Escova Progressiva

Posso fazer luzes em cabelo com progressiva?

Luzes em cabelo com progressiva

Embelezar as madeixas nunca é demais, não é mesmo? Tem quem goste de combinar um corte com uma cor ou uma química com um tratamento e, existem pessoas, que fazem diversos combos para alcançar o auge do embelezamento. Um desses super combos é a junção de duas químicas diferentes. 

Mas isso é permitido? Eu posso aplicar duas químicas com diferentes finalidades nos meus cabelos? 

Ter essa preocupação é extremamente compreensível, principalmente se você se importa com a saúde dos seus fios. Por fim, se uma química já prejudica a fibra capilar, mesmo que minimamente, imagine duas. 

Quando se trata de coloração, uma das primeiras técnicas que se vem em mente são as luzes. Esse serviço é um dos mais pedidos nos salões de beleza ao redor do mundo. Agora, quando se trata de químicas que não envolvem cor, o assunto que domina é a escova progressiva

Considerando que esses serviços são bastante populares, surge a questão: posso fazer luzes em cabelo com progressiva? Para saber a resposta dessa pergunta e adquirir dicas de cuidados com fios quimicamente tratados, veja o que preparamos abaixo. Boa leitura! 

Afinal, luzes em cabelo com progressiva: pode ou não pode?

O clareamento de mechas está autorizado para ser feito em fios com progressiva desde que os dois procedimentos sejam realizados em tempos diferentes. Ou seja, se você alisou o cabelo, é recomendado esperar algumas semanas ou um mês para fazer as luzes. 

Optar por fazer tudo no mesmo dia ou num curto período de tempo significa colocar seus fios em perigo, já que o combo de duas químicas pode deixar os cabelos altamente danificados e quebradiços. 

É importante se lembrar que boa aparência não é o suficiente para descobrir se o seu fio está saudável ou não. Já diria o ditado: aparências enganam. 

A Escova Progressiva é a prova disso, pois, durante seu processo, ocorre o encapsulamento do fio, ou seja, é criada uma película em volta dele e isso garante sua beleza a olho nu. Porém, internamente, a fibra capilar está fragilizada por conta da química. 

Portanto, a melhor coisa a se fazer é alisar suas madeixas, montar um cronograma capilar com um profissional de confiança, seguir com os tratamento e, quando o fio estiver devidamente recuperado, aí sim faça o clareamento das mechas. 

Possíveis complicações

Então você alisou o cabelo, respeitou – ou não – o tempo de recuperação da fibra capilar, fez as luzes e elas ficaram alaranjadas. Sim, esse cenário é possível e é uma das principais complicações que podem aparecer ao clarear um cabelo quimicamente alisado. 

Isso acontece porque o produto alisante tem o poder de desgastar naturalmente a coloração e, em consequência disso, interfere no processo de descoloração dos fios. Inclusive, o descolorante, apesar de popular e bastante utilizado, é um produto extremamente agressivo, que acaba retirando nutrientes e vitaminas da fibra capilar. 

Além desse ponto, as ferramentas de calor, como secador e chapinha, podem ressecar os cabelos e também contribuir para oxidar a cor. 

Uma dica para evitar que isso aconteça é caprichar nas hidratações e selagens antes e depois das luzes para que o fio seja bombardeado de umidade e nutrientes. E após a coloração, é interessante pensar num tratamento de cauterização – técnica que recupera fios tingidos. 

Muitos hairstylists também indicam o shampoo roxo como forma de manter as madeixas sempre claras. Apenas tome cuidado com a frequência do uso, pois o produto pode ressecar os fios. O ideal é utilizá-lo de 15 em 15 dias.

Qual procedimento fazer primeiro?

Já que os produtos alisantes podem interferir na tonalidade dos cabelos, o mais indicado é fazer primeiro o alisamento e deixar a coloração para depois. Dessa maneira, qualquer problema na cor poderá ser corrigido durante o processo das luzes. 

Outro bom motivo para alisar antes é o fato da química dos alisamentos também ser comprometedora para cabelos já descoloridos. 

É importante reforçar que os melhores resultados aparecem em fios que são constantemente tratados. Por isso, antes e depois de qualquer procedimento, siga com uma rotina de tratamentos! É isso que vai garantir a saúde das madeixas e um cabelo sempre bonito. 

E você, leitora? Já fez luzes em cabelo com progressiva? E o contrário? Deixe suas experiências nos comentários! 🙂

Sair da versão mobile