Pode parecer uma ação simples e corriqueira, mas lavar o cabelo corretamente faz toda a diferença à saúde capilar. A higienização dos cabelos é importante não só para equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, como também para remover os resíduos que se acumulam entre os fios ao longo do tempo e interferem na absorção das máscaras e ampolas de tratamento.
Mas será que todo mundo sabe lavar os cabelos da forma correta e, principalmente, na frequência ideal? Esse é um tema que gera muitas dúvidas, afinal, tem muita gente que não consegue ficar um dia sequer sem lavar a cabeça e outras que, se depender, lavam os cabelos no máximo duas vezes na semana.
Em meio a esse cenário, fica a questão: faz mal lavar os cabelos todos os dias? Nesse texto desvendamos esse e outros mistérios para que você conheça a maneira mais assertiva para lavar o seu tipo de fio. Por isso, se você ama saber sobre saúde capilar, abra seu bloco de notas, registre nossas dicas e tenha uma boa leitura!
A frequência de higienizações vai de acordo com o tipo de fio!
A resposta para a grande questão que estamos abordando neste texto é: depende. Lavar todos os dias os fios que já são naturalmente secos pode sim fazer mal, já que o shampoo retira boa parte da camada oleosa que protege o couro cabeludo. Isso pode potencializar o ressecamento e causar problemas como frizz e opacidade. Para essas pessoas, o ideal é dar uma pausa de 1 a 2 dias entre uma lavagem e outra.
Já os fios oleosos pedem uma higienização mais frequente, já que o acúmulo de gordura, suor e impurezas pode alterar o semblante saudável dos cabelos. Porém, é preciso ter cuidado para não causar um efeito rebote, já que a retirada dessa camada oleosa pode estimular a produção de mais oleosidade. Nesses casos, é indicado o uso de shampoos mais suaves e um enxágue caprichado para que não restem resíduos entre os fios.
Alguns fatores externos também contribuem na frequência das lavagens, como é o caso das mudanças climáticas, da prática de atividades físicas e das visitas à praia e piscina. Essas situações favorecem o acúmulo de suor e impurezas, sendo necessária uma higienização subsequente.
A temperatura da água faz a diferença nas lavagens!
Outro ponto importantíssimo no momento de higienizar as madeixas é se atentar quanto a temperatura da água. Para preservar a saúde dos fios, a água precisa estar morna ou fria. Temperaturas mais elevadas podem desregular as glândulas sebáceas do couro cabeludo e potencializar o ressecamento capilar, deixando o cabelo com aquela aparência sem vida.
Inclusive, uma ótima dica para intensificar o brilho dos fios e dar uma aparência mais vívida aos cabelos é lavá-los com água fria ou fazer com que o último jato seja numa temperatura baixa. Isso ocorre porque a água fria auxilia no fechamento das cutículas, que são responsáveis por proporcionar essa luminosidade.
O cuidado continua após a lavagem!
Depois de enxaguar por completo todos os produtos aplicados no cabelo, é necessário concluir a higienização com uma boa secagem. O ideal é que essa etapa ocorra de forma natural para que o couro cabeludo “respire” e não desenvolva nenhuma complicação. O secador pode aparecer para te auxiliar, desde que não esteja ligado numa temperatura elevada e nem muito próximo à raiz dos fios.
Leia também: Como deixar o couro cabeludo saudável e reduzir a queda capilar
Por isso, nada de enrolar toalhas, deitar-se após o banho ou colocar bonés e chapéus sob os fios que ainda estão úmidos pois isso pode abafar o couro e, consequentemente, favorecer a proliferação de fungos e bactérias, que são os principais causadores de dermatites e alergias nesta região.
Invista em produtos certos para o seu tipo de fio!
Cada uma das etapas citadas acima são de suma importância à saúde capilar, mas ainda mais importante do que isso é o investimento em produtos que cumpram com as necessidades do seu fio. No mercado existem linhas específicas para cada tipo de cabelo. Converse com um profissional e peça uma orientação antes da sua escolha!
Agora conta pra gente, leitora! Você lava os seus cabelos todos os dias? Quais são os principais cuidados que vocês tomam no momento da lavagem? Estamos ansiosos para saber! 🙂