Escova Progressiva

Micose de unha: aprenda a resolver esse problema

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

Assim como a pele e os cabelos, as unhas também necessitam de alguns cuidados especiais para se manterem equilibradas e livres de doenças.

Dentre as principais enfermidades que afetam esse tecido, a micose de unha é uma das mais comuns. Semelhante à micose que afeta a pele, a micose de unhas é uma infecção fúngica responsável por provocar alterações na cor e na textura da unha.

Neste post, compartilhamos tudo o que você precisa saber sobre essa enfermidade e mostramos como resolver esse problema da melhor forma possível. Ficou curioso para saber mais? Então separe uns minutos da sua atenção e se liga no conteúdo a seguir!

O que é a micose de unha?

A micose de unha – também conhecida como onicomicose – é uma infecção provocada por fungos. Como o próprio nome sugere, afeta as unhas das mãos ou dos pés.

Ao se alojarem nas unhas, os fungos crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas. Essa ação causa a mudança na aparência do tecido.

Bastante comum entre a população adulta, a micose de unha se caracteriza pelo escurecimento, opacidade e espessamento das unhas. Se não tratada, pode causar dor, desconforto e até mesmo a degeneração total do tecido.

Dentre os públicos de maior risco estão os pacientes com diabetes ou pessoas com algum tipo de imunossupressão. Devido às condições de saúde, esses públicos podem desenvolver infecções bacterianas nos dedos em decorrência da micose.

Atletas também são um grupo de risco para a micose de unha, uma vez que esses indivíduos costumam estar com os pés calçados e úmidos pela transpiração, além de terem uma maior incidência de traumas nas unhas devido ao impacto de suas atividades físicas.

Quais são as causas da micose de unha?

Os fungos que provocam a micose de unha têm uma maior proliferação em ambientes úmidos e quentes. Portanto, pode-se dizer que eles são comumente encontrados em banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas.

O uso de chinelos e outros calçados que protejam os pés dos agressores encontrados nesses ambientes é essencial para evitar a onicomicose.

Usar sapatos fechados e apertados e não realizar uma higienização adequada dos pés também são fatores perigosos para a contaminação pelo fungo causador da micose de unha.

Além disso, a micose de unha pode ser transmitida de pessoa para pessoa caso exista um contato frequente com objetos pessoais do paciente infectado – como lixas e cortadores de unha, por exemplo.

Vale dizer que o contato com o fungo por si só não costuma ser o suficiente para adquirir a micose de unha. Em geral, é preciso ter um contato frequente e deve haver pequenas lesões entre a unha e a pele para que o fungo se instale no tecido.

Como tratar a micose de unha?

O tratamento da micose de unha deve ser recomendado por um médico especializado. Portanto, o primeiro passo antes de iniciar qualquer cuidado é visitar um profissional de confiança.

O diagnóstico adequado é feito a partir da raspagem da unha, que tem a finalidade de realizar a cultura dos fungos existentes. Além dele, também são feitos testes rápidos como uma preparação de hidróxido de potássio (KOH) ou uma coloração de ácido periódico de Schiff (PAS).

Apesar de existir um tratamento, a micose de unha é uma infecção difícil de tratar, já que as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue.

Até pouco tempo, os medicamentos usados para o tratamento da micose de unha não eram tão eficazes. Porém, com o avanço da tecnologia, os cuidados contra a doença passaram a ser mais assertivos, principalmente devido à introdução de medicamentos por via oral.

Atualmente, existem 5 opções de tratamento para a micose de unha: tratamento tópico com esmaltes fungicidas, antifúngicos por via oral, tratamento com laser, terapia fotodinâmica e cirurgia.

Cada um tem características únicas e são utilizados em diferentes níveis de gravidade da lesão e do tipo de fungo envolvido. Portanto, não deixe de consultar um profissional especializado.

Conheça o fortalecedor de unhas e cabelos da Prohall Cosmetic!

O suplemento vitamínico Force Hair é enriquecido com todos os nutrientes que os cabelos e unhas precisam para crescer de forma saudável.

Oferecido em cápsulas, o suplemento aparece como uma alternativa de cuidado prática para a correria do cotidiano, garantindo muito mais força e vitalidade para cabelos e unhas.

Acessando o site da Prohall Cosmetic, é possível conferir mais informações sobre o produto. Venha nos visitar!