Cutícula Capilar

Assim como o corpo humano é formado por suas estruturas fisiológicas, o fio capilar também possui um sistema próprio que controla seu crescimento e desenvolvimento. Esse sistema é dividido em algumas partes que se complementam e dependem umas das outras para manter o cabelo saudável. 

Se uma delas estiver comprometida, pode ter certeza que as demais também vão se prejudicar de alguma forma e os danos se tornarão visíveis a olho nu. Por isso sempre reforçamos a atenção aos cuidados capilares e incentivamos a criação de um cronograma de tratamentos. 

De todas as estruturas, a parte que mais precisamos zelar é a cutícula capilar. Se você acompanha nossas publicações ou simplesmente está interada sobre assuntos do mercado da beleza, provavelmente já leu ou ouviu esse nome antes. Do contrário, tudo bem! Nesse texto falaremos tudo que você precisa saber sobre cutícula capilar. Pegue seu bloquinho de notas, fique confortável e tenha uma boa leitura!  

O que é a cutícula capilar?

Primeiramente, antes de entender de fato sobre essa estrutura em si, é importante compreender como funciona a fibra capilar como um todo. Afinal, como pontuamos acima, uma parte depende da outra para ter um bom funcionamento. Sendo assim, para entender sobre cutícula capilar, é necessário saber sobre o córtex e a medula do fio. 

Começando pela medula, que é o centro da fibra capilar, é ela quem tem a função de transportar os nutrientes e minerais às pontas do cabelo. Dessa forma, garante que o fio como um todo seja beneficiado e contribui em seu crescimento. 

Seguindo, temos o córtex, que é formado por proteínas e é considerado a principal e mais volumosa parte da fibra. Enquanto a queratina fica responsável por conferir resistência, elasticidade, textura e formato aos fios, a melanina, por sua vez, dá cor às madeixas. 

Por último, mas não menos importante, temos a cutícula capilar, que é a parte mais externa da fibra e, consequentemente, é a parte que protege todas as outras. A cutícula é composta de seis a oito camadas de células planas sobrepostas e coberta por uma camada invisível de lipídios resistente à água, que age como um hidratante natural. Além disso, é ela quem controla a entrada e saída da água na fibra capilar. 

Como sei que a minha cutícula está saudável?

Por ser a parte mais externa que compõe a fibra capilar, a cutícula é a que mais sofre com danos, já que recebe as químicas e está em frequente contato com fatores externos, como poluição, raios UV, vento e umidade. 

Quando as cutículas estão saudáveis, a textura do cabelo ganha um toque macio e sedoso, pois as células desta seção ficam mais alinhadas e fechadas. O brilho também é um fator que ajuda a confirmar se está tudo bem com a cutícula, afinal, quanto mais lisa e plana estiver a superfície, maior será a reflexão de luz. 

Porém, se as escamas estiverem levantadas e bagunçadas, os fios assumem aquele toque áspero, ressecado e poroso. Esses são sinais de que algo está errado com a parte externa da fibra capilar. 

Cuidados que garantem a saúde das cutículas 

Um cabelo saudável é um cabelo que tem suas cutículas sempre fechadas, afinal, não queremos que o fio perca água e nutrientes, não é mesmo? 

O calor é um dos principais fatores que danificam e promovem a abertura da cutícula. Você com certeza já ouviu falar que água quente e altas temperaturas nas ferramentas capilares são prejudiciais aos fios. Agora você entende o porquê de sempre reforçarmos isso, não é mesmo? 

Portanto, o primeiro passo para manter as cutículas fechadas é sempre utilizar um protetor térmico ao utilizar secadores, modeladores e/ou pranchas. Outra dica bacana – que por sinal também vivemos falando por aqui – é finalizar a ducha com um jato de água fria ou a secagem com um jato de ar frio. Isso contribuirá para o fechamento das cutículas e selará todo e qualquer tratamento feito nas madeixas. 

Todo e qualquer cuidado que previna os danos externos é bem-vindo quando falamos de cutículas saudáveis. Prestando atenção nesses pontos, seus fios sempre estarão com um semblante bonito, brilhante e sem frizz

E você, leitora? O que faz para que suas cutículas estejam sempre saudáveis? Comente abaixo para sabermos! <3

Coloque seu comentário aqui...