que, independente do procedimento a ser realizado, é fundamental consultar um dermatologista. Só assim você terá certeza de que esse tratamento será eficaz e não prejudicará o equilíbrio da saúde cutânea. Consulte-se!
Agora é com você, leitora! Conta para a gente nos comentários quais desses cuidados citados acima já fazem parte do seu cronograma facial! Estamos curiosos para saber!