Escova Progressiva

Monovin A para o cabelo: usar ou não?

monovin a para o cabelo usar ou não

O enfraquecimento e a queda capilar são desafios que a maioria das pessoas enfrentam em algum momento de suas vidas. 

Afinal, mesmo sem ter um contato obrigatório com a química, o cabelo ainda assim pode ser danificado, já que é colocado diariamente em contato com radicais livres e agentes externos. 

Em busca de tratamentos para driblar esse cenário, muitas vezes encontramos receitas caseiras peculiares, feitas com ingredientes não convencionais. Esse é o caso das receitas que usam Monovin A, um super concentrado de vitamina A bastante usado na medicina veterinária. 

Mas será que realmente tudo vale no momento de contornar o enfraquecimento e a queda? 

Nesse post falaremos um pouco mais sobre esse componente e se você deve usar ou não em seus cabelos enfraquecidos. Confira! 

O que é o Monovin A e como ele atua sob os fios?

O Monovin A é um super concentrado de vitamina A utilizado principalmente na medicina veterinária para dar mais brilho ao pêlo de alguns animais e para tratar quadros de hipovitaminose A, que é causada pela deficiência da vitamina no organismo. 

Nos cabelos, o super concentrado costuma ser aplicado em forma de Shampoo Bomba, onde é mesclado com um shampoo convencional e bepantol. Basta misturar todos os produtos e aplicar com movimentos suaves nos cabelos molhados. 

Devido a forte presença da vitamina A, a receita é considerada uma grande aliada no fortalecimento e controle da queda. A ação do Shampoo Bomba é capaz de estimular a circulação do couro cabeludo, fortalecer a fibra capilar, reconstruir os danos sofridos pelo fio e, é claro, promover mais brilho às madeixas. 

Cuidados e contra indicações

Apesar da Vitamina A ser um nutriente essencial ao organismo, seu uso requer alguns cuidados, já que existe o risco de ocorrer um efeito rebote na saúde dos fios. Sim, os cabelos podem ficar ainda mais fracos e até cair caso o super concentrado seja usado com muita frequência. 

O ideal é montar um cronograma capilar e alternar o uso do Monovin A com outros tratamentos, como é o caso das hidratações, nutrições e reconstruções, que são os principais cuidados para garantir o equilíbrio da fibra capilar.

Ademais, não há nenhuma comprovação científica de que o “Shampoo Monovin” é realmente eficaz, já que a absorção de vitaminas ocorre principalmente pela via oral, na ingestão de alimentos ou complexos vitamínicos. 

Alternativas de tratamento para fortalecer o cabelo!

O uso do Monovin A nos cabelos é extremamente pessoal, até porque sua eficácia nunca foi 100% comprovada. 

Tem quem utilize a substância apenas para experimentar a receita e também existem aquelas pessoas que amam o resultado e não abrem mão do produto. Independente da sua escolha, converse com um profissional antes de iniciar qualquer tratamento.

Além do “Shampoo Monovin”, existem outros Shampoos Bomba e linhas completas de crescimento e fortalecimento disponíveis no mercado. O que não faltam são máscaras de tratamento que, além de darem mais força, também favorecem o crescimento saudável do fio. 

A Prohall Cosmetic, por exemplo, é uma marca que possui uma linha inteira focada no fortalecimento e crescimento capilar, a Force Hair. Composta por Shampoo, Máscara e Tônico, a linha recupera a força dos fios e favorece um crescimento capilar mais rápido e saudável. 

Independente do tratamento, a principal dica é prestar atenção na saúde do seu couro cabeludo, já que é nessa região em que os fios começam a nascer e se desenvolver. 

Massagear o couro durante a lavagem impulsiona a circulação sanguínea do local e favorece um crescimento saudável dos cabelos. Ademais, cortar as pontas danificadas também é uma maneira de eliminar as áreas mais danificadas e auxiliar no fortalecimento capilar. 

Confira mais dicas relacionadas ao universo capilar!

Gostou de aprender um pouco mais sobre o uso do Monovin A para o cabelo? Acessando a página inicial do nosso blog, é possível conferir mais conteúdos relacionados ao universo capilar. Esperamos pela sua visita!

Sair da versão mobile