A tentação de cortar a franja é enorme quando ela começa a se tornar desregular, não é mesmo? Só quem é adepta a esse estilo de cabelo vai entender o que estamos falando. Se você usa franja e nunca te bateu essa vontade, talvez você esteja fazendo isso errado. Ou talvez você só seja muito disciplinada quanto aos seus sentimentos mesmo.
Antes de qualquer coisa, é necessário compreender que essa assimetria é extremamente normal. O cabelo cresce, em média, 1cm por mês. Comparado ao restante do cabelo, isso é bem mais perceptível na franja, já que ela está literalmente um pouco acima de nossos olhos e tende a perder sua forma mais facilmente.
Frente a esse cenário, muitas pessoas se arriscam a cortar a bendita em casa, sozinhas. Isso pode dar muito bom ou muito ruim, já que um movimento errado pode estragar todo o look e piorar o que já não estava tão “ok” assim.
Para ajudar essas pessoas corajosas a acertarem no corte e não estragar a nossa querida franjinha, separamos nesse texto um passo a passo para cortar a franja em casa. Preste muita atenção nas dicas abaixo porque todo ponto é primordial para dar certo, ok? Boa leitura!
Passo 1: adquira uma tesoura de cabelo
Antes de qualquer coisa é importantíssimo lembrar que para cortar o cabelo, deve-se utilizar uma tesoura apropriada. Parece óbvio, mas nesses momentos tem muita gente que improvisa com tesouras de unha, cozinha e tecido e acaba se dando mal.
Uma boa dica é optar por tesouras fio laser, que costumam ser mais certeiras nesse tipo de corte, já que garantem mais precisão e deixam o visual o mais retinho possível
Passo 2: esteja com os fios limpos e secos
Sempre que for cortar a franja, esteja com os fios limpos e secos. Isso é uma regra geral que independe do tipo de cabelo e do formato que a franja possui.
O fio, quando está limpo e seco, se torna mais alinhado e fica em seu “tamanho normal”. Ao molhar, é comum que os cabelos “encolham” um pouco, o que não ajudaria muito no momento de cortar a franja, já que ela é usada seca no dia a dia.
Leia também: Shampoo anti resíduo: entenda sua importância
Passo 3: defina a área e penteie bem a sua franja
Para preservar o formato original da sua franja e delimitar melhor a área em que a tesoura vai passar, é indicado prender todo o comprimento para trás para que toda essa região fique visível.
Feito isso, pegue um pente fino e penteie toda a franja para a frente. É importante garantir que os fios dessa região estejam alinhados e sem nós.
Passo 4: pegue a tesoura na vertical e comece a aparar
Com o cabelo bem alinhadinho, chegou o momento de respirar fundo e começar o processo do corte. Nesse momento, o pente fino é o seu aliado e pode ser usado como régua para medir e delimitar o quanto você quer cortar.
Segure a tesoura na vertical (com a ponta para cima) e comece a cortar a franja pelo meio da mecha e siga para uma das laterais. A ação deve ser repetida, mas na direção oposta a qual você seguiu pela primeira vez. A franja não deve ser cortada na horizontal e em linha reta de forma alguma, ok?
Passo 5: acerte os fios mais rebeldes e finalize
Feito esse primeiro corte, penteie novamente para checar se a franja está simétrica e dentro do formato. É normal que alguns fios fiquem mais longos e rebeldes comparados aos demais, por isso, volte com a tesoura na vertical e apare usando apenas a sua pontinha.
Finalize a gosto! Uma boa dica é usar um creme de pentear ou um shampoo a seco para modelar, dar forma e texturizar seu novo look.
Gostou do passo a passo para cortar franja em casa? Agora conta pra gente nos comentários, leitora! Você já cortou a sua franja sozinha? Adoraríamos saber mais sobre essa experiência! 🙂