Quem se propõe a realizar algum procedimento químico capilar sabe que, dependendo do método e dos produtos utilizados, pode ter seus fios danificados por alguns componentes.
Sejamos francos, certo? Nem tudo que reluz é ouro. A química faz maravilhas com a parte externa do fio, mas nem sempre é muito agradável à fibra capilar.
Um exemplo de componente agressivo ao fio e dono de muitas polêmicas no mercado da beleza é o Formol.
Atribuído, principalmente, aos métodos de alisamento, o composto teve sua quantidade remanejada pela Anvisa há alguns anos devido a inúmeros relatos de pessoas que tiveram seus cabelos danificados pela substância.
Hoje, os produtos de cabelo só podem ter 0,2 % da substância em sua composição, já que um número mais elevado estava se tornando nocivo à saúde capilar e a saúde do organismo como um todo.
Mas afinal, porque o formol faz tão mal à saúde? Neste post, produzimos um conteúdo a fim de informar e prevenir nossas leitoras sobre o risco desse composto tão intenso. Fique atenta ao que vem a seguir e aproveite a leitura!
Antes de tudo, o que é Formol?
Para entenderem melhor do que estamos falando, vamos ao conceito. O Formol é uma solução química formada por água e metanal – um aldeído de alta inflamabilidade, ou seja, que queima com muito mais facilidade e é reagente de diversas substâncias.
O composto tem inúmeras finalidades, que vão desde a sua utilização na indústria cosmética (alisantes e esmaltes, por exemplo) até na conservação de cadáveres. Ou seja, só por esse fato já dá pra perceber que se trata de um componente bem invasivo.
Voltando o foco à indústria cosmética, em 2001 o formol teve sua quantidade remanejada pela Anvisa, já que apresentava alguns riscos à saúde do organismo. Desde então, os produtos de cabelo só podem ter 0,2% do composto em sua fórmula e os esmaltes fortalecedores são liberados a ter até 5%.
Prejuízos à saúde provocados pelo Formol
Os riscos do formol foram notados quando inúmeras pessoas que recorriam à escova progressiva começaram a passar mal em meio ao procedimento.
As que tinham mais sensibilidade reclamavam do cheiro forte, que causava ardência na garganta, falta de ar, náuseas, bronquite e irritação nos olhos. Inclusive, a Anvisa já chegou a registrar casos de pessoas que tiveram sua visão permanentemente comprometida por conta da agressividade do formol.
Além desses efeitos causados no organismo, o formol também provocava alterações no perímetro capilar, como irritação, vermelhidão, dor e queimaduras no couro cabeludo. Dependendo da quantidade que usavam e da sensibilidade da pessoa, o cabelo também corria risco de cair.
Para fechar esse show de horrores com chave de ouro, a substância em alto nível de concentração pode ser cancerígena, provocando tumores e até má formação do feto, caso a pessoa esteja grávida.
Mudança na formulação e alternativas mais seguras
Depois que a Anvisa mudou a concentração dos produtos de beleza, esses riscos caíram absurdamente. Hoje, a maioria dos alisantes possui aminoácidos como seus ativos principais que garantem o liso perfeito.
Os 0,2% de formol são usados apenas para conservar o produto por mais tempo, sendo inofensivos à saúde.
O mais indicado no momento de ir atrás de um produto alisante é verificar se ele é registrado e regularizado pela agência. Para descobrir quais produtos entram nesse filtro, basta acessar o site da agência ou procurar no rótulo o número de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE).
Lembre-se: antes você dedicar um pouco do seu tempo escolhendo o produto com cautela do que gastar muito mais tempo e dinheiro tentando reverter algo que, inclusive, pode não ter mais volta.
Conheça as alternativas de Alinhamento Capilar!
Além das Escovas Progressivas e demais alternativas de alisamento, no mercado da beleza também existem os produtos de Alinhamento e Realinhamento Capilar que conferem um efeito liso ao mesmo passo que auxiliam na reparação dos fios de cabelo.
Formulados, em sua maioria, com ingredientes de origem natural, esses produtos têm a missão de proporcionar uma hidratação intensa e reparar os quadros de porosidade capilar, alinhando as cutículas e conferindo um visual muito mais macio, luminoso e cheio de movimento.
A nossa dica é dar uma olhada nos produtos de realinhamento da marca Prohall Cosmetic, que é referência neste estilo de procedimento e oferece itens de extrema qualidade, totalmente livres de formol.
Confira mais conteúdos sobre saúde capilar em nosso Blog!
Gostou do nosso conteúdo, leitora? Comenta aí embaixo a sua experiência com métodos de alisamento e corre para o nosso Blog para conferir mais conteúdos sobre o tema! Esperamos pela sua visita!