Os cuidados pré e pós química ainda rendem dúvidas na cabeça de quem não abre mão de uma boa escova progressiva. Afinal, todo mundo sabe que a química é uma via de mão dupla!
Ao mesmo tempo que ela cuida da estética do fio, também é responsável por danificar sua estrutura.
Por isso, quando se trata da saúde capilar, todo cuidado é pouco. Antes de realizar qualquer procedimento químico, é recomendado que os níveis de umidade e nutrientes estejam equilibrados.
Esse tratamento de hidratação e nutrição também deve aparecer depois da química, já que o processo em si é responsável por roubar água, proteínas e vitaminas essenciais.
Mas e a reconstrução capilar? Ela também não faz parte dos cuidados básicos de haircare?
A resposta para essas perguntas é: sim, a reconstrução precisa aparecer quando falamos de escova progressiva e outras químicas, mas ela tem o seu momento certo para dar as caras.
Abaixo explicamos um pouco mais sobre esse tratamento e como a reconstrução pode ser feita em casa. Por isso, já deixe aberto o seu bloquinho de notas e aproveite nossas dicas!
A reposição de proteínas feita pelo tratamento reconstrutor
Antes de saber os benefícios da reconstrução, é necessário compreender um pouquinho mais sobre o interior do fio de cabelo.
A queratina constitui 90% da estrutura capilar, representando uma proteína natural produzida pelo fio. É ela quem garante a resistência da estrutura capilar e a torna menos propícia à quebra e/ou a queda.
Assim como a umidade, vitaminas e diversos nutrientes, a queratina também é perdida devido a agentes externos e químicas, sendo necessária a sua reposição de tempos em tempos.
A reconstrução vem justamente para repor toda a massa perdida e, com isso, encorpar o fio e recuperar a força das madeixas. Além disso, o cuidado também promove o equilíbrio da elasticidade capilar, deixando o cabelo mais flexível e cheio de movimento.
Escova Progressiva e Reconstrução
As escovas progressivas, assim como outros procedimentos químicos, possuem substâncias em suas fórmulas que, para agirem de forma eficaz, precisam alterar a estrutura natural do fio.
Acontece que, durante essa alteração, algumas ligações de aminoácidos são quebradas na fibra capilar. Essas ligações são responsáveis pela resistência e vitalidade do fio, portanto, o seu rompimento é sinônimo de enfraquecimento e opacidade.
A reconstrução capilar deve aparecer logo após a escova progressiva como uma forma de restaurar as fibras e recuperar as proteínas perdidas em meio ao procedimento.
Sem contar, é claro, na melhoria de sua força e resistência, que são as principais responsáveis por manter os fios bem firmes e livres do risco de queda e/ou quebra.
Além da reconstrução, também é indicada a aplicação de máscaras de hidratação e nutrição para equilibrar o pH capilar e trazer de volta o brilho extraordinário das madeixas.
Aplicação e frequência do tratamento
Não existem muitos segredos no momento de fazer uma reconstrução capilar em casa. Basta investir em produtos de qualidade e respeitar o tempo de ação das máscaras e cremes reconstrutores!
Antes de iniciar o tratamento, é importante que os fios estejam devidamente preparados. Para isso, é recomendado que ocorra uma higienização com um Shampoo de Limpeza Profunda para deixar o os cabelos livres de resíduos.
Além do shampoo, também é interessante se preocupar com o condicionamento dos cabelos. A reconstrução pode deixar os fios um pouco “pesados”, portanto, o condicionador vem para estimular a maleabilidade dos fios e potencializar o toque macio dos cabelos.
Ademais, deve-se investir em máscaras e ampolas de reconstrução profissional, que tenham queratina, colágeno, arginina e/ou cicatri-ceramidas em sua formulação, visto que essas são as proteínas mais eficazes para a recuperação da força capilar.
Por último, a reconstrução é um tratamento que deve ser feito apenas uma vez ao mês para quem possui os cabelos saudáveis e quinzenalmente para quem sofre com danos mais sérios. O cuidado é intenso e os resultados conseguem ser vistos na primeira aplicação!
Agora é contigo, leitora! Divide com a gente nos comentários quais são os principais cuidados que você tem com o seu cabelo após uma boa escova progressiva. Estamos ansiosos para saber!
Acessando a página inicial do nosso blog, você confere mais dicas relacionadas ao universo capilar! Esperamos pela sua visita!
Posso fazer uma reconstrução antes de alisar no mesmo dia?
Olá, tudo bem?
O indicado é fazer a reconstrução depois do alisamento para restaurar os fios!