Manchas no rosto: aprenda como amenizar a sua aparência

manchas-no-rosto

As manchas no rosto (e no corpo) atingem um número considerável de pessoas ao redor do mundo e podem aparecer pelos mais diferentes motivos. As origens delas podem ser tanto por causas estéticas, quanto por condições médicas.

A parte boa é que a maioria das manchas têm um tratamento e podem ser amenizadas ao longo do tempo. Basta identificar a sua causa e, a partir disso, seguir os cuidados indicados pelo dermatologista.

Neste post, compartilhamos as principais causas para a formação de manchas no rosto e mostramos o que pode ser feito para amenizar sua aparência. Confira!

O que são as manchas e por que elas se formam no rosto?

As manchas no rosto são lesões dermatológicas que podem se formar na pele por diversos motivos, englobando desde as irregularidades pontuais até problemas mais graves, como o câncer de pele.

Em geral, as manchas podem ser causadas por concentração de pigmentos (melasma) ou pelo excesso de exposição solar (melanose solar). Também podem ser por queimaduras, pelas micoses ou pelo câncer de pele – que é conhecido como melanoma.

Independente da causa principal, é importante que toda a mancha seja analisada por um profissional dermatologista.

Quais são os principais tipos de manchas nos rosto?

Como citamos acima, as manchas variam de acordo com as causas de sua formação. Abaixo, mostramos quais são os principais tipos de manchas de pele e como são as suas características.

Manchas Amarronzadas

O melasma é representado por manchas marrons causadas pelo depósito de melanina, que podem aparecer tanto no rosto, quanto nos braços, pescoço e colo. A condição costuma ser desencadeada por fatores genéticos, hormonais, sol e calor.

Além delas, também existem as manchas de sol (melanose solar), que também se caracterizam por sua cor amarronzada. Como o próprio nome sugere, essa mancha é ocasionada pela exposição solar contínua sem proteção e tende a aparecer ao longo da vida.

Manchas avermelhadas

As manchas vermelhas costumam aparecer devido a algum quadro de dermatite (uma reação alérgica do corpo). Em geral, essas manchas avermelhadas são acompanhadas por coceira e podem surgir na aplicação de cosméticos ou na ingestão de alimentos não tolerados pelo organismo.

Manchas brancas

As manchas brancas podem representar tanto um vitiligo, quanto uma pitiríase versicolor. Enquanto o primeiro se caracteriza como uma doença autoimune desencadeada por fatores emocionais, a segunda é uma lesão esbranquiçada causada por fungo.

Manchas escurecidas

As pintas escuras (nevos) são causadas pela proliferação dos melanócitos (células que produzem melanina) e podem evoluir malignamente, se transformando em câncer de pele do tipo melanoma.

Como suavizar a aparência de manchas no rosto?

Justamente por serem tão diversas, cada mancha possui um tratamento específico. Elas podem ser amenizadas tanto com a aplicação de produtos, quanto com procedimentos especiais – como laser e luz pulsada.

Portanto, a primeira ação que deve ser tomada para suavizar a sua aparência é visitar um profissional dermatologista. Apenas ele que poderá analisar as suas características e, dessa forma, indicar o melhor procedimento.

Apesar dessa recomendação importante, é bacana pontuar que, se a mancha for ocasionada por causas estéticas, ela pode ser amenizada com produtos destinados ao skincare.

Dentre as principais substâncias encontradas nos cosméticos que auxiliam no tratamento das manchas estão: a vitamina c, a hidroquinona, o licorice e os ácidos glicólico, azeláico, kójico, fítico e mandélico.

Vale pontuar que o protetor solar é uma das melhores formas de prevenir o surgimento das manchas causadas pelo Sol e diminuir as chances de desenvolver câncer de pele.

Adquira mais dicas de cuidados!

Acessando a página inicial do nosso Blog é possível conferir mais conteúdos relacionados à saúde da pele e dos cabelos. Venha nos visitar!

Coloque seu comentário aqui...