Uma vez amante de haircare, sempre amante. É inevitável parar de ter interesse por tratamentos capilares depois de começar a olhar para os fios com um certo cuidado. O cronograma capilar é algo que veio para revolucionar a saúde das madeixas e garantir um look bonito sempre que possível.
A etapa principal dessa agenda de cuidados é referente à hidratação dos fios. O tratamento hidratante é o carro chefe de qualquer cronograma, já que garante o equilíbrio do pH capilar e a reposição de água e nutrientes necessários para manter a fibra saudável. Apesar desse tratamento poder ser realizado em casa, muitas pessoas relatam que o resultado não fica igual comparado a uma hidratação feita por um profissional.
A partir desse raciocínio, elaboramos um texto com 5 truques para potencializar a máscara de hidratação e alcançar um resultado semelhante a um tratamento feito no salão de beleza. Fique tranquila! Todas as dicas são acessíveis e podem ser feitas sem muito esforço. Aproveite a leitura e se jogue nesse tratamento poderoso!
Conheça as necessidades do seu fio!
O primeiro ponto que é necessário ter em mente, antes mesmo de escolher uma máscara de hidratação, é sobre as necessidades do seu fio, ou seja, quais são suas características e em qual estado ele se encontra no momento.
A hidratação é indicada para todos os tipos de fio, isso é um fato. Porém, se pararmos para pensar, o tratamento dado a um cabelo extremamente seco será diferente de um tratamento para fios que sofrem com oleosidade, que será divergente a um tratamento para cabelos quimicamente modificados.
Conseguem perceber? O tratamento será sempre o mesmo, mas a escolha de um produto que atenda às necessidades do seu fio é o que fará a diferença.
Leia também: 5 produtos de hidratação para cabelos com progessiva
Dê mais espaço para o Shampoo do que para o Condicionador
O Shampoo de Limpeza Profunda é o melhor amigo dos cabelos quando se trata de cuidados capilares. É ele quem vai garantir a limpeza de toda sujeira, resíduos e gordura que estejam acumulados em meio aos fios e, com isso, conseguirá abrir bem as cutículas para que a absorção dos produtos seja feita com mais eficácia. Isso ajuda a potencializar a máscara de hidratação!
Por outro lado, o Condicionador não é tão importante assim no momento de aplicar uma máscara ou ampola, já que uma de suas funções principais é fechar as cutículas. Se elas estiverem fechadas, a ação do produto não será tão certeira e o tratamento terá sido em vão. Além disso, combinar hidratação com condicionamento pode deixar as madeixas pesadas e sem movimento.
Faça misturinhas e dê um up na sua máscara!
Se você já esteve numa roda de conversa com amantes de haircare, com certeza já deve ter ouvido sobre alguma receita caseira que fez milagre nos fios. Alguns ingredientes usados na cozinha são ótimos aliados dos cabelos e realmente podem fazer a diferença quando misturados na máscara de hidratação.
Confira alguns desses ingredientes e suas propriedades:
- Óleo de Coco: Clássico e multiuso, o óleo é rico em vitaminas E, K e ácidos graxos que, quando usado no cabelo, faz o papel de nutrir a fibra capilar e age no controle do frizz e volume excessivos. A mistura é simples, basta colocar um pouco da máscara num recipiente e, a partir dessa quantidade, acrescentar o óleo.
- Vinagre de Maçã: Se diluir 25ml de vinagre de maçã em 100ml de água, você terá uma mistura com alto poder de reconstrução. O produto tem propriedades ácidas, que garantirão o alinhamento das cutículas e um brilho espetacular.
- Glicerina: Capaz de reter a hidratação nos fios, a glicerina atua como umectante e lubrificante natural. Principalmente usada quando o tempo está úmido, a substância pode ser misturada na máscara numa quantidade que deve ser de 5ml.
Respeite o tempo de ação do produto!
Muitas pessoas ainda acreditam que uma máscara ou ampola apresentará melhores resultados se for deixada por mais tempo nos cabelos. Viemos aqui para falar de uma vez por todas que esse estigma não passa de um mito e que, inclusive, pode trazer malefícios aos fios.
É muito importante entender que cada princípio ativo tem o seu próprio tempo de ação. Não respeitar esse tempo pode provocar o efeito inverso do que se busca com uma hidratação, ou seja, ressecamento capilar.
Finalize o tratamento com água fria!
Uma das melhores finalizações possíveis é feita usando um ingrediente que é 100% natural e extremamente acessível: água fria. A água, quando usada em baixas temperaturas, é responsável pelo fechamento das escamas, que não precisam estar abertas após o uso da máscara.
Escamas bem fechadas são consideradas “a cereja do bolo” pois garantem a eficácia do tratamento e conferem resultados visíveis, como o brilho natural e a maciez das madeixas.
Gostou dos nossos truques para potencializar a máscara de hidratação? Experimente-os em casa e venha nos contar o que achou! Estamos ansiosos para saber! 🙂