Com a chegada do inverno, novos hábitos aparecem para suprir as necessidades da estação. Roupas mais pesadas, looks elaborados, bebidas quentes, programação caseira embaixo do edredom e, é claro, novos cuidados capilares.
É inevitável: a cada estação que passa, os cuidados com os fios mudam devido às condições climáticas. E no inverno as coisas não poderiam ser diferentes! Afinal, as temperaturas e a umidade no ar caem bastante, motivando uma mudança instantânea na rotina.
Mas e agora? O que é necessário para preservar a saúde dos cabelos durante o inverno? Que tipo de cuidados os fios necessitam ao longo desta estação de baixas temperaturas?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, separamos neste artigo todas as dicas para cuidar do cabelo no inverno e manter a saúde e beleza dos fios durante a estação. Fique atenta no que vem a seguir e tenha uma boa leitura!
A limpeza dos fios requer mais atenção!
O momento de higienizar as madeixas deve ser realizado com mais cuidado num período de temperaturas mais baixas. Nessa estação, é comum as pessoas optarem por banhos rápidos e quentes, o que pode ser confortável para o corpo, mas nada bacana para os fios.
Começando pela temperatura da água. Todo mundo já está cansado de saber que água muito quente é inimiga natural do couro cabeludo. Além de ressecar os fios, as altas temperaturas também podem acarretar numa produção exagerada de óleo como uma forma de defender o couro.
Por isso, é indicado evitar a água quente e optar por banhos de água morna. Se for muito difícil, uma dica é lavar primeiro o corpo com a água num grau mais elevado e depois só a cabeça com água morninha ou fria.
Ademais, a limpeza deve ser feita constantemente – pelo menos dia sim, dia não – e de forma delicada, aplicando o shampoo na raiz e ir massageando até as pontas no momento do enxágue. Dessa forma, o pH do couro cabeludo ficará equilibrado e a oleosidade excessiva poderá ser evitada.
Intensifique as hidratações
Se num cenário normal as hidratações já são essenciais, no inverno elas se tornam duplamente importantes. Como pontuamos acima, os fios tendem a ficar mais ressecados devido aos banhos quentes e tempo seco. Por isso, é necessário tomar atitudes para driblar essa possível situação.
O melhor caminho a seguir é investir em máscaras ou ampolas de hidratação e aplicá-las de uma a duas vezes por semana, de acordo com as necessidades do seu cabelo. O leave-in é outro produto muito bacana, pois consegue manter a umidade nos fios por mais tempo e prolongar o efeito hidratante.
Num cenário perfeito, a rotina de haircare seria: lavar os fios com o seu shampoo de preferência, aplicar a máscara ou ampola de hidratação, seguir com o condicionador para fechar as cutículas e finalizar com o leave-in.
Seque as madeixas com sabedoria
Sabemos que no inverno, uma das coisas que mais incomoda é aquela sensação congelante – de literalmente bater os dentes – no momento de sair do banho. Esse frio exacerbado faz com que a gente, muitas vezes, execute tudo com mais rapidez para poder se trocar e ficar quentinho de novo.
Uma dessas ações ligeiras está ligada à secagem dos fios. É super normal sair do banho e já ir ligando o secador na maior temperatura possível para que os cabelos sequem mais rápido. Porém, não podemos esquecer que, assim como a água, o ar quente também pode ocasionar no ressecamento, no frizz e nas dermatites.
Por isso, no momento de secar os fios, sempre posicione o aparelho numa distância de 20 a 30 centímetros do couro cabeludo e tente ir reduzindo a temperatura do secador à medida que os cabelos vão secando. Além disso, uma boa dica é deixar os cabelos secarem ao natural pelo menos uma vez na semana.
Não podemos deixar de pontuar que é estritamente proibido dormir com o cabelo molhado ou sair com ele úmido em dias muito gelados.
No primeiro cenário, a probabilidade de surgirem alergias e dermatites no couro é altíssima e, no segundo, os fios podem solidificar e quebrar por conta do frio. Se atente a esses pontos e previna a saúde das madeixas!
Beba água e alimente-se bem!
Diferente do verão, onde o calor e as temperaturas elevadas nos motivam a beber água, no inverno muitas pessoas esquecem de manter a hidratação em dia, deixando de beber a quantidade de água ideal por dia. Por isso, o primeiro lembrete é: beba água independente das temperaturas amenas.
Além disso, uma alimentação equilibrada contribui para a vitalidade dos cabelos em qualquer estação. O ferro, o zinco e a vitamina A, por exemplo, são nutrientes que dão mais força para os cabelos e contribuem para aquele brilho exuberante.
Evite o uso prolongado de gorros e chapéus!
Durante o inverno, o uso de gorros, boinas, chapéus e bonés aparece como uma alternativa para proteger a nossa cabeça contra as baixas temperaturas. Porém, ao mesmo passo em que esses acessórios são benéficos, eles também podem apresentar um certo risco à estabilidade dos fios.
Quando usados por longos períodos de tempo, esses acessórios são capazes de impedir a circulação de ar pelo couro cabeludo e intensificar a produção de suor, causando um aumento na oleosidade da região e todos os problemas que acompanham o quadro.
Aqui, a dica é evitar ficar com a cabeça coberta por muito tempo e optar por acessórios desenvolvidos em materiais mais confortáveis, que não façam tanta pressão ou abafem tanto o couro cabeludo.
Esteja com os cabelos sempre saudáveis!
Gostou das nossas dicas para cuidar do cabelo no inverno? Acessando a página inicial do nosso blog você confere mais conteúdos relacionados à saúde capilar. Venha nos fazer uma visita!