Produtos veganos: a tendência que mais cresce no mundo dos cosméticos

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Adotado por inúmeras pessoas ao redor do mundo, o veganismo representa um estilo de vida onde toda forma de exploração animal é reprimida. Isso engloba desde o consumo de alimentos de origem animal até a obtenção de itens de higiene ou de beleza.

O nicho de cosméticos veganos é algo que está em constante crescimento no mercado da beleza. Além de promover o veganismo e oferecer uma alternativa livre de crueldade, os produtos de beleza veganos também incentivam o avanço das testagens mais gentis.

Neste post, compartilhamos as principais informações que você precisa saber sobre os produtos de beleza veganos e mostramos os indicadores dessa tendência que só cresce no mundo dos cosméticos. Confira!

O que são produtos veganos?

Os cosméticos veganos podem ser interpretados como uma extensão do veganismo para o universo da beleza. Ou seja, são produtos de beleza e higiene pessoal, cuja fórmula não possui nenhum ingrediente de origem animal.

Toda a composição dos cosméticos veganos é desenvolvida com de origem vegetal ou com ativos sintéticos, que são criados com tecnologia de ponta.

No mercado, é possível encontrar todo tipo de produto vegano, abrangendo desde produtos de cabelo (como máscaras, shampoos e condicionadores) até produtos de corpo e rosto (como sabonetes, cremes corporais, itens de skincare e produtos de maquiagem).

Além disso, vale dizer que todos os cosméticos veganos também se enquadram na categoria cruelty free, que simboliza uma ramificação de produtos que não são testados em animais.

Vegano x Natural x Cruelty Free

É muito comum confundir os cosméticos veganos, com os cosméticos naturais ou cruelty free. Porém, é importante pontuar que, apesar de estarem inseridos em uma categoria eco-friendly, eles se diferem entre si.

Os cosméticos veganos também são cruelty free. Contudo, nem tudo o que é cruelty free é vegano. Existem alguns cosméticos que, mesmo não sendo testados em animais, ainda assim possuem ingredientes de origem animal na composição.

Essa mesma linha de raciocínio é usada para comparar os cosméticos veganos com os naturais. Não necessariamente um produto vegano é enriquecido apenas por ingredientes de origem natural.

No mercado, existem muitos cosméticos veganos, que são formulados com substâncias sintéticas, por exemplo.

Portanto, quando se trata de cosméticos veganos, naturais e cruelty free, o importante é não generalizar! Cada uma dessas categorias possuem características únicas.

Quais são as vantagens de investir nos produtos veganos?

Sem dúvidas, o ponto alto dos cosméticos veganos está em sua produção. Esta é livre de qualquer exploração animal e incentiva o bem-estar e uma vida mais digna para esses seres vivos.

Muito além de reduzir o impacto da indústria em cima do bem-estar animal, os cosméticos veganos também vêm como uma alternativa de autocuidado mais segura às pessoas que buscam por um estilo de vida saudável.

Justamente por serem desenvolvidos, em sua maioria, com ingredientes de origem vegetal, os cosméticos veganos são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes fundamentais para o desenvolvimento da pele, dos cabelos e das unhas.

Quais são os dados de consumo desse mercado?

Como citamos acima, os cosméticos veganos vêm ganhando cada vez mais destaque entre os consumidores de beleza que buscam um estilo de vida saudável e gentil com o meio ambiente, uma vez que reduzem o impacto da indústria sobre o bem-estar animal.

De 2016 para cá, as buscas por “veganismo” nas plataformas de pesquisa registraram um crescimento de 550% comparado aos anos anteriores. Isso mostra que a pauta está em constante ascensão não só dentro do mercado da beleza, como em outros segmentos.

Mesmo que o foco do veganismo ainda esteja na alimentação, está mais do que comprovado que o conceito está se estendendo para outros setores.

De acordo com uma pesquisa feita pela Mintel (empresa responsável por pesquisas de mercado), os lançamentos de cosméticos veganos aumentaram 175% de julho de 2013 a junho de 2019.

O comportamento de compra do consumidor atual (especialmente entre a gen-Z e millennials) pode ser um forte motivador para o crescimento repentino dos cosméticos veganos.

Por terem mais acesso à informação e por serem engajados nas causas sociais e ambientais, esse público tende a ter uma maior preocupação com os impactos causados pela indústria. E isso se comunica muito bem com a pauta “veganismo”.

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