Se engana quem pensa que a hidratação é a única aliada dos fios loiros e descoloridos! Após passarem por um processo de clareamento, os cabelos ficam muito mais expostos a ação dos agentes externos!
A radiação UV, o calor emitido pelos secadores e até mesmo a água do chuveiro podem se tornar fatores de risco para deixar os cabelos ressecados e amarelados.
Porém, apesar de ficarem um pouquinho mais delicados, cuidar dos fios loiros não é um bicho de sete cabeças! Com o avanço da tecnologia na indústria da beleza, hoje, existem tratamentos simples e extremamente eficazes para manter a saúde dos fios. Matizar o cabelo é um ótimo exemplo do que estamos falando!
Além de evitar a oxidação da nova cor, o tratamento também é capaz de revitalizar os fios loiros. Neste post, te contamos os principais benefícios em aderir a técnica e mostramos um passo a passo de como matizar o cabelo em casa. Confira!
Primeiramente, o que é a Matização Capilar?
A Matização Capilar é uma técnica responsável por corrigir a cor dos fios loiros e descoloridos. Alguns hábitos rotineiros, como os banhos de água quente e a utilização de ferramentas de calor, são capazes de favorecer a oxidação dos cabelos, deixando as madeixas levemente amareladas.
O ato de matizar os cabelos, vem com a proposta de neutralizar essas nuances indesejadas e uniformizar a tonalidade principal dos cabelos, conferindo aquele loiro saudável, vibrante, duradouro e cheio de vitalidade!
Normalmente, a técnica de Matização Capilar é feita com produtos matizadores, como o Shampoo Roxo (ou Desamarelador, como é conhecido popularmente), as Máscaras Matizadoras ou kits completos voltados à essa necessidade.
Qual é o jeito certo de matizar o cabelo?
Matizar o cabelo, em si, não é uma tarefa complicada. Só é necessário se atentar ao passo a passo do produto utilizado. Mesmo que o processo seja simples, cada marca tem uma forma específica para produzir os seus produtos matizadores. Por isso, antes de aplicar qualquer substância sob os fios, certifique-se de conferir o rótulo produzido pelo fabricante.
De modo geral, o processo de matização consiste em lavar os cabelos com um Shampoo Matizador, enxaguar abundantemente e aplicar uma Máscara de Tratamento que tenha a mesma finalidade. A seguir, mostramos um passo a passo detalhado do tratamento:
1. Com os fios úmidos, aplique o Shampoo Matizador por toda a extensão capilar e deixe o produto agir por alguns minutinhos.
2. Enxague os cabelos abundantemente e, com os cabelos ainda úmidos, aplique a Máscara Matizadora do comprimento às pontas.
3. Aguarde o tempo de ação indicado pelo fabricante e enxágue.
4. Por fim, aplique um Condicionador ou Leave-In e finalize à gosto!
Por fim, quais são os cuidados após o procedimento de matizar o cabelo?
Os cuidados após matizar o cabelo são semelhantes aos cuidados pós-química!
Além de organizar um cronograma capilar que atenda às necessidades dos cabelos tingidos e descoloridos, também são necessários alguns cuidados especiais para prolongar a cor dos fios.
Primeiramente, fuja de receitinhas caseiras! Acredite, após uma química, o seu fio vai precisar de um tratamento de qualidade para se manter saudável. Então, com a ajuda de um profissional, monte um cronograma adequado e invista em uma boa linha de tratamento, ok?
Recentemente, a Prohall Cosmetic lançou a linha All Blond, desenvolvida especialmente para os fios loiros e descoloridos. Composta por Shampoo, Máscara e Spray Matizadores, a linha repara os danos ocasionados pela química, hidrata os cabelos profundamente e neutraliza as nuances amareladas, devolvendo o semblante saudável às madeixas.
Além disso, também é importante se atentar a aplicação dos produtos! Como citamos no tópico acima, os produtos matizadores costumam ter o seu próprio tempo de ação.
Por isso, antes de aplicar qualquer substância sobre os fios, confira o rótulo disponibilizado pelo fabricante. Assim, é possível evitar manchas e outros problemas indesejados!
No mais, evite alguns hábitos maléficos presentes no dia a dia, como lavar os cabelos com água quente e recorrer frequentemente às ferramentas de calor – como secadores, pranchas e modeladores -, que podem evidenciar a oxidação da nova cor.
E você, leitora? Já aderiu às técnicas de matização em sua rotina de cuidados capilares? Conta para a gente nos comentários!