As tendências do universo capilar mudam de tempos em tempos. Todos os anos são lançados novos serviços que atendem às necessidades do momento.
Porém, apesar dessa alta rotatividade, ainda existem técnicas queridinhas entre os beauty lovers, que, independente das tendências, permanecem em alta por muitos e muitos anos.
Os alisamentos são ótimos exemplos! Mesmo em meio a uma série de técnicas capilares, as escovas progressivas ainda continuam em evidência.
O aspecto liso, alinhado e sem volume proporcionado pelo método, facilita a finalização dos fios e economiza tempo nas rotinas de beleza, conquistando o coração de inúmeras pessoas.
Nesse texto falaremos um pouco mais sobre a Progressiva Japonesa, uma técnica responsável por proporcionar fios super lisos em apenas uma etapa do procedimento.
Por isso, se você é fã de cabelos lisos e quer saber tudo sobre esse método, fique atenta no que vem a seguir!
O que é a Progressiva Japonesa?
A Progressiva Japonesa é um método de alisamento capaz de alterar a estrutura molecular do fio e promover cabelos extremamente lisos e alinhados, muito semelhantes às madeixas japonesas, que costumam ser disciplinadas e cheias de movimento.
Esse liso chapado e sem volume é garantido graças ao Ácido Tioglicólico de Amônia. A substância atua na cutícula capilar e reestrutura as pontes de enxofre e hidrogênio presentes no fio de cabelo, fazendo com que ele fique pronto para ser moldado em um novo formato.
Apesar de proporcionar resultados incríveis, esse componente é forte e deve ser manuseado somente por profissionais. Ademais, a Progressiva Japonesa tem alta durabilidade e confere fios lisos por 4 a 6 meses, sendo necessário o retoque de raiz assim que o fio começar a crescer.
Quais são os benefícios da Progressiva Japonesa?
As vantagens da Progressiva Japonesa vão muito além de apenas garantir um liso chapado, alinhado e livre de volume excessivo.
A técnica também representa um dos únicos alisamentos capazes de aderir com eficácia sob fios cacheados e crespos, que são mais difíceis de alisar devido ao seu grau de porosidade e curvatura.
Além disso, outra vantagem do método está ligada diretamente ao seu tempo de duração, que é maior se comparado a outros tipos de alisamento.
Enquanto a Progressiva Japonesa dura até 6 meses, a Progressiva Convencional tem uma durabilidade de, no máximo, 3 meses. Portanto é uma ótima opção para quem deseja fios lisos por mais tempo.
Desvantagens da Progressiva Japonesa
Porém, nem tudo que reluz é ouro quando falamos sobre químicas capilares. A Progressiva Japonesa, assim como todo procedimento estético, também tem suas desvantagens.
Como foi citado acima, as substâncias presentes no alisamento são muito fortes, podendo retirar nutrientes essenciais da fibra capilar e danificar os fios que não estão 100% saudáveis.
Ademais, o método não é compatível com outras químicas! Se, porventura, você já estiver com algum alisante sob os fios ou com as madeixas coloridas, é recomendado optar por outra técnica mais segura.
Como a técnica funciona
O procedimento da Progressiva Japonesa é muito semelhante ao da Progressiva Convencional e trata-se de um procedimento extenso, que pode levar, em média, de sete a dez horas.
Assim como em outros métodos de alisamento, cada mecha deve receber a loção base, enriquecida com ácido tioglicólico de amônia, e, na sequência, são submetidas aos acessórios térmicos que aquecem o cabelo e ativam o ingrediente.
Depois de “amolecer” a estrutura capilar, todo o cabelo deve ser enxaguado para a segunda etapa do tratamento térmico, em que os fios são alisados ainda úmidos com o auxílio de uma prancha ou lâmina térmica.
Feito o pranchamento, a próxima etapa é aplicar a loção neutralizante do comprimento às pontas, que deve agir por cerca de 20 minutos. Essa etapa representa o término do procedimento, já que é responsável por interromper a ação da química.
Para finalizar, o cabelo é enxaguado mais uma vez e então pode ser feita uma escova ou deixar as madeixas secando naturalmente.
Afinal, qual é a diferença entre a escova progressiva convencional e a progressiva japonesa?
A principal diferença entre a escova progressiva convencional e a escova progressiva japonesa é o ingrediente utilizado para alterar a textura do cabelo.
Enquanto a progressiva convencional utiliza formol e outros componentes que vão alisando o fio progressivamente, a progressiva japonesa usa o ácido tioglicólico de amônia, que, por ser mais potente, é capaz de deixar os fios totalmente lisos a partir do primeiro procedimento.
Gostou de saber mais sobre a Progressiva Japonesa, leitora? Conta pra gente nos comentários se você já conhecia esse método de alisamento!