Escova Progressiva

Escova progressiva em cabelo loiro: posso fazer sem problemas?

escova progressiva em cabelo loiro posso fazer sem problemas

Os alisamentos e descolorações capilares representam os serviços de embelezamento mais solicitados nos salões de beleza ao redor do mundo. Desenvolvidos com a finalidade de reestruturar a forma e a cor natural dos cabelos, os procedimentos são considerados os grandes queridinhos de quem ama uma poderosa mudança no visual

Tão queridos e tão requisitados, que, em alguns casos, os procedimentos são realizados de forma combinada, promovendo uma dupla transformação em um só cabelo. Porém, apesar dos fios lisos e loiros simbolizarem um visual clássico, é muito importante tomar um certo cuidado durante a realização desses dois procedimentos. 

Por se tratarem de métodos químicos, as técnicas são capazes de retirar alguns nutrientes fundamentais à fibra capilar, podendo comprometer o bem-estar dos fios de cabelo. Nesse post, compartilhamos algumas dicas essenciais no momento de fazer a Escova Progressiva em cabelo loiro. Assim, é possível evitar certos problemas e garantir um visual mais saudável às madeixas. Confira! 

Afinal de contas, é permitido combinar duas químicas em um só fio de cabelo?

Sim, é permitido realizar um método de alisamento em um cabelo previamente descolorido. Desde que exista um período de recuperação e tratamento entre esses dois processos químicos. 

É preciso levar em conta que, tanto os alisamentos, quanto os clareamentos representam técnicas agressivas à saúde capilar. Enquanto os clareamentos são capazes de retirar água e nutrientes da fibra capilar, os alisamentos, por sua vez, são responsáveis por quebrar as pontes de enxofre e fechar as cutículas do fio. 

Ou seja, se os dois procedimentos forem realizados em um curto período de tempo, é muito provável que o fio não consiga recuperar tudo o que foi perdido em meio a esses dois métodos e corra o risco de ser selado mesmo apresentando sinais de ressecamento e porosidade em sua estrutura.  

Para evitar que o cabelo fique altamente danificado, é recomendado aguardar, no mínimo, quinze dias entre um procedimento e outro. Assim, dá tempo de realizar alguns tratamentos e recuperar os danos sofridos no primeiro método, deixando o fio forte novamente para passar pela segunda técnica. 

Qual procedimento deve ocorrer primeiro? O alisamento ou a descoloração?

Uma das principais dúvidas que rodeiam esse combo de procedimentos é a respeito da ordem correta de aplicação. Muitas amantes de haircare relatam que, após a Escova Progressiva, a tonalidade dos fios loiros tende a ficar comprometida, fazendo com que os cabelos assumam uma cor um pouco diferente comparada ao início do procedimento. 

Enquanto algumas pessoas dizem que os fios ficam alaranjados após o procedimento, outros declaram que o alisamento faz os cabelos assumirem nuances ainda mais claras. Sim, existe o risco dos fios loiros sofrerem com uma alteração em sua cor, mas isso só acontece quando a técnica é realizada com produtos de qualidade duvidosa e quando não é respeitado um intervalo de tempo entre os dois procedimentos. 

Para não correr esse risco, basta respeitar o período de tratamento recomendado e utilizar produtos de qualidade no momento de alisar as madeixas. Uma dica bacana é investir em alisantes matizadores, que são desenvolvidos especialmente para fios loiros e além de promoverem o realinhamento dos cabelos, também são responsáveis por uniformizar a cor das madeixas e neutralizar os tons amarelados

Leia também: Realinhamento capilar: como cuidar em cabelos loiros

Quais são os principais cuidados exigidos pelos cabelos quimicamente tratados?

A organização de um cronograma capilar se faz necessária tanto durante o período de recuperação, quanto após a realização da Escova Progressiva. O combo de tratamentos representa a forma mais rápida e eficaz de recuperar os nutrientes perdidos e regenerar os danos sofridos pela estrutura do fio. 

Uma ótima dica para acertar no cronograma é conversar com um profissional de confiança para que ele realize um diagnóstico do seu fio. Dessa forma, fica muito mais fácil descobrir quais são as principais necessidades do seu cabelo e organizar uma agenda de tratamentos que atenda essas carências. 

Além de realizar, semanalmente, tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, também são indicados alguns cuidados específicos, como o investimento em uma linha completa de produtos pós-química e a aplicação de Leave-Ins e Protetores Térmicos antes de utilizar alguma ferramenta de calor. 

Leia também: Cabelos platinados: passo a passo e cuidados essenciais

Está vendo como é possível fazer uma Escova Progressiva em cabelo loiro sem correr o risco de enfrentar irregularidades na saúde do fio? Para conferir mais dicas como essa, é só acessar a nossa página inicial aqui do Blog. Não deixe de conferir! 😉

Sair da versão mobile