Mesmo que as Escovas Progressivas representem um dos métodos de alisamento mais populares ao redor do mundo, ainda assim elas são alvo de uma série de especulações a respeito de sua eficácia e segurança.
No passado, essas técnicas eram enriquecidas com o formol, que, apesar de ser uma substância capaz de proporcionar um liso poderoso, também é responsável por oferecer alguns danos à estrutura dos fios.
Com um aumento considerável no número de pessoas que tiveram seus cabelos danificados pelo uso do formol, a Anvisa determinou que a quantidade de substância deveria ser reduzida na fórmula dos cosméticos, fazendo com que o formol caísse no conceito do público.
Mas afinal, quais são os malefícios provocados pelo uso do formol? Ele é capaz de fazer o cabelo cair?
Pensando em uma forma de conscientizar vocês, amantes de haircare, a respeito dos riscos oferecidos pela substância, preparamos neste post um compilado com as principais informações que vocês precisam saber sobre a formol.
Por isso, se você quer saber o que o formol é capaz de fazer à saúde dos fios e como evitá-lo em meio aos procedimentos capilares, fique de olho no conteúdo a seguir!
O formol favorece a queda dos cabelos? Quais são os riscos oferecidos pela substância?
Sim, o formol tem o potencial de fazer o cabelo cair. Ao ser utilizado em altas concentrações, o componente é capaz de causar alergias, vermelhidão, irritações e queimaduras no couro cabeludo, favorecendo a queda da estrutura capilar.
E se engana quem pensa que os malefícios param por aqui. Além de evidenciar os quadros de queda, o formol também pode causar dificuldades na respiração.
Quando inalada, a substância consegue afetar os brônquios pulmonares e irritar a traquéia, causando essa sensibilidade evidente.
O formol também é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma substância altamente cancerígena. O componente pode desencadear algumas mutações em células saudáveis, deixando o organismo mais propenso ao desenvolvimento de tumores.
Quais são as orientações da Anvisa para o uso da substância?
É de suma importância reforçar que, devido a essa série de riscos, o formol não deve ser utilizado em cosméticos capilares. A substância só é autorizada na fórmula de alguns produtos do segmento da beleza e mesmo assim deve ter uma quantidade bastante reduzida.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou que nenhuma dosagem de formol deve ser utilizada em Escovas Progressivas, pontuando que o componente não é 100% seguro para esse tipo de procedimento.
O formol só pode ser utilizado como ingrediente conservante em alguns cosméticos, na quantidade de 0,2%, e como fortalecedor de unhas, na dosagem de 5%.
A Anvisa ainda reforça a importância de sempre conferir a fórmula do produto a ser utilizado. Caso o cosmético não tenha o selo de segurança aprovado pela agência ou apresentar altos níveis de formol em sua composição, tome cuidado! O produto pode oferecer riscos à sua saúde.
Como evitar o Formol nos métodos de alisamento capilar?
Uma das primeiras formas de evitar o uso do formol em métodos de alisamento capilar é conferir a fórmula dos produtos alisantes.
Mesmo com as restrições da Anvisa, muitos profissionais ainda utilizam a substância de forma discreta, camuflando o cheiro do formol com outras fragrâncias. Por isso, sempre dê preferência para os estabelecimentos que são de sua confiança!
Outra alternativa é experimentar os alisamentos sem formol, que são popularmente conhecidos como Escovas Orgânicas. Enriquecidas com ingredientes 100% naturais, essas escovas oferecem um alisamento menos prejudicial ao fio de cabelo, uma vez que preservam o equilíbrio da fibra capilar.
Uma ótima indicação de Escova Orgânica é o produto de Realinhamento Capilar Select One, da Prohall Cosmetic. Desenvolvida com Lumini System, Óleo de Coco, Colágeno Hidrolisado e Ácido Lático, a escova é capaz de reduzir o volume excessivo e atenuar os sinais de ressecamento, garantindo fios lisos, macios e cheios de brilho.
E você? Já conhecia os malefícios provocados pelo uso do formol? Conta pra gente nos comentários se você já teve alguma experiência desagradável com a substância!