Se você é antenada às tendências do mercado da beleza, é provável que você já tenha ouvido falar sobre o óleo de coco em algum momento de sua vida.
De origem vegetal, o óleo vem se tornando uma das principais apostas quando o assunto é tratamento capilar.
Rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos, o ingrediente é um ótimo aliado aos que desejam seguir um estilo de vida saudável.
Além de ser metabolizado pelo organismo de uma forma mais simples se comparado às outras gorduras, o óleo também atua sob os fios de uma forma suave, sem sobrecarregar a fibra capilar.
Basta visitar qualquer farmácia ou perfumaria para perceber a presença do ingrediente em shampoos, máscaras de tratamento e linhas completas destinadas à revitalização e hidratação das madeixas.
Neste post, contamos quais são os principais benefícios do óleo de coco. Por isso, se você deseja intensificar a sua rotina de cuidados e reequilibrar a estrutura capilar, dá só uma olhada no que preparamos a seguir!
Nutrição equilibrada e crescimento saudável!
Se você deseja conquistar fios mais fortes e bem desenvolvidos, o Óleo de Coco é uma ótima pedida para a sua rotina de haircare.
Quando aplicado nos cabelos através de uma massagem, o ingrediente é capaz de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo e, dessa forma, melhorar o transporte de nutrientes até a fibra capilar, potencializando a nutrição das madeixas.
Além de deixar os fios mais equilibrados, esse boost nutritivo também é responsável por favorecer o crescimento capilar, uma vez que, ao assumir um aspecto mais forte, a estrutura dos fios torna-se menos propensa aos quadros de quebra e queda, fazendo com que os cabelos cresçam de forma rápida e saudável.
Hidratação profunda e redução dos sinais de ressecamento!
O óleo de coco também é bastante conhecido pelo seu poder de hidratação!
As propriedades do ingrediente têm o potencial de penetrar nas camadas mais profundas do fio, proporcionando um tratamento poderoso de dentro para fora.
Sua ação é capaz de repor a umidade perdida pela fibra capilar e regenerar o manto hidrolipídico dos fios, revertendo os sinais de ressecamento excessivo – como o frizz, a aspereza e a opacidade – e proporcionando muito mais maciez, brilho e movimento às madeixas.
Retenção de nutrientes e proteção contra agentes externos!
Outro benefício proporcionado pelo óleo de coco está ligado à proteção dos cabelos.
O ingrediente tem o poder de fechar as cutículas e construir uma película de proteção em volta da estrutura capilar, deixando os fios mais protegidos contra as agressões causadas por agentes externos e radicais livres.
Além de neutralizar os danos externos, esse filme protetor também auxilia na retenção de substâncias, armazenando os nutrientes por muito mais tempo no interior dos fios.
Esse armazenamento favorece uma nutrição prolongada, fazendo com que o fio assuma um aspecto saudável por longos períodos de tempo.
Ação antifúngica e antibacteriana
Por fim, o Óleo de Coco também tem a função de barrar o surgimento de fungos e bactérias na região do couro cabeludo.
Os cabelos são como ímãs de sujeira e resíduos. O simples fato de passar os dedos entre as mechas já é o suficiente para que o fio puxe impurezas para a sua estrutura.
Rico com propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo de coco vem com o intuito de controlar o surgimento dos quadros de dermatite e dizimar qualquer problema referente às infecções causadas por fungos e bactérias, deixando a região do couro cabeludo livre de irregularidades.
Disfunções como caspa, oleosidade excessiva e até mesmo focos de piolho podem ser atenuadas com o uso frequente de produtos que sejam enriquecidos com esse óleo vegetal. Vale a pena experimentar!
Gostou de conhecer os benefícios do óleo de coco nos cabelos? Conta pra gente nos comentários se você já utiliza o ingrediente em seus rituais de autocuidado!