A Escova Progressiva revolucionou o mercado da beleza por oferecer um alisamento eficaz e duradouro, tornando-se um dos serviços mais procurados nos salões de beleza ao redor do mundo. Afinal, conquistar fios super alinhados e sem aquele volume excessivo é uma tarefa difícil de ser concluída com êxito.
Apesar disso, esse método de alisamento ainda gera muita discussão, visto que se trata de uma química capilar e, por isso, tem potencial para interferir na saúde das madeixas. Há alguns anos, a maioria das Escovas Progressivas usavam uma alta concentração de Formol, que foi reduzida pela Anvisa devido aos danos que a substância causava no organismo.
Desde então, foram espalhados muitos mitos e verdades sobre a Escova Progressiva, deixando as amantes de haircare cheias de dúvidas a respeito do procedimento. A fim de orientá-las melhor sobre essa técnica, separamos nesse texto as principais suposições e afirmações que envolvem o alisamento.
Por isso, fique de olho no que vem a seguir para não cair mais em falsas informações, ok? Aproveite a leitura!
O Formol é usado em todos os métodos de Escova Progressiva
Mito dos grandes! A substância é sim usada em alguns métodos de Escova Progressiva, mas não em todos. O mercado da beleza disponibiliza mais de 300 opções de alisamento, sendo que a maioria delas utiliza outros ingredientes mais suaves em sua composição, justamente para evitar qualquer tipo de dano extremo.
Inclusive, a Anvisa só permite uma concentração de 0,2% de Formol em cosméticos destinados ao cabelo. Muito diferente da quantidade usada antigamente, que era a principal causadora de irritações, intoxicações e queimaduras. Então pode ficar tranquila! Você consegue alisar os fios sem ter que adicionar substâncias pesadas na fórmula!
Lavar os cabelos todos os dias faz a Progressiva sair dos fios
Verdade! A água – principalmente em alta temperatura – tem o poder de retirar os produtos alisantes aplicados nos cabelos e diminuir a durabilidade da Escova Progressiva. O ideal é controlar ao máximo o número de lavagens semanais! Uma boa dica é higienizar os cabelos dia sim, dia não e optar sempre por água fria ou morna.
Ademais, a limpeza deve ser feita com um Shampoo sem Sal, visto que a presença desse componente auxilia na remoção do efeito promovido pela Escova Progressiva e favorece o ressecamento dos fios.
A Escova Progressiva é liberada para todo tipo de fio
Verdade! O método de alisamento da Escova Progressiva pode ser feito em todos os tipos de fio, apesar de ter resultados mais evidentes em cabelos naturalmente lisos ou ondulados, promovendo aquele semblante super chapado e alinhado.
Os cabelos cacheados e crespos também recebem bem as substâncias encontradas no procedimento, mas, devido a porosidade e espessura desses fios, o alisamento tem o poder de apenas soltar os cachos e diminuir o volume excessivo.
A Escova Progressiva danifica e estraga os cabelos
Mito! Se for realizada da maneira correta e utilizando produtos de qualidade, autorizados pela Anvisa, a Escova Progressiva é capaz de até melhor a aparência dos fios, já que alinha e confere aquele brilho espetacular.
É claro que, por se tratar de um procedimento químico, é imprescindível a realização de um teste de mecha para avaliar se o fio está apto ou não para receber as substâncias utilizadas. Além disso, o método de alisamento pode roubar alguns nutrientes essenciais à fibra, sendo necessária a preparação dos cabelos antes de dar início ao processo e de um tratamento posterior, para reequilibrar as estruturas internas do fio.
Leia também: Reconstrução: antes ou depois da progressiva?
Lembre-se!
Qualquer procedimento químico capilar é capaz de interferir na saúde dos fios de alguma maneira. Por isso, para preservar a fibra capilar, evitar problemas mais sérios e prolongar o efeito da técnica realizada, monte um cronograma capilar que atenda às necessidades do seu cabelo!
Agora é com você, leitora! Conta pra gente os principais mitos e verdades que você já ouviu sobre a Escova Progressiva! Estamos ansiosos para saber o que anda sendo falado por aí!