Guia básico de skincare: aprenda a montar sua rotina de autocuidado

Guia básico de skincare: aprenda a montar sua rotina de autocuidado

Os rituais de skincare caíram no gosto dos consumidores de beleza e, hoje, representam um cuidado que vai muito além de conquistar uma pele saudável e bem cuidada.

Skincare simboliza também um momento de autocuidado e conexão consigo mesmo – que é tão raro em meio às rotinas agitadas. 

Pensando nas pessoas que desejam mergulhar nesse mundo maravilhoso, montamos neste post um guia básico, mostrando quais são os principais passos dessa rotina de autocuidado e como realizá-la com os produtos certos. 

Quer saber mais? Então abra o seu bloco de notas e se liga no conteúdo a seguir!

Passo 1: Limpeza

A limpeza simboliza o primeiro passo do skincare e tem o intuito de retirar o excesso de impurezas acumuladas na pele, favorecendo a desobstrução dos poros e a absorção dos demais produtos aplicados a seguir. 

Essa etapa deve ser realizada com um sabonete facial próprio para determinado tipo de pele. No mercado é possível encontrar produtos para peles mistas, oleosas, secas e sensíveis. Todos formulados com ativos específicos para atender cada uma dessas necessidades. 

Apesar do sabonete facial assumir um papel de protagonismo nessa etapa, a limpeza pode ser potencializada com produtos demaquilantes – como o cleansing oil e a água micelar.

Além de auxiliarem na remoção de impurezas, esses produtos também são responsáveis por retirar o excesso de maquiagem e outros cosméticos aplicados no rosto. 

Passo 2: Hidratação

Seguindo para o segundo passo, temos a etapa de hidratação, que vem para repor os nutrientes perdidos pelo tecido cutâneo ao longo do tempo. 

Uma vez hidratada, a pele tende a ficar longe dos sinais de ressecamento, assumindo muito mais viço e driblando os quadros de opacidade, a aspereza, a descamação e até mesmo as temidas rugas e linhas finas. 

Os hidratantes faciais são oferecidos nas texturas creme, sérum ou gel e, assim como os limpadores faciais, também são disponibilizados de acordo com as características da pele, conseguindo atender desde as peles secas, até as oleosas. 

Com o desenvolvimento da tecnologia, hoje, já existem hidratantes capazes de proporcionar um tratamento que vai além da hidratação, podendo atuar na firmeza, na proteção, no preenchimento e até mesmo na redução dos sinais de envelhecimento.  

Passo 3: Proteção Solar

Apesar de ser constantemente subestimada, a etapa de proteção solar simboliza o principal pilar das rotinas de skincare. 

Isso porque a aplicação do protetor solar é a melhor forma de prevenir a pele contra o envelhecimento precoce, que é causado, majoritariamente, pela exposição da pele aos raios UV. 

Ao ser exposta ao sol com certa frequência, a pele tende a desenvolver manchas, melasma, rugas e linhas finas, deixando o rosto com uma aparência muito mais envelhecida do que realmente deveria ser. 

Além de proteger contra a radiação emitida pelo sol, alguns protetores solares também conseguem defender a pele contra a luz azul, que é emitida pelas telas de LCD presentes em celulares, notebooks e computadores, por exemplo. 

No mercado, existe todo tipo de protetor solar. Até mesmo aqueles desenvolvidos com partículas de cor, que atuam como uma “base”, responsável por uniformizar o tom da pele e protegê-la contra agressores físicos, como poluição, umidade, vento e outros radicais livres. 

Passo 4: Tratamento

Além das etapas de limpeza, hidratação e proteção, que devem ser realizadas diariamente, os rituais de skincare também podem ser complementados com a etapa de tratamento, que pode aparecer diariamente ou periodicamente – dependendo do produto.

A Vitamina C, por exemplo, pode ser usada diariamente e tem seu uso adotado por uma série de beauty lovers. 

Rica em propriedades antioxidantes, a substância atua na retenção de nutrientes e na suavização dos sinais de envelhecimento, deixando a pele muito mais uniforme e menos propensa a desenvolver manchas, rugas e linhas finas.

Já os esfoliantes e máscaras faciais, que também são adotados por muitos beauty lovers, devem ser usados periodicamente nos rituais de skincare, podendo aparecer de uma a três vezes na semana. 

Enquanto os esfoliantes removem as células mortas e deixam a textura da pele mais uniforme, as máscaras faciais atuam em necessidades específicas da pele, podendo atuar na redução de poros, no clareamento de manchas, na renovação celular e até mesmo no controle da acne.

Confira mais dicas sobre beleza em nosso Blog!

Quer ficar por dentro de mais temas envolvendo o mercado da beleza? Então acesse a página inicial do nosso Blog e confira os demais conteúdos que preparamos para você! 

Coloque seu comentário aqui...