Mel no cabelo: os benefícios dele na sua rotina capilar

mel-no-cabelo

Além de ser um dos alimentos mais famosos – e mais queridos – da culinária mundial, o mel também é um ingrediente bastante utilizado pela indústria cosmética. Especialmente na categoria de produtos voltados ao tratamento dos cabelos.

Sua composição rica em propriedades nutritivas, umectantes e antioxidantes faz com que o mel seja uma ótima alternativa no cuidado dos cabelos danificados. Ele é capaz de reverter os principais sinais de ressecamento e enfraquecimento.

Neste post, contamos um pouco mais sobre a ação do mel nos cabelos e mostramos quais são os benefícios dele na sua rotina capilar. Confira!

Para que serve o mel nos cabelos?

Rico em sais minerais, aminoácidos e alfa-hidroxiácidos, o mel é um poderoso aliado no tratamento dos cabelos porosos, quebradiços e ressecados, uma vez que é capaz de reparar as áreas danificadas e recuperar a vitalidade do fio.

Devido às suas propriedades nutritivas e umectantes, o mel é capaz de repor os nutrientes perdidos e preservar a umidade dentro da fibra capilar, suavizando os quadros de frizz, porosidade, pontas duplas e aspereza.

Além disso, ao manter a umidade por mais tempo dentro do fio, o mel também é capaz de fortalecer os folículos pilosos. Dessa forma, ele impede o avanço dos quadros de enfraquecimento e queda.

A longo prazo, o uso do mel nos cabelos é capaz de conferir muito mais força, maciez, leveza e movimento às madeixas, evidenciando o seu aspecto saudável e bem cuidado.

Para quais cabelos o mel é indicado?

O mel é um ingrediente autorizado para todos os tipos de fio e, como citamos anteriormente, é um forte aliado no tratamento dos cabelos ressecados, porosos e quebradiços.

Porém, é importante pontuar que, de todos os fios encontrados na tabela de curvatura, os cabelos cacheados e crespos – Tipo 3 e Tipo 4 – são os que mais se beneficiam com as propriedades do mel.

Justamente por terem um grau de curvatura mais elevado que os demais, os fios cacheados e crespos são mais propensos aos danos citados acima. Isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue percorrer toda a estrutura do fio.

Rico em propriedades umectantes, o mel é capaz de preencher o gap de nutrientes encontrados pelos cachos e reparar os quadros de ressecamento, atuando como um condicionador natural para os cabelos cacheados e crespos.

Como usar o mel na rotina capilar?

No mercado da beleza, o mel pode ser encontrado em diversos produtos de tratamento capilar, estando inserido tanto em cosméticos de uso diário, como shampoos e condicionadores, quanto em produtos de tratamento, como máscaras e cremes.

Além de ser usado a partir de cosméticos industrializados, o mel também pode ser aplicado nos fios em sua forma pura. Basta misturá-lo com outros ingredientes de origem natural – muitas vezes encontrados em nossa própria cozinha.

Abaixo, compartilhamos uma receita caseira de mel e banana que, além de reparar os sinais de ressecamento capilar, também é capaz de fortalecer os fios e minimizar a queda. Confira:

1. Amasse meia banana e misture o fruto com uma colher de sopa de mel, uma colher de chá de azeite de oliva e duas colheres de sopa da sua máscara de hidratação preferida.
2. Ao atingir uma mistura homogênea, aplique o conteúdo nos cabelos limpos e úmidos.
3. Espalhe bem a mistura, certificando de aplicar em cada mecha, do comprimento às pontas.
4. Prenda o cabelo em um coque, vista uma touca e deixe agir por 15 minutos.
5. Após o tempo de ação, enxágue os fios abundantemente e finalize com um condicionador.

Confira mais dicas sobre beleza em nosso Blog!

Gostou de conhecer os benefícios do mel no tratamento dos cabelos? Acessando a página inicial do nosso Blog, você confere mais dicas relacionadas a beleza e bem-estar. Venha nos visitar!

Coloque seu comentário aqui...