Os rituais de skincare estão ganhando cada vez mais popularidade entre os amantes do segmento da beleza. Os passos de limpeza, hidratação e proteção, que são os principais de uma rotina de cuidados, não estão mais sendo suficientes por quem busca uma pele bonita e equilibrada.
Essa demanda por produtos que proporcionam um cuidado extra à saúde da cútis é o que impulsiona o mercado da beleza a desenvolver e disponibilizar novas opções de tratamento. Um ótimo exemplo disso é o uso da Vitamina C na fórmula de dermocosméticos. O ingrediente está, constantemente, revolucionando os rituais de skincare por promover uma ação antioxidante e rejuvenescedora capaz de reverter os sinais de envelhecimento precoce.
Nesse post contaremos a vocês, leitoras, um pouco mais sobre o ingrediente e todos os benefícios da Vitamina C para a pele. Portanto, se você curte estar atualizada sobre as tendências de beleza e ama cuidar da pele, anote nossas dicas e tenha uma boa leitura!
Retarda os radicais livres
Se você se preocupa com a saúde capilar e da pele, com certeza já ouviu falar sobre radicais livres. Essas estruturas lesivas são originadas principalmente a partir da poluição, do tabagismo, do estresse e da alimentação e são capazes de provocar danos nas partes fundamentais das células da pele, provocando o envelhecimento precoce.
A Vitamina C chega para retardar a ação dos radicais livres e combater todos essas agressões sofridas pela cútis através de suas propriedades antioxidantes. Dessa forma, o rosto pode recuperar o semblante saudável e as células de proteção e cicatrização ficam fortes novamente.
Inclusive, você também pode proteger o seu organismo contra a ação de radicais livres consumindo alimentos ricos nessa vitamina e, consequentemente, melhorando o seu sistema imunológico. Por exemplo: frutas cítricas e vegetais folhosos.
Combate o envelhecimento precoce
Como foi citado no tópico acima, a Vitamina C conta com uma ação antioxidante, que também é capaz de combater o envelhecimento precoce, causado majoritariamente por agentes externos (radiação UV, poluição, consumo de álcool e radicais livres).
O envelhecimento precoce é o principal causador do aumento de oxidação das células da pele. Uma vez oxidadas, os mecanismos da cútis param de produzir colágeno e favorecem o aparecimento dos principais sinais de velhice, como rugas, linhas de expressão e pele cansada.
Portanto, a Vitamina C atua sob esses sinais e revitaliza a aparência do rosto, ajudando a pele a reconquistar o seu viço, firmeza e uniformização.
Leia também: Os benefícios da água termal para a pele
Provém luminosidade à pele
Se você ama uma pele iluminada e cheia de viço, precisa inserir a Vitamina C em sua rotina de skincare! O ingrediente é capaz de potencializar a produção de colágeno pelas células da cútis e conta com uma ação inibidora na formação de melanina.
A união desses dois benefícios é responsável por favorecer a luminosidade e dar mais firmeza à pele, recuperando seu viço e proporcionando a ela um semblante mais saudável e cheio de vida.
Uniformiza o tom
A melanina é uma das proteínas mais importantes da pele e é encarregada por prover cor e proteção à cútis. Porém, suas células (melanócitos) são extremamente sensíveis e podem ser desreguladas facilmente pela radiação solar, provocando uma interrupção na produção da proteína.
A aplicação de produtos ricos em Vitamina C auxilia no equilíbrio das células produtoras de melanina e impede que esses distúrbios aconteçam. Dessa forma, a pele fica com o seu tom uniformizado e com as manchas de sol e/ou de melasma suavizadas. Sem contar que a ação dos filtros solares é intensificada, uma vez que a melanina também provém proteção à cútis.
Agora é com você, leitora! Conta pra gente nos comentários se você já conhecia os benefícios da Vitamina C para a pele e se ela faz parte da sua rotina de cuidados! 🙂