De todos os métodos de alisamento oferecidos pelo mercado da beleza, a Escova Progressiva é, de longe, a mais requisitada entre as amantes de fios lisos.
A técnica, que utiliza o formol como seu principal ingrediente, promete reduzir o volume excessivo e alisar as madeixas de forma progressiva, fazendo com que cada aplicação seja mais e mais eficaz.
Porém, apesar da técnica já ter se tornado uma queridinha entre os beauty lovers, ela pode estar com os seus dias contados. Devido ao avanço da tecnologia capilar e a popularização de métodos naturais, foi criada a Escova Progressiva Orgânica ou Sem Formol, que promete um alisamento eficaz e livre de danos.
Mas será que o novo método é tão bom quanto o convencional? Nesse post separamos as principais diferenças e vantagens de cada uma delas para que você consiga tirar uma conclusão certeira a respeito de qual técnica é mais eficaz aos seus fios. Afinal, Escova Progressiva com formol ou sem formol?
A Escova Progressiva com Formol promove um liso duradouro!
Como citamos acima, a Escova Progressiva com Formol representa a alternativa de alisamento mais conhecida em todo o globo. Mas você conhece o ingrediente por trás de todo esse sucesso? Deixa que a gente te apresenta!
O formol nada mais é do que uma substância química líquida, responsável por alterar a estrutura molecular da fibra capilar e promover um efeito liso sob as madeixas.
Quando utilizada sob os cabelos, a substância atua nas camadas mais profundas do fio a fim de deixá-lo totalmente sem forma e pronto para ser moldado em um nova configuração, proporcionando um liso poderoso e extremamente duradouro.
A grande questão por trás do formol é que, em grandes concentrações, o composto pode ser bastante prejudicial à saúde do cabelo e do organismo como um todo. Por ser uma substância termoativa, o formol só consegue ser estimulado a partir das altas temperaturas emitidas pelas ferramentas de calor. E é aí que mora o perigo.
Quando aquecido, o composto libera um vapor cujo odor é capaz de irritar as mucosas, causando alergia nos olhos, no nariz e na pele. Devido a esse motivo, a Anvisa determinou que os produtos utilizados nesses procedimentos devem conter no máximo 0,2% de formol em sua composição, tornando a substância menos ofensiva aos cabelos e à saúde.
A Escova Progressiva sem Formol garante um alisamento mais seguro à saúde capilar!
Se por um lado a Escova Progressiva com formol apresenta um certo risco ao bem-estar das madeixas, a Escova Progressiva sem formol, por sua vez, oferece um alisamento 100% seguro à saúde capilar.
Desenvolvida a partir de aminoácidos naturais, a Escova Orgânica oferece um cuidado extra à fibra capilar. Além de reduzir o volume excessivo, o método também proporciona um tratamento altamente hidratante aos cabelos, garantindo mais brilho, maciez e movimento às madeixas.
No entanto, apesar da técnica controlar o frizz, suavizar os fios rebeldes e conferir um cuidado extra à estrutura capilar, ela não consegue promover um liso tão poderoso e tão duradouro quanto a progressiva convencional. O método serve apenas para dar mais alinhamento e reduzir o volume excessivo das madeixas.
Para alcançar o mesmo resultado da Escova Progressiva com formol, é necessário realizar o alisamento orgânico de forma gradativa, sendo necessária a sua execução com uma frequência mais elevada.
Leia também: Como fazer escova progressiva: dicas e cuidados
Afinal, qual dos dois alisamentos é melhor para mim?
Com tantas peculiaridades em cada técnica, fica realmente difícil decidir qual método escolher no momento de alisar os fios. Uma dica para você, que está na dúvida a respeito do melhor alisamento para as suas madeixas, é levar em consideração o que você deseja para o seu visual.
Optando pela escova progressiva com formol, você alcança um liso definitivo, poderoso e extremamente duradouro. Porém, serão necessários alguns cuidados especiais antes e depois do procedimento, uma vez que o método químico é capaz de interferir na saúde dos fios.
Agora, se você optar pela escova progressiva sem formol, seus cabelos estarão totalmente seguros de qualquer dano mais severo e ainda alcançarão um visual alinhado, luminoso e sem volume excessivo.
Você deseja um liso chapado e duradouro ou um cabelo alinhado e com menos volume? Agora você já sabe qual escolher!
Leia também: 3 marcas de escova progressiva para não errar na escolha
Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre a Escova Progressiva com formol e sem formol? Conta pra gente nos comentários quais desses dois alisamentos você já realizou em seus cabelos! 😉